Sintomas de gravidez

Existem diversos sintomas de gravidez e diversas formas de se descobrir uma gravidez. Vamos falar nesse post sobre todos os sinais, e como identificar os sintomas da gravidez.

Primeiros sintomas de gravidez 

Os primeiros sintomas de gravidez nem sempre são perceptíveis ou sentido por todas as mulheres, mas vamos abordar nesse tópico os 10 principais sintomas do início da gravidez.

1- Atraso ou falta da menstruação

A falta da menstruação é o principal sintoma. Podemos assim dizer que é o mais óbvio, já que durante a gestação a mulher não tem o período menstrual, permitindo assim que o feto se desenvolva corretamente no útero.

A falta de menstruação acontece devido ao aumento na produção do hormônio beta hCG, que impede que os ovários continuem liberando óvulos. Essa falta da menstruação acontece até 4 semanas após a concepção e é mais facilmente identificada em mulheres com período regular.

2 – Corrimento vaginal de cor rosa

Quando o óvulo é fecundado acontece a nidação. Neste momento pode acontecer um corrimento vaginal de cor rosa, que na verdade é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas com vestígios de sangue causados pela implementação do óvulo fecundado no útero. Temos um artigo explicando como funciona todo esse processo de nidação e fecundação do óvulo.

3 – Vontade de urinar

Os hormônios produzidos na gestação, como a progesterona, garantem o desenvolvimento de forma saudável do bebê. Por conta dessa produção de hormônios, a bexiga fica mais relaxada e, por isso, a mulher pode sentir uma vontade mais frequente para ir ao banheiro urinar.

Sintomas de Gravidez
Sintomas de Gravidez

4 – Cólica e inchaços

Entre os 7 primeiros dias e as 2 semanas de gravidez você pode ter um inchaço abdominal. O aumento de sangue no corpo e a adaptação ao crescimento uterino são as causas deste inchaço. Por conta disso, você pode ter um cólica de fraca a média intensidade.

5- Cansaço e sono

O sono e o cansaço excessivo são os principais sintomas da gravidez. Eles surgem por volta da 2ª semana e dura até o corpo adaptar todo seu metabolismo para fornecer a energia necessária para o desenvolvimento do bebê.

6 – Alteração nas mamas

Os seios também demonstram logo que tem um novo bebê chegando na família. As mamas ficam mais sensíveis e a aréola fica mais escura também. Isso se dá por conta dos hormônios que estimulam as glândulas mamárias preparando a mulher para a amamentação e também para suportar as necessidades do bebê depois do nascimento.

As aréolas ficam mais escuras por conta do fluxo sanguíneo nesta região.

7 – Dores nas costas

Sabendo que esse sintoma é um dos mais característicos do final de gravidez, ele também aparece com frequência no início da gestação. Isto tem relação com as alterações que acontecem no corpo da mulher para receber o bebê.

Quando a mulher vai menstruar ela sente dores parecidas, porém com a falta da menstruação você compreende o motivo desse sintoma.

8 – Cheiro forte

Aversão a cheiros fortes ou talvez a qualquer cheiro é sim um dos sintomas de gravidez. Sabe aquele café gostoso que você toma toda manhã? de uma hora para a outra ele passa ser o pior cheiro que você jpa sentiu na vida, assim como aquele perfume que mais gosta ou o seu desodorante. Algumas mulheres podem até vomitar ao sentir determinado cheiro

9 – Humor alterado

O humor alterado e uma sensibilidade sem causa aparente podem ser notados logo nas duas primeiras semanas de gestação. Tudo isso também acontece por conta dos hormônios da gravidez que podem causar desequilíbrio deixando o seu humor instável.

10- Enjoos

E para finalizar o tópico de primeiros sintomas de gestação, selecionamos os enjoos, que é um dos sintomas mais conhecidos e também o sintoma que vira a chave da desconfiança da gravidez.

Os enjoos e náuseas são mais comuns pela manhã e surgem após a 6ª semana de gestação. Normalmente eles acabam no final do primeiro trimestre, mas, em alguns casos, a mamãe pode ser acompanhada por eles até o final da gestação.

Secreção no início da gravidez

Vamos falar sobre o corrimento na gravidez? Muitas mulheres ficam com medo de ser alguma infecção ou algo grave, mas podem ficar tranquilas pois o corrimento no início da gestação é super comum e na maioria das vezes não trazem nenhum tipo de risco nem para a mãe e nem para o bebê.


O hormônio estrogênio nos primeiros dias de gravidez provoca muitas mudanças no corpo da mulher, e uma das principais ações deste hormônio é a lubrificação vaginal. Se o corrimento for de cor clara, branca, transparente e sem odor, não existe nenhum motivo para se preocupar.

Quando o corrimento indica a gravidez?

Muitas mulheres que estão tentando engravidar confundem a secreção vaginal perto do ciclo com sintoma de gravidez. A secreção vaginal que ocorre quando se está gestando é o corrimento de nidação, que é o processo de fecundação, e esse corrimento pode ser rosado ou marrom claro.

Fique atenta caso esse corrimento tenha mau cheiro ou coceira, neste caso pode ser alguma infecção vaginal, como a candidíase, e o seu médico deverá ser consultado para que incie o tratamento adequado.

Mudanças no corpo com 2 semanas de gestação 

Neste período ocorre a ovulação e a fertilização do óvulo pelo espermatozoide. O útero passa por mudanças para receber o embrião formado.

Neste período é formada a placenta, que garante o desenvolvimento e os nutrientes do feto.

Os hormônios estão atuando fortemente nas 2 primeiras semanas de gestação, e é aí que ocorre a oscilação de humor da mãe. Neste período a mulher não percebe tanto as alterações no corpo. As alterações relatadas pela maioria das mulheres são cólicas, alterações no olfato e paladar, aumento dos gases e alterações no muco da vagina.

Sintomas de gravidez

Qual tempo máximo que a menstruação pode atrasar? 

Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia, que é a ausência de menstruação por 6 meses ou por 3 ciclos após o estabelecimento dos ciclos menstruais regulares. Pacientes com ciclos previamente regulares são avaliadas à procura de amenorreia secundária se não houver menstruação por mais de 3 meses, já as pacientes com ciclos previamente irregulares são avaliadas à procura de amenorreia secundária se não houver menstruação por 6 meses.

O atraso da menstruação é uma dúvida muito recorrente, além de ser uma ansiedade para as mulheres. No geral é comum acontecer e as mulheres não precisam se preocupar, até mesmo as que tem o ciclo regular pode ter sua menstruação atrasada em alguns momentos.

O atraso menstrual pode ocorrer por diversos motivos sem de fato ser amenorreia, e eles podem ser físicos ou emocionais vamos listas alguns dos motivos do atraso menstrual:

  • Excesso de atividades físicas
  • Dietas muito restritivas que causam oscilações hormonais
  • Alterações no sistema reprodutor como: endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou a presença de miomas no útero.
  • Alterações nas glândulas hipotálamo e hipófise que estão localizadas no cérebro e que são responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais.
  • Pílulas de uso contínuo ou injeções anticoncepcionais
  • Pré menopausa
  • Pós- Parto
  • Estresse e ansiedade
  • Disfunção da tireoide: alterações na glândula, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo

Como saber se engravidei após a relação sexual?

Para que ocorra a fecundação e consequentemente uma gravidez, é preciso que um espermatozoide encontre um óvulo, sendo necessário que a mulher esteja no período fértil. Os óvulos permanecem de 12 a 24 horas no seu caminho até o útero, enquanto que os espermatozoides sobrevivem entre 48 e 72 horas.

Por conta de todo o processo de fecundação e fertilização, não é possível engravidar logo após a relação sexual. Você poderá saber se de fato a fecundação ocorreu se a relação sexual ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após essa data. Se a relação ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes a relação sexual, para isso é importante saber o dia exato da ovulação, o que nem sempre é fácil saber.

Sintomas de gravidez diferentes dos comuns 

Os principais e primeiros sintomas de gravidez já conhecemos e sempre ouvimos falar bastante, mas e os que não são tão comuns? Em nosso blog temos um post só falando sobre eles e também iremos listar alguns deles aqui:

  • Dor na coluna;
  • Sangramento gengival;
  • Intestino preso;
  • Falta de fôlego;
  • Dores nas mamas;
  • Inchaço nos pés e pernas;
  • Hemorroidas;
  • Manchas escuras no rosto;
  • Desmaio e sensação de fraqueza.

Como saber se estou grávida

É possível sentir que engravidou? 

Muitas pessoas acreditam ser possível sentir que engravidou no dia ou um dia após a relação sexual, porém não é bem assim. Os sintomas de gravidez surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Testes de gravidez caseiros 

Algumas pessoas acreditam que os testes de gravidez caseiros realmente funcionam, mesmo que sem comprovação científica. Alguns deles falamos no nosso artigo sobre testes de gravidez.

Alguns testes mais conhecidos são:

  • Teste da pasta de dente que misturada a urina muda de cor quando está grávida.
  • Teste da água sanitária que junto com a urina forma uma espuma caso positivo.
  • Teste do sal que forma uma espécie de nata quando se está grávida.
  • Teste do vinagre que muda de cor quando misturado a urina.
  • Teste da urina fervida: se a fervura ocorrer como a água, o resultado é negativo. Já se levantar espumas assim como no leite, significa positivo.

Como saber se estou grávida com toques?

O colo uterino fica mais mole devido as mudanças hormonais na gestação. É possivel que o médico consiga por meio do toque sentir essa diferença. Essa alteração começa logo no início da gravidez, mas é subjetiva e nem sempre é perceptível.

Como saber se estou grávida com toques na barriga?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada”, que corresponde a leves dores na barriga. Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Urina na gestação

O aumento do hormônio hCG é responsável pelo aumento do fluxo de sangue no corpo e por conta desse fluxo, os rins costumam produzir cerca de 25% mais de urina logo após a concepção. Este aumento de fluxo ocorre principalmente entre 9 e 16 semanas e depois estabiliza.

A medida que o útero cresce ele acaba por comprimir a bexiga, fazendo com que a sensação de bexiga cheia aconteça mais rapidamente.

Como é a urina na gravidez? 

A urina com cheiro ou cor diz muito sobre a saúde durante a gravidez. Urina escura e muito concentrada pode ser sinal de desidratação.

Durante a Gravidez as mulheres bebem mais água do que o normal. Os enjoos matinais no início da gravidez podem causar desidratação e, neste caso, pela urina a mulher consegue perceber.

A urina tem cor ou cheiro?

O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.

Cólica na gravidez

No início da gestação a mulher sente cólicas semelhantes aquelas que sentimos na TPM, porém as cólicas da gravidez são abaixo do estômago ou próximas da lombar. As cólicas da gravidez são mais frequentes e persistem por várias semanas.

É normal sentir cólica na gravidez?

É super normal sentir cólica ao longo de toda a gestação, principalmente nas primeiras semanas de gestação. Elas são causadas devido o crescimento do feto e adaptação do útero ao desenvolvimento e no final da gestação ela indica que o trabalho de parto está próximo.

Quando me preocupar com a cólica na gestação?

Se a dor for muito forte e acompanhada de sangramento ou alteração na urina deve procurar o seu médico, pois você pode estar entrando em trabalho de parto fora do tempo.

Como relaxar e parar com a ideia de estar grávida sempre?

Esse episódio acontece muito com as mulheres por conta da ansiedade e gera um pânico com a possibilidade de estar grávida. Algumas mulheres por conta das preocupações da vida: vida financeira, relacionamento instável ou momento de vida mesmo. Já outras mulheres criam essa ansiedade com medo de ter mais filhos pois já possuem filho ou até mesmo pelo fato de não querer ter filhos mesmos.

O ideal é que você investigue os motivos pelos quais você tem passado ou pensado nisso para que você consiga enfrentar esse medo, que pode ter gerado uma fobia chamada de Tocofobia, que é o medo de engravidar ou medo do parto excessivo.

Por outro lado existem aquelas mulheres que acham que estão grávidas na ansiedade de querer uma gravidez ou uma nova gestação. Se isso tem de fato tirado o seu sono ou te gerado uma ansiedade é necessário também pensar sobre como amenizar esses sintomas. O exercício físico como pilates ou que qualquer outro que controle a respiração ajudam bastante a amenizar essa ansiedade.

Caso essa ansiedade te gere desconforto ou de fato esteja atrapalhando a sua rotina, ideal que você procure um médico para que ele possa orientar melhor você os próximos passos.

Gravidez silenciosa: é possível estar grávida e não sentir nada?

Como falamos no artigo sobre teste de gravidez, muitas mamães descobrem a gravidez próximo ao parto, chamamos esse fenômeno de gravidez silenciosa, onde a mulher não sabe que está grávida.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a gravidez psicológica (pseudociese). A gravidez silenciosa é quando a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre, ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Algumas mulheres podem ter sangramentos durante a gravidez ou alguma irregularidade menstrual. Isto contribui para dificultar a identificação da gravidez. Até porque o primeiro sinal de gravidez é relacionado sempre ao atraso menstrual. Outras mulheres podem ter algum problema psicológico que dificulta o reconhecimento ou mesmo a aceitação da gravidez.

Gravidez pelo celular

Hoje em dia existem aplicativos, que assim como te mostram se está ovulando e ajudam a controlar o seu ciclo menstrual, eles também te ajudam com perguntas e respostas sobre o que você está sentindo ou passando e te indicam se você pode estra grávida ou não.

Eles não tem como afirmar a sua gravidez. O que de fato afirma a gravidez é o teste de gravidez que pode ser o de sangue ou de farmácia que são confiáveis e precisos.

Foto: reprodução/Pinterest

Dúvidas frequentes sobre gravidez

Desejos por comidas diferentes pode ser sintoma de gravidez?

Esses desejos por comidas diferentes começam a acontecer no momento em que começam a liberar os hormônios. Os desejos por comidas salgadas costumam ser mais comuns no primeiro trimestre, enquanto as mães relatam mais desejos de doces no segundo trimestre. No final da gestação, os alimentos salgados voltam a ser os preferidos.

Acne e espinhas é um sintoma de gravidez?

Muitas mulheres percebem a gravidez por conta da oleosidade da pele e o surgimento de espinhas. Isso acontece por conta dos níveis do hormônios progesterona no sangue. As alterações de hormônios sexuais são as grandes causadoras da chamada acne gestacional como é chamada.

Considerações finais

Cada mulher tem um sintoma diferente da outra, cada organismo reage de forma diferente aos hormônios, aos sintomas, as vontades de comidas diferentes, entre outros.

Lembramos que qualquer sintoma de gravidez que você possa ter, faça o teste de gravidez para confirmar se você está ou não grávida. Após essa confirmação procure um médico para que ele te oriente com o pré- natal. O site do Ministério da Saúde disponibiliza um cartão de gestante com todas as informações sobre a gestação.

Deixe um comentário