Nomes de bebê: 30 opções com significado para ajudar você na escolha

A escolha do nome do bebê é um dos momentos mais felizes durante a gestação. Ficar imaginando a carinha do pequeno e como será chamado é uma delícia!

Nessa hora vale a pena ter muita calma e pensar bastante antes da decisão final.

Algumas mamães já tem o nome do bebê escolhido mesmo antes de estarem grávidas. Pode ter vindo de um familiar antigo, de um filme ou de um livro… mas você sabe o significado desse nome?

A história e o significado dos nomes tem bastante influência na personalidade e na formação da pessoa.

Determinar também a origem do nome que a mamãe deseja pode ajudar bastante na escolha! Famílias com descendência estrangeira, muitas vezes buscam em nomes de familiares e antepassados uma maneira de perpetuar a família e suas tradições.

Para ajudar a mamãe nesse caminho, o site Lá Vem Bebê separou 30 nomes especiais e seus significados.

Quem sabe o nome do seu bebê não está aqui?

Nomes de bebê para MENINAS

Agatha: Nome de origem grega, tem como significado “aquela que é sempre gentil”. Sua origem vem da palavra “Agathos” , aquele que é bom. Meninas com esse nome tendem a ser criativas e a ver a vida com bastante leveza. Um nome forte e imponente, que traz consigo a história de várias personalidades famosas como a escritora Agatha Christie e a atriz brasileira Ágata Moreira.

Ananda: Com origem no sânscrito, que dizer “alegria”. As pessoas regidas por este nome são a pura expressão da felicidade. O nome também tem relação com o Budismo. O discípulo preferido de Buda chamava-se Anand, sendo este nome frequentemente ligado à pessoas humildes e iluminadas.

Betina: Uma variação do diminutivo de Elisabeth tem como significado “a promessa de Deus”. Sua origem é hebraica, derivando aqui no Brasil, da grafia inglesa do nome. Delicadas e tranquilas, as meninas com este nome costumam ser bastante calmas.

Clarice– Derivado do nome “Clara”, traz a luz em seu nome. Tem sua origem no latim clarus. Sua variação tem duas possíveis histórias. A primeira, diz que o nome aparece na França Medieval, como corruptela de Claritia. Sua popularização, segundo uma outra possibilidade, acontece no século 18, quando Santa Clara de Assis inicia a ordem das Clarissas.

Gabriela: Tem origem hebraica, na forma do masculino “Gabriel”. Significa “mulher de Deus”. As donas desse nome tem como característica de personalidade o perfeccionismo. Gostam das coisas certinhas e odeiam quando algo sai do seu controle.

Isis: Este nome cheio de personalidade vem do Grego e tem como significado principal “nasci de mim mesma”. Também é relacionado ao nome da Deusa egípcia Isis, mulher de hórus, significa a mãe da fertilidade.

Janaína: O nome de origem africana é relacionado à Orixá Iemanjá. Seu significado é “rainha do mar”. Para alguns historiadores, o nome também pode ter origem na expressão portuguesa “Jana”que tem ligação com fadas, sereias e seres mágicos.

Juliana: Existem duas explicações para a etimologia do nome. A primeira tem como base a variação de Júlio, quem em grego, que dizer “aquele que tem cabelos negros”. Uma outra teoria relaciona o nome de bebê com  planeta Júpiter, sendo, nesse caso, a tradução de “a filha de Júpiter”.

Leonora: A iluminada. Esse é o siginificado desse nome doce e leve. Ele vem do francês antigo, como uma variação de Leonor, que por sua vez, vem de Helena. Meninas que tem esse nome costumam ser muito atentas e inteligentes.

Liz: Diminutivo de Elizabeth, é bastante comum na Inglaterra e nos Estados Unidos. É um nome muito suave e, por ser curto, fácil de ser combinado com diferentes sobrenomes. No hebraico significa “meu Deus é um juramento”. Para alguns, a origem do nome vem do Francês e quer dizer lírio.

Maíra: Nome de origem Tupi que quer dizer “heroína mística”. Para alguns a tradução também pode ser “a branca estrangeira”. É conhecido como um nome genuinamente brasileiro.

Morgana: Tem origem Celta e significa circundada pelo mar. O nome ficou ligado à bruxaria e rituais místicos em função da lenda do Rei Arthur, onde a maior rival do protagonista levava esse nome.

Nina: A origem do nome é bastante controversa. Enquanto alguns acreditam que tenha origem no Italiano, como diminutivo de Antoninna, alguns atribuem ao Quíchua, um idioma indígena. Para eles o nome significa Fogo.

Pétria: Variação feminina para Pedro. Tem sua origem no latim e como significado “pedra”. São mulheres de personalidade forte e bastante decididas. Sua opiniões e seu caráter seguem a etimologia do seu nome.

Vivian: Nome muito comum nos países de língua inglesa. Tem origem no Latim  e quer dizer vitalidade.

Nomes de Bebês para MENINOS

Álvaro– Com origem germânica, o nome quer dizer “aquele que é atento a tudo e todos”. Os meninos com esse nome costumam ser espertos e com personalidade tranqüila.

Arturo– Este nome tem origem Celta e, nessa língua, significa “o urso”. Esta também é a forma usada em Italiano para o nome Arthur.

Ben– Esse nome curto e fofo é uma contração do nome Benjamin. Com origem no Hebraico, Ben significa “o filho”.  Muito utilizado nos países de língua inglesa, vem se tornando cada vez mais encontrado aqui no Brasil.

Bernardo– De origem alemã, os que tem esse nome podem também ser conhecidos como “fortes como ursos”.

Breno– Nome de origem Romana, surge a partir dos nomes dos grandes líderes dos exércitos, os Brennus. Sendo assim, o significado deste nome é aquele que lidera, o chefe.

Diego– Há alguma controvérsia sobre a origem do nome. A mais aceita é que seria uma variação espanhola, e teria como significado aquele que aconselha ou aquele que é instruído. Sua variação, Diogo, também é bastante utilizada. Nos últimos anos, tem ficado meio esquecido pelas mamães.

Felipe– Aquele que é gosta de cavalos. Com origem grega, o nome vem das palavras Philos- amigo e Hippos- cavalo.

Francisco– O nome Francisco vem de duas origens. A primeira, germânica, deriva de Frank e o sufixo isk, que determinam o significado “Francês livre”.

Júlio– Com origem latina, deriva de Iulos, que significa o que é “macio”, “fofo”, como referência à pele dos jovens antes do nascimento da barba. Assim, o significado principal deste nome é jovialidade.

Max– Derivado dos nomes Maximiliano ou Máximo, tem origem latina e significa o maior, o mais alto.

Noah– Muito utilizado nos países de língua inglesa, Noah é um nome de bebê que tem feito bastante sucesso entre as mamães. Em Português, Noé, tem como significado “longa vida”.

Pedro– Tem origem na palavra grega petra. Quer dizer, literalmente, pedra. É um dos nomes mais difundidos em todo o mundo e possui diversas traduções.

Renato– Do latim Renatus, significa aquele que renasceu. Este nome de bebê ficou esquecido por muitos anos, mas tomou força novamente depois da exibição de uma minissérie na TV.

Romeu–  Tem como significado principal “aquele que peregrina”. Com origem romana, faz alusão aos peregrinos que iam até Roma, os “Romeiros”.

Santiago– Nome ainda pouco utilizado aqui no Brasil, tem origem espanhola. A maioria dos historiadores, atribuem esta grafia a uma versão de Santo Iago, que, por sua vez, seria uma referência a Jacó, que em aramaico escrevia-se Yaaqobh.

 

Saber o significado do nome do bebê ajuda muito na escolha perfeita do nome para o seu pequeno!

Ajudou você? Ajude outras mamães e compartilhe esta lista com as mamães que ainda estão à procura do nome perfeito!