Uso das telas por crianças: qual a recomendação?

As crianças estão cada vez mais com o acesso facilitado às telas. Celulares, computadores, tabletes, televisões e até mesmo brinquedos com telas ou que imitam as telas, como celulares de brinquedos com músicas. Muitas vezes com a companhia dos pais que estão assistindo, outras vezes até mesmo nas creches. Mas qual o limite saudável para o uso das telas em cada faixa etária?

A geração que nasce hoje já nasce inserida em um contexto tecnológico. Não é mais possível imaginar a vida sem o uso da tecnologia.

Durante a pandemia da covid-19, onde o distanciamento social se fez necessário, o virtual se tornou ainda mais comum. Aulas virtuais, bate-papos virtuais, maior tempo em casa ficando passível de tédio. Isso tudo se deu por conta do isolamento social.

 

Distração passiva

Qual mãe, pai ou algum responsável que já foi em algum restaurante, dentro do carro, palestra, igreja, consultório médico ou dentista nunca passou por um certo estresse por quê seu filho não ficava quieto?

A distração passiva entra neste momento. Ela é o uso de alguma distração, como vídeos e outras maneiras de uso das telas, para que a criança fique quietinha. Você já usou deste artifício? Muitas vezes tido como “mal necessário”, ela se tornou comum entre os pais.

A distração passiva é o oposto da brincadeira de forma ativa, intencional, que é possível fazer com a criança enquanto está dentro do carro ou em outro lugar.

Entregar para as crianças alguma tela para que ela se distraia por um período de tempo pode ser a alternativa mais fácil e prática por estar sempre à mãos.

Esta forma de distração tem sido muito utilizada pelos pais, porém, como veremos, ela está longe de ser recomendada pelos especialistas.

Motivos para as crianças usarem telas

Muitas vezes as crianças e adolescentes recorrem ao uso das telas como válvula de escape. Distanciamento das pessoas, abandono e omissão são alguns dos pontos para que as crianças busquem essa válvula de escape.

Por vezes os próprios pais estão usando seus smartphones ou outros tipos de tecnologia, e as crianças estão sentindo a ausência e a atenção deles.

Necessitadas de atenção, as crianças sentem essa ausência, e suprem ela de alguma outra forma.

Malefícios do uso das telas

Existem alguns riscos imediatos aos bebês e crianças ocasionadas pelo uso precoce e excessivo de telas, mas existem grandes riscos que são para o longo prazo. Muitas vezes esses riscos de longo prazo são negligenciados por não serem percebidos agora, porém não é algo que pode ser negligenciado porque a conta chega!

Aqui vamos listar alguns malefícios, trazidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no Manual de Orientação #Menos Telas #Mais Saúde, publicado em 2019.

 

  • Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem: Por vezes esse atraso em bebês se dá porque eles ficam passivamente expostos às telas por longos períodos.
  • Transtornos de alimentação: sobrepeso/obesidade e anorexia/bulimia
  • Problemas de saúde mental: irritabilidade, ansiedade e depressão
  • Transtornos do sono
  • Sedentarismo e falta da prática de exercícios
  • Transtornos posturais e músculo-esqueléticos
  • Problemas auditivos e PAIR, perda auditiva induzida pelo ruído
  • Riscos da sexualidade, nudez, sexting, sextorsão, abuso sexual, estupro virtual
  • Transtornos do déficit de atenção e hiperatividade

 

Recomendações para uso das telas em cada idade

Existe um tempo para todas as coisas. Cada fase da vida de um bebê e criança tem uma necessidade especial que devem sempre ser motivo de atenção e preocupação para os pais.

A Sociedade Brasileira de Pediatria traz no manual de orientação de 2016 junto com algumas atualizações algumas recomendações da seguinte maneira o uso das telas:

  • Evitar expor crianças menores de dois anos às telas sem necessidade, inclusive de forma passiva;
  • Limite de uma hora por dia para crianças entre dois e cinco anos, e com supervisão dos pais ou responsáveis;
  • Crianças entre 6 e 10 anos limitadas em uma ou duas horas, e com supervisão dos pais ou responsáveis;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos com um limite entre duas e três horas expostas a telas e videogames, e nunca virando a noite jogando;

 

Outras recomendações

  • Crianças e adolescentes nunca devem ficar isolados em seus quartos ou outros lugares com acesso a celulares ou outras telas;
  • O uso das telas deve ser incentivado em lugares comuns da casa;
  • Em nenhuma idade deve usar telas durante refeições;
  • Desconectar das telas entre uma e duas horas antes de dormir;
  • Evitar encontros online ou off-line com desconhecidos;
  • Não postar foto de crianças ou adolescentes;
  • Criação de regras saudáveis para o uso das telas;
  • Incentivar a prática de atividades físicas, contato com a natureza.

 

O que o uso das telas não pode substituir

Uma das emoções mais lindas que vivemos como pais é chegar em casa, ou aonde nosso filho estiver, e ele celebrar com muita alegria a nossa chegada! É lindo de ver a reação espontânea e sincera de amor dos nossos filhos.

Depois de um dia cansativo de trabalho, ficando cheia de saudade do filho, ser recebida de braços e sorrisos abertos não tem preço!

Isso se dá porquê a mãe/pai e família é uma fonte natural dos estímulos e cuidados do apego da criança. Um verdadeiro porto seguro.

Essa sensação não pode ser substituída pelo uso da tela, e ela só vem se de fato os pais forem presentes, sendo essa real fonte de apego da criança.

Nada substitui o afeto, o olhar, o carinho, sorriso e expressões faciais dos pais para os filhos. Por mais perfeita que a tecnologia esteja com sua realidade aumentada, a presença com todas as expressões não podem ser substituidas.

 

Tempo de qualidade com as crianças

Cada idade, cada fase, é única e tem suas necessidades específicas. Nossas crianças precisam ser estimuladas em várias fases da vida para que elas desenvolvam certas habilidades.

Assim como cada choro do bebê tem seu significado e leva um certo tempo para aprender e entender o que está passando com o bebê só de ouvir o choro, em outras idades também é necessário ser intencional e gastar tempo para saber dos gostos do nosso filho.

Quando gastamos tempos com os nossos filhos em suas rotinas, estamos construindo com eles sentimentos de segurança e afeto, e dando a criança aquilo que ela precisa, atenção e uma pessoa em quem ela pode confiar.

As crianças precisam da presença dos pais com elas. Muitas vezes elas até têm a presença física dos pais, porém cada um está usando o seu celular, podendo gerar na criança o sentimento de abandono.

 

O que fazemos eles fazem

 

Nós sempre falamos que as crianças são como esponjas pois elas absorvem tudo. Ao verem o comportamento dos pais em relação ao uso das telas, elas irão observar e entender como o certo esta forma.

A verdade é que não adianta dizer para a criança não usar algum tipo de tela e não ofertar a essa criança alguma outra alternativa, e dar a essa criança a devida atenção que ela precisa.

Assim como a SBP orienta, o uso das telas não é proibido para as crianças. A exposição precoce e excessiva que é nociva para a vida dos nossos pequenos.

Deixar que a criança utilize telas de forma equilibrada, monitorada, considerando a classificação indicada quanto a idade é o ideal para evitar todos os malefícios listados e também para prevenir de pessoas que utilizam a internet para o mal.

Na medida certa, existem vários benefícios que telas e videogames trazem, como desenvolvimento do raciocínio lógico e melhora da coordenação motora.

 

E por aí, como é o uso das telas? Existem regras e limites estabelecidos? Conte para nós a sua experiência!