O que é e como age o hCG no corpo da mulher

 


Nesse post você vai ler sobre:

  • O que o hCG faz no organismo
  • Quais são os sintomas do hormônio no corpo
  • E terá acesso a um guia completo sobre a gravidez, semana a semana

O hCG é um hormônio produzida pelo corpo da mulher exclusivamente quando existe uma gravidez. Ele é chamado gonadotrofina coriónica humana.

É por meio deste hormônio que se detecta os primeiros sintomas de gravidez e se encaminha para exames de urina e sangue, pois ele é produzido pelo embrião, e posteriormente pelas células que formam a placenta.

Ele tem a função de produzir progesterona no corpo da mulher, hormônio indispensável em toda a gravidez.

O teste de gravidez de sangue ou urina detecta se há presença de hCG.
– quando há detecção de HCG, significa que a mulher está grávida (resultado positivo);
– quando não há detecção de HCG, significa que a mulher não está grávida (resultado negativo).

O que esse hormônio faz no organismo?

como age o hcg

O hCG é um hormônio que irá sinalizar ao hipotálamo – uma região do cérebro responsável pelo metabolismo – que seu corpo precisa de reservas de gordura. Na gravidez isso é fundamental, pois o corpo fornece nutrientes para a placenta, o que faz com que a energia seja transferida para o feto.

Além disso, esse hormônio é responsável pela produção de estrogênio e progesterona pelo ovário, mantendo o corpo lúteo durante o primeiro trimestre de gravidez, que irá inibir a menstruação e nova ovulação.

Sintomas do hCG no corpo

hormonio hcg gravidez

Grande parte dos sintomas da gravidez são causados por esse hormônio, como:

  • Desconforto abdominal

O útero e os músculos abdominais se expandem com o progresso da gravidez. Isso causa uma sensação dolorida de tração e de alongamento. A mulher também pode sentir uma cólica chata, dolorida ou sentir puxões no útero, bem como uma sensação de beliscão no colo.

  • Mudança nos seios

Durante as primeiras semanas de gravidez, os seios passam por uma série de mudanças que se preparam para eventualmente nutrir o bebê.

É possível notar um inchaço, que deixa as veias azuis mais perceptíveis, e as auréolas escuras. Os mamilos começam a ficar doloridos e sensíveis ao toque, e podem coçar.

  • Náusea e vômito

Náuseas e/ou vômitos são um sinal comum que indicam o aumento dos níveis de hCG no corpo e de que há um processo de gravidez em andamento.Embora muitas vezes referida como “enjoo matinal”, a náusea associada à gravidez pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.

Para aliviar essa condição, faça refeições pequenas e frequentes durante todo o dia. Se as náuseas forem piores pela manhã, sente-se na cama antes de levantar, coma algum alimento rico em carboidrato, como biscoito de água e sal, e só depois tente sair da cama.

  • Fadiga

À medida que os níveis do hormônio hCG aumentam, a fadiga também aumenta. Em torno da terceira ou quarta semana de gravidez, a mulher já notará uma esmagadora sensação de fadiga e cansaço extremo. Tente tirar um cochilo de tarde e durma bem à noite. O sentimento de fadiga deve passar logo após o começo do segundo trimestre, onde a grávida começa a sentir uma súbita explosão de energia.

  • Tontura e vertigens

As tonturas e as vertigens são comuns no início do primeiro trimestre, visto que nesse período a mulher já está fornecendo nutrientes para o bebê. A tontura aumenta se a grávida não comer o suficiente, por isso, não deixe comer com frequência durante todo o dia, especialmente quando sentir tonturas ou vertigens.


Gostaria de saber quais são as principais mudanças no corpo ao longo das semanas de gravidez? Não deixe de conferir nosso guia completo!

Deixe um comentário