Como devo pedir desculpas ao meu filho

Sim, pai e mãe também pedem desculpas e erram também, o difícil é saber como a gente faz isso.

Nós pais, precisamos exercitar a desculpa sempre, não só de fazer o nosso filho pedir desculpa quando erra, mas sim quando nós também erramos. Crianças seguem os exemplos dos pais sempre e em todas as etapas podendo ser um exemplo de fala ou de atitudes.

Para alguns pais a obediência do filho é incondicional e indiscutível, isso significa que por terem maior conhecimento e serem mais maduros por conta do tempo de vida e da idade, não existe admitir erros, não existe pedir desculpas, pois estes atos resultariam em uma quebra de autoridade.

Alguns pedidos precisam ser normalizados e outros implicam diretamente no orgulho e no ato de reconhecer falhas, isso acontece não só na relação com filhos, mas também na relação marido e mulher, relação de irmãos e até mesmo entre amigos.

Pedir desculpas e reconhecer um erro, para algumas pessoas, é um ato de extrema dificuldade.

Comece do começo

Pode parecer redundante essa frase, mas a grande verdade é que precisamos ter um ponto de partida e principalmente para perceber que erramos.

Pedir desculpas após um grito com o nosso filho é o primeiro passo. É claro que nossas atitudes como pais muitas das vezes acontecem como reação de algum ato vindo dos nossos filhos, por isso, o ideal é que você peça desculpas, mas que se tenha uma boa conversa explicando o motivo do seu ato e mostrando claramente onde o seu filho errou também. Não precisa compensar o erro com nada além de atenção, carinho e uma boa conversa.

Responda e explique o se filho com paciência mostrando sempre que erros acontecem e que podem ser corrigidos e perdoados.

É muito importante ensinar aos nossos filhos que ninguém está certo o tempo todo, eles precisam ter conhecimento de humildade e bom senso, nós precisamos ajudar eles a entenderem isso. Ser intransigente e indiferente não é um bom exemplo a se passar pois eles podem achar que errar não se tem consequências e por isso podem continuar persistindo no mesmo erro.

Reconhecimento e o poder do perdão

Reconhecer um erro e admitir suas falhas faz você exercer a empatia e este reconhecimento envolve as consequências boas de identificar os erros e reconhecer os malefícios que nossas atitudes causaram nas pessoas e principalmente em nossos filhos.

Pais precisam pedir desculpas e ressaltar aos seus filhos a importância que é perdoar e reconhecer este erro também, isso não é um ato errado com os filhos e sim uma forma de educar também, assim como não é “passar a mão na cabeça”, mas é acolher no amor.

Seja tolerante

Ser tolerante é buscar agir com coerência e sem exageros. Quando pedimos perdão desejamos ser perdoados, assim acontece com os nossos filhos, o que precisamos é conscientizar sobre o erro sem humilhar ou ofender, principalmente as crianças pequenas que não possuem o entendimento correto dos seus atos.

Uma reflexão muito importante a ser feita e se atentar é que o reconhecimento do erro seja feito de forma espontânea. É muito comum que as crianças peçam desculpas instantaneamente apenas para evitar qualquer punição e na maioria das vezes eles fazem isso porque não compreendem que cometeram algo errado e sim como forma de “sair” da situação o mais rápido possível.

Este processo de fazer o nosso filho refletir sobre o erro implica em ele não ser reincidente a determinados erros e assim o pedido de perdão não ser um processo automático e sim entendido e compreendido como deve ser.

Respeito e demonstração

A demonstração de respeito demonstra a sua capacidade de ser grande. É um ato de generosidade com o seu filho. Nossos filhos esquecerão esse momento a partir do momento que começar a entender a questão do perdão. Importante evitar os mesmos erros para que a confiança do seu filho em você continue de forma satisfatória.

Autoridade de pai e mãe se fortalece com atitudes boas e conversas e não com gritos e berros. Conquistar a confiança dos nossos filhos é estabelecer limites explicando e conversando como é a vida e podendo usar seus próprios exemplos para demonstrar que ninguém é perfeito e que se pode melhorar todos os dias.

Pedido de desculpas para os filhos menores

Até os 3 anos de idade a criança não entende o sentindo das palavras, ela ouve e as vezes até repete, porém, entender do que se trata efetivamente não entende. Por isso, não adianta explicar formalmente para crianças desta idade o significado das palavras.

Xingamentos, gritos e agressão física não vão fazer com que o seu bebê perceba que está errado e essas formas de violência não são bem recebidas por eles.

Primeiro você precisa se acalmar e recuperar o seu controle, abrace seu filho e estabeleça uma relação de carinho com ele como forma de se desculpar por sua atitude incorreta. Converse falando que determinada atitude não foi legal, mesmo que de primeiro momento ele não entenda, você como pai ou mãe cria hábitos e constrói uma relação de autoridade sobre o seu filho sem precisar ser agressivo, até porque como falamos, eles ainda não compreendem nem as palavras e nem as atitudes que estão tendo, apesar de parecer que sim.

A gente vê a criança indo para aquele cantinho que falamos que não podia, além de repetir atitudes que você já falou que “não” também. Essas atitudes demonstram que a criança não está compreendendo o que falamos, por isso de nada adianta usar de força bruta ou com gritos. Ela entende naquele momento, até fala bonitinho o pedido de desculpa, mas no dia seguinte pode voltar a fazer tudo de novo, neste caso é um trabalho difícil para os pais e muita das vezes cansativo, mas muito necessário para o futuro do seu filho. Observe se o seu  filho nessa faixa não está tendo atitudes que evidenciam adolescência do bebê, neste post contamos um pouco sobre essas atitudes e como agir.

E as crianças maiores

No caso das crianças maiores é agir da forma como conversamos no início do post, como ela já entende os sentidos das palavras, fica mais fácil de explicar que eles erraram e tentar mudar as atitudes com palavras e ensinando. É sim um trabalho complicado na maioria das vezes, mas necessário.

Quanto aos adolescentes o desafio é ainda maior pois eles contestam tudo e rebatem, não se culpe por isso, faz parte da fase, continue conversando com o seu filho, peça desculpas e abra seu coração quando necessário, o mais importante nesta fase é você escutar o lado dele. Lembre sempre que nesta fase os nossos filhos conversam mais profundamente e por isso você consegue ter uma conversa mais franca e objetiva com eles.

Seguindo os passos dos pais

Que todo mundo erra a gente sabe e que pedir desculpas é uma tarefa difícil nós também sabemos. Crianças seguem exemplo dos pais e tendem a reconhecer os seus atos conforme vão crescendo e criando hábitos de pedir perdão e perdoar. Além disso, as crianças observam e tendem a copiar os seu pais, por isso, tenha atitudes que chamem atenção delas de forma que elas compreendam que obedecer é sempre o melhor caminho, assim como perdoar!

E você, tem pedido desculpas para o seu filho nos exageros? Tem conversado com ele sobre essas questões? Conte para a gente nos comentários