Ácido Fólico na gravidez

Neste post iremos falar sobre o ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B que atua em diversas funções do organismo, mas principalmente na formação de células responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento humano.

Ele atua na prevenção de anomalias congênitas no primeiro trimestre da gestação. Ele é recomendado na prevenção primária da ocorrência de defeitos do fechamento do tubo neural. Defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem no início do desenvolvimento fetal, sendo os principais: anencefalia e espinha bífida.

Vantagens de tomar o ácido Fólico na gravidez

O medicamento é recomendado para todas as mulheres em idade fértil, principalmente quando se planeja engravidar.

Ele é fundamental para a formação do DNA e RNA, garantindo que as células se dupliquem normalmente. No início da gestação ele é de fundamental importância para o desenvolvimento embrionário por ser um momento de alta replicação celular.

Como o organismo não consegue armazenar essa vitamina por muito tempo, é preciso fazer a reposição diária. Ele serve para fabricar células sanguíneas, curando ferimentos, ajudando a produzir músculos, entre outras coisas.

Ácido fólico na gravidez

O uso na gravidez diminui o risco de lesões no tubo neural do bebê e previne doenças. Ideal que comece a tomar o complemento 1 mês antes de engravidar. É necessário iniciar o consumo bem cedo, pois o tubo neural, que é a estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, fecha nas primeiras 4 semanas de gestação.

  • Espinha bífida;
  • Anencefalia; 
  • Lábio leporino;
  • Doenças cardíacas;
  • Anemia na mãe.

Doenças prevenidas:

O ácido fólico também ajuda na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como reduz o risco de pré-eclâmpsia na gestação.

Doenças prevenidas

Sabemos que o ácido fólico previne os defeitos no tubo neural, mas, além disso, ele previne e é importante o uso para evitar outras doenças e má-formações.

  • Fissura labial

A Suplementação com ácido fólico durante a gravidez pode proteger contra as fissuras labiais e fissura labiopalatina.

  • Fenda palatina

É uma malformação congênita em que o céu da boca não fecha corretamente e que pode interferir na alimentação e fala do bebê. O uso do ácido fólico ajuda para que a fenda palatina seja fechada corretamente.

O uso do ácido fólico previne má-formação dos membros inferiores e posteriores. O ácido fólico previne doenças cardiovasculares e de câncer.

O que o ácido fólico faz com o útero?

O ácido fólico, como falamos, diminui as possibilidades de defeitos no tubo neural. No útero ele não age diretamente no órgão, mas a vitamina B9 melhora a taxa de ovulação e de fecundidade natural.

Ele aumenta as defesas do organismo, favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião e por isso diminui os riscos de aborto.

Importância e benefícios para o organismo

O Ácido fólico é um elemento importante na produção de glóbulos vermelhos que previne doenças de coração. Alguns estudos apontam que diminui o aparecimento de câncer de colo de útero e cólon.

No período pré-concepcional ele previne o fechamento do tubo neural, estrutura embrionária e medula espinhal.

O ácido fólico previne anemia e quando misturado com outras vitaminas gera ainda mais benefícios para a saúde, como é o caso da Vitamina C e a B-12, que ajudam a criar repartir e utilizar proteínas.

Benefícios para os cabelos

Como o ácido fólico é importante para as células e tecidos, ele pode ajudar no crescimento dos cabelos. Inclusive o uso do ácido fólico pode reverter e prevenir calvície genética, pois reduz a queda e estimula o crescimento. As vitaminas do complexo B agem no folículo capilar e a vitamina B9 distribui nutrientes dos alimentos e age diretamente na pele, nos cabelos, nas unhas e também nos pelos, por isso as grávidas começam a notar que até os pelos do seu corpo estão crescendo mais rápido.

Uso do ácido fólico

Neste tópico abordaremos sobre o uso direto do ácido fólico, horários, dosagens e tudo sobre o uso desse complemento.

Posso tomar sem indicação médica?

O ácido fólico é uma medicação e por isso não pode ser tomado sem prescrição médica, ele precisa ser prescrito e indicado pelo obstetra, que indicará também o tempo de uso, assim como, a dosagem correta para seu organismo.

Cada organismo funciona de um jeito e cada mulher tem suas particularidades e por isso a indicação médica é primordial.

Qual horário para tomar o medicamento?

A orientação é que se tome o ácido fólico 1 hora antes das refeições, preferencialmente antes do almoço.

Caso a mulher não se sita bem por algum motivo não está impedida de tomar em outros horários, importante é não deixar de tomar.

Posso tomar após a janta?

Pode, sim, porém a absorção pelo organismo é melhor e mais eficiente quando o estômago está vazio.

Como falamos no tópico anterior, o horário de melhor absorção é antes do almoço, mas caso você prefira tomar em algum outro horário, pode, só não deixe de tomar.

O substitui o ácido fólico na gravidez?

Ele cumpre um papel fundamental durante a gestação e ajuda no fechamento do tubo do sistema nervoso do bebê. O ácido fólico pode ser encontrado também em alguns alimentos, que não substitui o uso do ácido fólico, mas que contribui para a suplementação. São eles:

  • vegetais folhosos verdes escuros (espinafre, couve, brócolis);
  • fígado (de galinha ou de boi);
  • lentilhas, feijão preto, grão de bico; e
  • frutas cítricas (laranjas, toranjas).

Qual quantidade recomendada por dia?

É recomendado uma dose 400 mcg (microgramas) ao dia, todas as vitaminas e suplementos usados durante a gravidez possuem doses diárias recomendadas, mas é importante verificar a bula, assim como seguir as orientações do obstetra para tomar exatamente a dosagem certa para você.

Quem não pode tomar ácido fólico?

Esse medicamento não pode ser administrado caso se tenha o diagnóstico de anemia perniciosa, pois o ácido fólico mascara essa anemia possibilitando o aumento de danos neurológicos. O ácido fólico não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade ao Ácido Fólico ou a qualquer outro componente da formulação. O medicamento é contraindicado para crianças.

Efeitos colaterais

Nas doses recomendadas, o ácido fólico é bem aceito e tolerado. Os efeitos colaterais que podem acontecer, mas que são bem raros são: distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal e gases, além de possíveis reações alérgicas.

As doses de 15 mg por dia podem produzir alterações no sistema nervoso, em alguns poucos casos, como distúrbio do sono e irritabilidade. Doses muito elevadas (maiores do que 15 mg), podem comprometer a absorção do zinco no organismo, podendo levar ao surgimento de efeitos colaterais como perda do apetite, alterações na pele e cabelo, por exemplo.

Dúvidas frequentes

Cerveja e vinho

Ambos são fontes de polifenóis, que formam um grupo de compostos bioativos mais abundantes em nossa alimentação, além disso, tanto o vinho quanto a cerveja possuem compostos antioxidantes que combatem radicais livres, porém a cerveja contém sim a vitamina B9, que é a vitamina do ácido fólico.

Mas é importante frisar que o uso de bebida alcoólica não é recomendado para gestantes.

Foto: reprodução Pinterest

Quais alimentos possuem ácido fólico?

Os alimentos como legumes e vegetais de cor verde escuro possuem grandes quantidades de ácido fólico, além desses, vamos citar outros alimentos ricos nessa vitamina que você pode incluir na sua dieta, principalmente na gravidez ou se estiver tentando engravidar. São eles:

Levedo de cerveja
Quiabo cozido
Feijão-preto cozido
Espinafre cozido
Soja verde cozida
Macarrão cozido
Amendoim torrado sem sal
Beterraba crua
Fígado de boi grelhado
Fígado de galinha grelhado
Nozes
Avelã
Couve de Bruxelas cozida
Aspargos
Castanha de caju
Patê de fígado de galinha
Pão francês
Feijão fradinho cozido
Rúcula
Milho cozido

Fonte: Tua Saúde

Quais são as frutas com ácido fólico?

Sabemos que frutas na gestação são bem recomendadas e devem ser incluídas na dieta, porém algumas, principalmente no início da gestação, são mais indicadas por serem ricas na vitamina B9, que é o ácido fólico. São elas:

  • Laranja;
  • Morangos;
  • Melão;
  • Banana, que é rica em vitamina B9 e possuí uma grande quantidade.
Foto: reprodução Pinterest

Posso tomar depois de 3 meses de gravidez?

Ele é importante para a formação do sangue e muitos outros benefícios na gestação, apesar de ser indispensável no início da gravidez e até mesmo antes, na fase do planejamento, ele pode, sim, ser tomado após o terceiro mês.

Ele ajuda a engravidar?

Não, ele não ajuda a conceber e nem no processo de fertilização, ele apoia um desenvolvimento saudável do seu bebê e é essencial durante a gestação, principalmente nos primeiros meses.

O que atrapalha o uso?

Alguns distúrbios e infecções podem interferir na absorção do ácido fólico. Mulheres que estão amamentando não atrapalha a absorção, mas necessitam de uma quantidade maior de ácido fólico.

Deixe um comentário