Dar colo para o bebê- Descomplique

O bebê quer colo. E agora?

Um dos maiores prazeres dos papais é estar com os bebês no colo. Sentir o cheirinho dele, o quentinho de seu corpo, trocar olhares fraternos e sentir sua pele macia são alguns dos prazeres que esses momentos proporcionam.

É certo que apesar de todos os benefícios do colo, o cansaço físico e mental podem atrapalhar esse momento tão singular e singelo entre os papais e o bebê.

A questão mesmo é que dar colo ou não é um dos maiores dilemas de hoje. Algumas dúvidas são pertinentes e acabam gerando debates entre profissionais, amigos e familiares, confundindo opiniões e trazendo aflições aos papais, por saber ou não o que é o mais certo a se fazer.

 

 

Porque o bebê gosta de colo

Durante as semanas da gravidez, em que o bebê estava na barriguinha da sua mamãe ele se sentia protegido. Ao chegar no mundo encontrou várias novidades e desafios, e estar no colo, com calor humano ajuda a amenizar essa insegurança e medo de sua nova realidade.

O bebê recém nascido pode ainda não entender que já está separado de sua mãe, pois na vida uterina o bebê entende que ele e sua mãe são um só, e estar longe dela pode gerar medo ao ficar sozinho no berço ou qualquer ambiente longe do colo, sem ouvir uma voz mais perto ou sentir o calor do corpo humano.

Dormir no colo

 

Como é comum observarmos bebes dormindo no colo. Essa é uma das maneiras mais fáceis e aconchegantes para o bebe adormecer. Principalmente depois da mamada, o colo é um abiente excelente para o bebê fazer seu repouso, e dificilmente reclamará disso. Rsss

Mas até que ponto isso é saudável para a relação do bebê?

Tudo o que se quer é que o bebezinho se sinta confortável e seguro. Fazer o bebê dormir no colo de fato pode deixa-lo mais relaxado. Especialistas afirmam que a posição do colo é a mais próxima das sensações que o bebê tinha dentro do útero.

A única coisa que se tem que ter consciência é que quando o recurso é usado com tanta frequência, o pacotinho pode acostumar e dificultar o processo outras vezes que não der para ser feito dormir desta forma.

O colo e a volta ao trabalho

 

A volta ao trabalho pode ser um momento doloroso, tanto para a mamãe quanto para o bebê. Sem dúvidas que o vínculo que existe entre eles é muito forte, e claro que ele fica abalado quando tem que ser separados por um período mais longo.

A questão mesmo são os relatos das mamães quando o bebê parece estar dependente de seu colo, e isso acaba aumentando mais ainda a angústia em ter que deixa-lo.

Mesmo com tudo isso, não é indicado que esse bebê não receba colo quando solicitado, somente pelo fato de sua mamãe ter que voltar ao trabalho.

A gente acaba entrando em uma fantasia que somente o colo da mamãe vaio ser auto suficiente, e que o calor passado no momento do colo faz com que os dois se bastem, e que só ela consegue suprir, através de seu colo os medos e necessidades de seu filho.

Dica: O primeiro passo é a mulher entender que, sem dúvidas alguma ela é importante para seu bebê, e que ela é a primeira base de segurança buscada por seu bebê. Porém, ela precisa voltar a sua rotina e viver como mulher e mãe, em busca de seus sonhos e objetivos. Aproveite para dar colo enquanto estiver em casa, mas de maneira branda ensine o bebê que existem outros colos, e que ele também permanecerá seguro.

Mas como fazer isso?

Uma sugestão é quando o bebê estiver calmo, o coloque em seu berço, cama ou cadeirinha e diga palavras de encorajamento e conforto para ele. Assim, entenderá que, apesar dele estar sem seu colo naquele momento, ele pode contar com você, e chegará um momento que ele voltará a seu aconchego.

Benefícios do colo

Existem comprovações científicas sobre a importância e benefícios do colo para o bebê.

Nesse texto vamos citar alguns:

  • Ajuda no funcionamento do sistema nervoso central
  • Aprendem a se relacionar com o mundo externo
  • Sensação de carinho e segurança
  • Ajuda a melhorar cólicas e dores na barriga
  • Ajuda no processo de amamentação e produção do leite
  • Promove vínculo entre o bebê e quem oferece o colo

O colo e o papai

O papai pode e deve manter uma aproximação com seu bebê. Pode até ser que os momentos em seu colo não sejam tão extensos e frequentes, por conta de rotina de trabalho e outros afazeres, mas é importante que quando isso aconteça, seja feita com total entrega.

Manter o bebê no colo, estabelece o reconhecimento do cheiro, voz e batimentos do coração.

Dica: Permita e incentive esse momento entre o papai e o bebê, pois pode acontecer do papai se sentir inseguro e inquieto de ficar mais próximo desse pequeno.

Saiba que a figura paterna fortalece e encoraja o pequeno. Faça essa aproximação, solicitando a participação de seu companheiro.

Colo que acolhe

Parece que a maioria dos papais já passaram por situações em que nada parece resolver. O bebê não quer ficar no berço, não parece estar com frio ou calor, não quer mamar e não aparenta dor ou desconforto físico, mas que só o colo ameniza os incômodos daquele momento.

Pode ser que seja isso mesmo! Naquele momento, o bebê só precisa de colo, para se sentir acolhido e seguro.

Esse colo não necessariamente precisa ser o de sua mamãe, mas pode ser de alguém que disponibilize em ajudar. Garantimos que titios querendo participar desse momento não faltará, não é mesmo?

O uso do sling

Sabemos que é maravilhoso dar colo, e pela maioria das mamães, passariam  horas vivendo esse momento, mas existem afazeres e obrigações no dia-a-dia que demandam nosso tempo e energia.

Nos últimos anos acessórios, como sling, tem ganhado espaço no enxoval do bebê. Com as tarefas diárias, esse tem sido um grande aliado na otimização e cuidado com o bebezinho.

Hoje me dia existem vários modelos de sling, com amarrações e tamanhos. Inclusive ele pode ser feito através de lençóis mesmo, que já tem em casa. Lembre que isso só deve ser feito com segurança.

Quando começar a usar o sling?

Geralmente o sling é recomendado a partir do momento em que a coluna do bebê já fica mais ereta, a cabeça mais firmada e o bebê conseguir olhar para a frente. Esses marcos geralmente acontecem a partir dos 03 meses de vida.

É recomendado que até os 12 meses de idade o bebê seja colocado olhando para seu cuidador.

Sem dúvidas alguma, o sling é uma ótima ferramenta para auxiliar no processo do colo, dando autonomia maior para as mamães.

Benefícios do sling

Já falamos aqui sobre o aumento no uso de sling e canguru. Provavelmente você já deve ter visto crianças em alguns desses acessórios. O uso pode ser feito tanto em casa, quanto em passeios em ruas, shoppings, parques e outros lugares.

Vamos citar aqui alguns benefícios desse prático acessório:

  • Proporciona um aumento no vínculo entre o bebê e quem está fazendo seus cuidados.
  • Ajuda no desenvolvimento físico e estrutural
  • Dá autonomia para sua mamãe e outros cuidadores
  • Estreita o vínculo entre mamãe/ papai/ cuidador e bebê
  • Permitir que o bebê fique na posição vertical após as mamadas, ajudando no combate ao refluxo e engasgos.
  • Fazer com que o peso do bebê seja distribuído de forma equilibrada no corpo do cuidador, evitando esforços e lesões na coluna.

Percebeu que vale a pena colocar o sling como opção de presente em sua lista de chá de bebê e compor o enxoval?

Acesse e monte sua lista conosco de forma segura e prática.

Leia mais sobre esse conteúdo, clicando aqui

A rede de apoio e o colo

Existem controvérsias sobre dar e o quanto dar o colo. Geralmente as opiniões divergem e podem causar estresses e debates.

É importante que a opinião de papai e mamãe sejam deixadas as claras, e que esse seja um momento de descontração e leveza entre os pais e a rede de apoio.

Ouvimos muitas pessoas com mais experiências dizerem que dar colo acaba viciando o bebê e não é bom para a mamãe e papai, causando dependência e trazendo transtornos para a família.

A dica é que sua opinião e posicionamento seja exposta com respeito.

Com certeza todos querem o melhor para seu pequeno e não medirão esforços para que tudo saia da melhor maneira, beneficiando a relação e convivência entre vocês.

Aproveitem para fazer muitos registros do bebê no colinho, hein!

A Lá Vem Bebê está com você

A maternidade realmente é uma caixinha de surpresas, não é mesmo?

Quem diria que um assunto que parece tão óbvio e banal poderia causar tanto medo.

Dar colo é um ato de amor, assim como manter a intensidade e frequência dessa atitude de forma que seja uma entrega saudável para o bebê e para quem está cuidando.

Sabemos que isso pode te afligir e queremos reforçar que estamos aqui para te auxiliar e te dar força, mesmo em momentos de cansaço físico e estafa mental.

Tudo é fase. Vai passar!

Que o processo seja leve e prazeroso. Que haja entrega e que o vínculo seja ainda mais fortalecido.

Para acessar mais conteúdos como estes, e que te ajudarão a passar por cada etapa e desafio, com responsabilidade e credibilidade, nos acompanhe e siga nas redes sociais.

Estamos com você!

Equipe Lá Vem Bebê