Vai ver um recém-nascido? Conheça os cuidados necessários

A chegada de um bebê é um momento especial para todos: mamães, papais, parentes e amigos do casal. Por isso, é comum que muitas pessoas queiram ver um recém-nascido e parabenizar os pais pessoalmente.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados ao fazer isso, já que os nenéns são muito frágeis e suscetíveis a doenças. Neste texto, você entenderá porque é importante ter cuidados com os bebês e como você poderá fazer uma visita segura.

Por que é importante ter cuidado com recém-nascidos?

Quando um bebê nasce, ele não tem todas as proteções necessárias para viver neste novo ambiente, e por isso, precisa tomar uma série de cuidados para que não adoeça ou não tenha problemas no seu desenvolvimento.

Por isso, não é legal que diversas pessoas diferentes visitem o seu filho com frequência e sem os cuidados adequados, já que isso poderá colocar o seu neném em sério risco. Não se sabe por onde a pessoa andou anteriormente ou se ela está infectada com alguma doença que possa fazer mal.

Assim que o bebê estiver mais desenvolvido, seu sistema imunológico se fortificará e conseguirá resistir aos vírus e bactérias mais comuns do ambiente, além de já estar vacinado contra diversas doenças perigosas.

Sabemos que é tentador ver o “presentinho” de uma amiga, familiar ou pessoa querida, afinal, é um novo membro da família que está chegando e todos têm curiosidade de conhecê-lo, mas ter esse cuidado é importante para o seu desenvolvimento.

Nesse momento, você poderá utilizar da tecnologia ao seu favor, pedindo fotos e vídeos do neném para os papais. Assim, você poderá ver o bebê, mas não necessariamente precisarão estar perto dele.

Mas, caso ainda queira receber fazer durante esse período, separamos algumas dicas que devem ser seguidas à risca por você, para que não cause nenhum desconforto ou complicação ao bebê, fazendo com que a visita se torne um momento calmo e feliz.

Quais os cuidados necessários com os recém-nascidos?

Agora que você entendeu qual a importância de ter muito cuidado ao ver um recém-nascido, você conferirá algumas dicas de como fazer uma visita segura ao bebê e à sua família, para poder cumprimentá-los e conhecer o pequeno.

Avise com antecedência

O primeiro passo é sempre avisar antes de visitar o bebê. Não faça visitas surpresas, mesmo que seja na melhor das intenções, já que isso poderá atrapalhar as atividades da mamãe, além de poder algo até mesmo estressante para o neném.

A mamãe precisa se preparar para receber visitas, além desse já ser um momento um pouco mais estressante para ela, então ela precisa estar bem fisicamente e psicologicamente para receber você da melhor maneira possível.

O mesmo deve acontecer ainda na maternidade: procure avisar antes de ir ao hospital, para não atrapalhar o momento da família. Não se chateie caso seja necessário remarcar para outra data, é preciso entender que a saúde e organização da família deve vir em primeiro lugar.

Evite levar visitas, mas se for necessário, também deixe bastante explícito no aviso. Eles podem acabar se programando para receber apenas você, e ter a casa cheia pode não ser algo que eles gostem ou se sentirão confortáveis.

Não visite o bebê quando estiver doente

Como falamos, o sistema imunológico do bebê não está formado. Por isso, é preciso evitar ver um recém-nascido quando estiver com suspeita de qualquer doença. Deixar com que ele adquira um vírus ou bactéria sem ser por meio de uma vacina pode ser muito perigoso.

Afinal, o seu corpo não terá como combater corretamente contra essa doença, e precisará ser hospitalizado, caso a situações piore. Então, caso tenha tempo, procure fazer um rápido check up antes de fazer a visita.

Com isso, você não apenas descobrirá se está doente com antecedência e poderá fazer o tratamento o mais rápido possível, como também conseguirá visitar o bebê sem se preocupar com o risco dele contrair alguma enfermidade.

De qualquer maneira, é preciso tomar outros cuidados para evitar que o bebê adoeça de alguma forma, como tomar cuidado com os presentes levados e a própria higienização das mãos, assunto que abordaremos em outro tópico.

Evite usar perfumes fortes

Outra dica para melhorar a experiência de visitar o bebê é evitar usar perfumes fortes. O olfato do bebê ainda não está desenvolvido, e por isso, ele pode não lidar bem com cheiros muito fortes, incluindo o de perfumes.

Opte por usar colônias mais fraca, ou o mais indicado, é sem perfume nenhum até a casa da mamãe. Assim, ninguém ficará incomodado com algum forte cheiro, e você poderá ficar mais perto do neném.

Os fumantes também precisam tomar cuidado ao ver um recém-nascido, já que o forte cheiro do cigarro também pode fazer mal. Evite fumar antes da visita e verifique se as suas roupas não estejam com cheiro forte.

Assim, você evitará transtornos relacionados a promover incômodos no bebê, além de evitar com que ele entre em contato com substâncias que podem fazer mal ao seu organismo ou até mesmo causar alguma doença.

Faça visitas rápidas

Evite jogar muita conversa fora enquanto visita o bebê, já que a mamãe precisa cuidar do neném e também descansar. Por isso, ela poderá não ter muito tempo para dar a você a atenção mais apropriada.

Outra dica com relação à duração das visitas é evitar que elas comprometam o horário das refeições, já que a mamãe e o bebê precisam se alimentar calmamente para conseguirem lidar com o dia.

O tempo da visita pode variar conforme a sua intimidade com a família, mas procure não alongar demais a conversa para que a família possa se cuidar. Conforme o bebê for ficando mais velho e necessitar de menos cuidados, você poderá fazer visitar mais frequentes.

Com isso, você conseguirá acompanhar de perto o crescimento da criança e não precisará se preocupar com o fato de incomodar ou atrapalhar o dia da mamãe com seu bebê, além de poder curtir mais o novo membro da família.

Se higienize

É extremamente importante que você se higienize corretamente antes de ver um recém-nascido. Assim, você evitará que, ao entrar em contato com o bebê, a mamãe ou algum objeto que seja utilizado pelos dois, eles se contaminem e possam ficar doentes.

Procure limpar bem as suas mãos com álcool em gel ou água e sabão ao entrar na casa da família, além de lavá-las novamente caso for pegar o bebê no colo. É importante que também se higienize caso for ter um contato direto com a mamãe, já que por ela sempre pegar  a criança, também pode passar alguma bactéria ou vírus.

Caso ache necessário, você também poderá usar uma máscara para evitar tossir ou espirrar perto da criança, caso aconteça. Mas lembre-se: evite ver um recém-nascido caso tenha suspeitas de estar doente.

Caso ofereça algum presente, procure desinfectá-lo com álcool ou lavá-lo com água e sabão antes de entregar para a família. Assim, qualquer ser nocivo que esteja nesses objetos será eliminado rapidamente.

Não faça nada com o bebê sem a aprovação dos pais

Independentemente do grau de intimidade que tiver com os pais, evite tomar alguma atitude com relação ao bebê sem o seu consentimento, como acordá-lo, pegar no colo, dentre outras ações similares.

Muitas mães preferem que apenas pessoas mais íntimas tenham um contato mais direto com o bebê, como tocar, beijar e abraçar. A cabeça é um local no qual as bactérias contam com uma maior dificuldade de alcançar, por isso, fazer carinho nesse local poderá fazer com que elas se proliferem.

As mãos também são locais que devem ter muita atenção, já que o neném as coloca constantemente na boca, e uma bactéria ou vírus nessa região poderá entrar facilmente no corpo do neném.

Por isso, peça permissão para tocar no pequeno e pergunte o que você pode ou não fazer com ele. Assim, você tomará todos os cuidados para evitar que a criança seja contaminada, além de manter uma boa relação com a mamãe.

Evite dar palpites

É comum que algumas pessoas queiram dar dicas e conselhos sobre a melhor forma de criar os filhos ou realizar certas atividades, mas lembre-se que os pais do bebê não estão passando por um momento fácil.

Eles precisam de tempo para se adaptar à nova rotina e também a conhecer o seu próprio filho. Por isso, o que deu certo com o seu bebê pode não dar certo com outros. Evite dar opiniões a não ser que os pais peçam por algum conselho.

Ao invés disso, procure se mostrar solícito e pergunte se estão precisando de ajuda para alguma atividade. Assim, você poderá ser igualmente útil no desenvolvimento da criança e ajudará os pais a passar por esse momento.

Assim, entendendo quais os principais cuidados com relação a ver um recém-nascido, você poderá acompanhar o crescimento do pequeno, bem como ficar perto de toda da família, sem causar riscos para a rotina ou para a saúde do neném.

Nos siga no Facebook e Instagram e confira outras dicas para lidar com bebês e recém-nascidos, além de saber o que fazer quado chegar a sua vez!