Novembro roxo – Conscientização a prematuridade

Quantos aprendizados enriquecedores a maternidade traz. Quando se engravida, a mulher sabe que muitas coisas ainda estão por vir, inclusive aprendizados e crescimentos emocionais, sendo individuais ou compartilhados.

Viver a maternidade traz serenidade e amadurecimento para a maioria das famílias. A notícia da chegada de um novo membro da família e tudo o que envolve esse assunto, ecoa de forma positiva a quem rodeia o universo da gravidez.

Nosso assunto de hoje é sobre uma data comemorativa bastante respeitada e reconhecida, que é o dia da prematuridade. Esse dia é comemorado no mês de novembro, o qual intitulado com mérito “Novembro Roxo”, que é o mês da prematuridade.

Novembro roxo

Nesse mês do ano, internacionalmente é comemorado o dia internacional da prematuridade, no dia 17 de novembro.

O objetivo dessa alusão é sensibilizar e alertar a população para o grande aumento número de partos que acontecem antes das 37 semanas de gravidez, que é quando um bebê ainda é considerado prematuro, independente do motivo que tenha levado a adiantar o parto.

A cor roxo não foi escolhida a toa para representar esse mês tão importante. Ela representa características bem pontuais nos bebês prematuros, que são a individualidade e a sensibilidade. Olha só que bacana! Essa cor também é símbolo de mudança, ou seja, transformar algo em novo, mutável.

O que é a prematuridade

Antes de mais nada é importante esclarecer o que é a prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas da gestação, independente da razão. O bebê que nasce antes desse tempo não está suficientemente pronto, o que pode trazer algumas consequências para a saúde do novo integrante da família.

Ao atingir as 37 semanas na barriga da mamãe o bebê está pronto para vir ao mundo, devido o amadurecimento de seus órgãos já estarem suficientemente prontos, principalmente no que diz respeito aos órgãos que fazem parte do sistema respiratório.

Prevenção a prematuridade

A prematuridade atinge mais de quinze milhões de bebês ao redor do mundo todo. Esse é um tema bem extenso, pois aborda mulheres que já apresentam fatores de risco como encurtamento do colo do útero, como também aquelas que apresentam doenças já existentes, que afetam mais diretamente a condição da mamãe e de seu bebê.

O coração fica a mil! A maioria das mamães entram em trabalho de parto entre as trinta e nove e quarenta e uma semanas de gestação, mas é sempre bom permanecer informado sobre o assunto, haja vista que o número de partos prematuros vem crescendo dia após dia.

A prevenção é a estratégia mais efetiva para evitar tantos partos prematuros. Para isso, a gestante deve fazer o acompanhamento pré-natal o mais cedo possível, com a realização de exames laboratoriais, alertam os especialistas

Enxoval do prematuro

As opções de enxovais são muito variadas hoje em dia. São enormes as opções de roupinhas para todos os tamanhos de bebês, inclusive os tamanhos prematuros.

Claro que as mãezinhas preferem não contar com essa possibilidade, mas dependendo do andar da gravidez, temos que avaliar se vale a pena investir em algumas roupinhas e acessórios para esse tamanho de bebê.

A maioria das mamães preferem investir em tamanho RN, que é um tamanho menor, e que geralmente é bem aproveitado pelos bebês nas primeiras semanas de vida (isso depende do tamanho da criança).

O fato é que existem opções fofinhas e práticas oferecidas pelo mercado de forma direcionada e personalizada para esse público, incluindo fraldas descartáveis e sapatinhos no tamanho prematuro.

Na hora da lista de chá de bebê pode valer a pena, colocar algumas opções de presentes nesse tamanho, especialmente se a mãe já tiver algum fator de risco que pré-disponha essa chegada mais cedo do bebê.

Tipos de prematuros

Existem várias classificações de prematuros. Essas divisões são feitas por idade. Entenda:

  • Bebês prematuros extremos: São aqueles nascidos entre 20 semanas e 27 semanas e 6 dias.
  • Prematuridade moderada: São bebês que nascem entre 28 semanas e 31 semanas e 6 dias
  • Prematuridade leve: São bebês que nascem entre 32 semanas e 36 semanas e 6 dias. Essa divisão por categorias é importante para o prognóstico do bebê.

Quando a prematuridade é mais tardia e as complicações são mais leves, o bebê fica alguns dias no berçário.

Incidência da prematuridade

A prematuridade vem aumentando cada vez mais no mundo. Na hora de acompanhar a evolução dos números percebemos que aceleração no número de crianças prematuras é incessante.

Uma das razões atribuídas a esse aumento é que o número de pessoas que recorrem a técnicas de reprodução assistida, como a fertilização In vitro. Quando essa técnica é feita, aumenta-se a probabilidade de gravidez de bebês gêmeos. Sendo que a gemelaridade é uma das maiores causas de nascimentos prematuros no mundo.  A outra causa é que as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde, e isso também é um fator de risco para a prematuridade.

Fatores de risco para a prematuridade:

  • Mães que já tiveram bebês prematuros
  • Sangramento uterino;
  • Infecções durante a gravidez;
  • Consumo de álcool, cigarro e drogas;
  • Violência física;
  • Depressão;
  • Deficiência de algumas vitaminas (B12 e B6);
  • Malformações uterinas;
  • Gravidez gemelar ou outro
  • Incompetência Itimo-cervical
  • Grávidas hipertensas
  • Diabetes gestacional
  • Mulheres acima de 35 anos

 

A prematuridade e a alimentação

A maioria dos bebês prematuros, principalmente os nascidos entre a prematuridade extrema e a moderada passam um tempo internados para ganho de peso e observação, com a finalidade de aumentar a segurança sobre a saúde do bebezinho.

A alimentação desse bebê é calculada e feira a partir do peso, desde o nascimento até o peso atual. Esse cálculo é individual, e também é influenciado, além do peso, de acordo com as condições clínicas e o grau de prematuridade que o bebê se encontra.

O método que o bebê se alimentará varia né e acordo com o protocolo de cada hospital. Geralmente, o bebê usa a sonda gástrica para a alimentação. O uso do copinho também é bastante usado.

O bebê recém nascido geralmente é bastante sonolento. Então, ele pode ser acordado é estimulado a se alimentar. Quanto maior a idade gestacional que ele nasceu, mais esperto e ativo ele será.

Se ele já tiver uma idade de maturidade mais avançada, provavelmente ele será levado ao peito da mãe, para aprender a sugar e estimular o contato, e estabelecer trocas de hormônios e vínculos benéficos para o desenvolvimento do bebê.

A amamentação na prematuridade

Não é segredo para ninguém os benefícios que a amamentação proporciona para o bebê. Com a prematuridade, esses benefícios ficam ainda mais evidentes. Proporcionar a oferta do leite materno nos primeiros dias de vida do prematuro ajuda na saúde e desenvolvimento do bebê.

Em caso de prematuridade mais extrema, com idade gestacional melhor, a amamentação pode ficar prejudicada ou dificultada. O bebê com baixo peso geralmente não consegue mamar nas primeiras horas de vida e também não consegue estabelecer uma rotina logo que nasce. Além disso, a mamãe provavelmente estará em período de recuperação e adaptação do corpo para começar o período de produção de leite.

Esses bebês, na maioria das vezes, permanecem um tempo na UTI neonatal, para se recuperar, e devido ao estado de saúde da mãe, no pós parto, pode ser que isso seja um motivo de maior esforço, desgaste e superação das estratégias usadas para que esse momento aconteça de forma adaptada.

As mamadas geralmente não acontecem diretamente do bico do peito. As mamães ordenham o leite, de forma higiênica e segura, seguindo as orientações da equipe da UTI, e esse precioso leite é ofertado para o bebê.

Espalhe essa causa

Sabemos que apesar desse ser um tema bastante conhecido, nem todos conhecem mais um pouco sobre o que o cerca. Percebemos que ainda é um assunto que pode causar uma certa angústia nas famílias e amigos de quem está grávida, e isso é completamente entendível.

Mas o fato é que precisamos falar sobe isso sim! Mostrar que é possível tudo correr bem no final, conhecer direitos dos prematuros e os principais pontos que o cercam, sem dúvidas é ponto positivo nesse universo, pois além do atendimento especializado, o desenvolvimento do bebê prematuro também está associado ao vínculo com os pais ou responsáveis.

Conscientizar é o primeiro passo para evolução. Leve informação a seu parceiro, vizinhos, amigos de trabalho. Apesar de não ser um tema tão fácil e confortável para algumas pessoas, ele precisa estar circulando no meio em que cada um vive, a fim de reconhecermos as força e resiliência que quem passa por esse momento tem.

 

A Lá Vem Bebê de mãos dadas com você

Precisamos te reforçar que nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos de mãos dadas nessa caminhada com você e sua família. Devemos concordar que essa pode não ser um dos momentos mais fáceis desde que a gravidez fora descoberta, mas saiba que você pode contar com a gente.

Além de todos os meios que temos para facilitar e tornar mais leve a fase gestacional, como personalização de convites para suas festas, listas de chá de bebê online, dicas de enxoval, e outras coisas, saiba que um de nossos maiores objetivos é te manter informada com conteúdo de credibilidade inquestionável.

Nos acompanhe nas redes sociais Instagram e Facebook.

A Lá Vem Bebê está com você!