Hábito de leitura nas crianças

O hábito da leitura nunca deve ser negligenciado, pelo contrário, deve ser valorizado e estimulado!

São muitos os benefícios que este hábito traz, em todas as idades. Na infância ajuda no desenvolvimento cognitivo e também na comunicação da criança.

Para que a criança seja um adulto que tenha o prazer da leitura, é importante que desde cedo os pais ou responsáveis incentivem, mostrando o quão divertido, criativo e estimulante é ter este hábito em suas vidas.

A contação de histórias é um momento tão sério que as creches também possuem em sua grade um horário para isto.

É sobre o bom hábito da leitura que vamos falar hoje!

Benefícios do hábito de leitura

Quem tem o hábito de ler sai na frente em muitas coisas!

Abaixo vamos listar alguns benefícios que a leitura traz:

  • Este bom hábito te dá boas habilidades para a escrita, aprimorando;
  • Quanto mais ler, mais o vocabulário será ampliado;
  • Melhora na comunicação;
  • A leitura, aliada da escrita, são os maiores instrumentos para a construção do conhecimento;
  • Estimula sua criatividade (que, como um músculo, precisa ser trabalhado);
  • Desenvolve a empatia (saber se colocar no lugar do outro, como acabamos fazendo com os personagens dos livros);
  • Aumenta o foco e a concentração, aumentando a produtividade;
  • Exercita o cérebro.

Existem diversos benefícios que o hábito da leitura traz, e eles são essenciais para se tornar uma pessoa com diferencial em vários momentos, como para o mercado de trabalho.

Mas, e para as nossas crianças, quais os benefícios que a leitura traz?

Benefícios do hábito de leitura na infância

A leitura leva a pessoa para o mundo da imaginação. Sendo assim, sua criatividade desperta e cada vez mais é incentivada a entrar em ação.

Quando se lê para uma criança, um momento especial está sendo criado. Logo, existe uma interação preciosa que está acontecendo entre a criança e a pessoa que está lendo para ela, criando memórias afetivas e fortalecendo a união entre as partes.

O uso da imaginação para se contar a história para a criança, dando vozes diferentes aos vários personagens, vai chamando a atenção da criança cada vez mais, fazendo ainda com que ela participe fazendo perguntas. Neste momento a sua curiosidade e imaginação também estão sendo trabalhadas, e elas precisam ser estimuladas. Como dizem, é “dar asas a imaginação”.

Este momento com a criança se torna algo tão precioso que certamente ela mesmo vai pedir para que se repita mais vezes. O momento de contar histórias, se torna o momento perfeito para trabalhar com a criança temas relevantes e necessários que ela precisa saber desde cedo.

Claro que a criança vai ter preferências por alguns personagens, assim como nós adultos. Uma grande dica é que podemos usar este personagem para inspirar a criança e até mesmo ensinar algumas coisas, como falar sobre agressividade e a forma de reagir a algumas situações.

 

Quando começar a leitura para as crianças?

No primeiro ano de vida dos bebês eles aprendem várias novas habilidades, como chorar, mamar, engatinhar, falar e andar. As habilidades se desenvolvem tão rapidamente que é completamente possível a compreensão de simples histórias por parte dos pequenos.

É muito legal que antes mesmo das crianças aprenderam a ler, ou até mesmo a falarem, é serem apresentadas aos livros. Isso fará que as crianças fiquem familiarizadas com os livros, com o seu formato, imagens e palavras.

Quando ainda bebê, procure por livros de borracha para o seu pequeno. Esses livros podem até serem usados na hora do banho para distrair a criança e tornar as coisas mais divertidas.

Interaja com o bebê neste momento, aponte para as figuras e vire as páginas de acordo com o interesse dele. Deixe ele a vontade para explorar!

A medida que a criança for crescendo, permita que ela escolha os livros que mais chamem a atenção dela. Este será um grande incentivo para que o hábito de leitura seja formado.

Dicas de como ler para as crianças

Para crianças menores

É muito importante que a pessoa que está lendo para a criança demonstre que está se divertindo no momento também. Mostre interesse e prazer em estar com a criança.

Imitar sons e incentivar que a criança a imite para que ela aprenda é muito legal! Fazer vozes diferentes para dar vida aos personagens também é bem interessante.

Quando a criança interagir, repetir os sons, reforce positivamente a ação dela. Isso vai incentivar que ela faça mais vezes os sons, e outros sons também, ajudando no desenvolvimento da fala.

Permita que a criança guie a leitura também, assim vai ser possível ver se ela está interessada. Deixe que ela vire as páginas. Muitas vezes elas tem pressa para chegar ao final da história, mas tente acompanhar o ritmo dela. Deixe a criança a vontade.

Para os mais crescidinhos

Faça perguntas para que o cérebro dele seja exercitado.

A medida que a criança for crescendo, peça que ela conte suas histórias favoritas do jeito dela. Apoie o desenvolvimento dela em falar, em pensar, em saber se comunicar e expressar do jeitinho o que ela aprendeu e lembra da história.

Uma outra atividade bem legal de se fazer com a criança é pedir para que ela desenhe a parte da história que ela mais gostou, a parte que mais chamou a atenção dela. Fazendo assim, outros habilidades serão desenvolvidas e aprimoradas também.

Para ampliar ainda mais o vocabulário das crianças, leia os livros do jeito que o autor escreveu. Não troque as palavras do autor por outras mais fáceis de serem entendidas. Se a criança perguntar o significado, pare e explique direitinho, mas evite cortar caminho ou fazer com pressa.

Se sua criança já sabe ler, a encoraje a ler para você. Inverta o papel! Ajude sempre que for necessário, nas dúvidas e dificuldades, mas tenha paciência e permita que ele tente e se esforce.

O uso das telas para distrair ou entreter as crianças é muito comum em nossos dias. Muitas vezes precisamos de alguns minutinhos para realizar uma tarefa, e entreter a criança com um desenho na televisão vai nos garantir esses minutos de sossego. Alguns desenhos possuem livros ou gibis também. Procure por eles! Caso seu filho tenha um desenho que goste muito, veja se não tem um livro dele e faça essa troca!

 

Para os papais que não tem o hábito de ler

Será que pais que não possuem o hábito de ler também terão filhos que não possuam este hábito?

Especialistas acreditam que é fundamental a criança ter contato com o universo dos livros desde cedo, e então se tornará um adulto que tenha interesse em livros e um hábito de leitura presente em suas vidas.

Claro que é possível que a criança venha a fazer a descoberta do mundo da leitura sozinha, do prazer que é ler um bom livro. Porém vai ser um hábito mais fácil da criança adquirir se ela ter o exemplo em casa.

Nossas crianças são como esponjas, absorvem tudo o que veem, e repetem. Ao observar as pessoas em sua volta com prazer por ler, possivelmente ela também vai enxergar este prazer, ou pelo menos ir atrás dele.

Os valores e crenças que a família possui, para que a criança aprenda e adquiria, deve ser passado propositalmente.

Incentive seu filho

É muito importante a criação do hábito de ler! Incentive o seu filho a entrar de cabeça no mundo da leitura. Entre com ele, na verdade. Vai ser muito divertido e lembranças e emoções serão criadas para sempre, e isso ninguém pode roubar.

E por aí, já existe esse hábito de leitura? Quais são as suas dificuldades? Conte para a gente através das redes sociais.