Transformação do quarto. Nosso bebê está crescendo!

Já pensou que chega um tempo de transformar o quarto do bebê porquê ele cresceu? A decoração do quarto do bebê é um ponto que a gente começa a pensar desde que descobrimos a gravidez. Sonhamos com cada detalhe e corremos atrás de deixar tudo do jeito pensado o mais rápido possível. Mas, e quando é a hora de trocar essa decoração? O coração chega a apertar, mas esse dia chega!

A nossa filha Joana está para fazer 2 anos. Isso nos fez chegar à conclusão que a decoração do quarto dela precisa ser mudada. Trocar berço por cama, tirar itens de decoração de bebê atualizando por uma decoração da idade dela, proporcionando mais autonomia para ela.

Pensando nessa fase, decidi compartilhar algumas dicas que pensamos e pesquisamos para esse momento.

O quartinho dela foi pensado com muito amor, carinho e cuidado, como acreditamos que todos os pais fazem! A gente sabe que quando engravidamos, queremos proporcionar ao nosso filho tudo do bom e do melhor. Nos esforçamos para decorar de um jeitinho que nos agrade e gere conforto ao bebê com os melhores berços e objetos que vimos nas lojas.

Nossa vida agora gira em torno da vida do bebê. Nos realizamos nele, nossa alegria está atrelada a cada coisinha que preparamos para ele. Nossos filhos se tornam prioridade, deixando coisas que nós precisamos ou queremos para segundo plano.

Como preparamos o quarto do bebê

A primeira coisa que pensamos para o quartinho foi o berço. Nosso desejo era por um que virasse cama, essa era a única exigência do berço, pensando na durabilidade. Agora, em nossa transformação do quarto, também é a primeira coisa que queremos mudar!

O nosso berço ganhamos do meu sobrinho. Ele estava justamente nessa fase em que chegamos, a de troca dos móveis e decoração do quarto da criança. Nós temos muita coisa para pensar, planejar e alinhar, principalmente financeiramente falando, por isso toda ajuda é bem-vinda! Esta é uma dica que quero deixar, pois muitas vezes podemos ficar sem graça de pedir ou aceitar alguma coisa. Tudo o que puder aproveitar de algum familiar, amigo ou conhecido, não se acanhe e peça!

Feiras de bebês

Tanto para montar o quarto do bebê que está para nascer, como para transformar o quarto, a feira é uma excelente opção.

Na época que montamos o quartinho dela os eventos presenciais ainda aconteciam. Por 4 vezes fomos à feira do bebê, que acontece em alguns lugares do Brasil, de tempos em tempos, para finalizar o enxoval.

As feiras são ótimas opções para quem busca melhores preços. Lá, além de produtos mais em conta, são vários expositores lado a lado, então é possível comparar os preços de uma forma fácil, prática e com pouco tempo. Porém é sempre bom avaliar bastante o que se compra nas feiras, pois nem todas as lojas são de qualidade e não será possível a troca depois. Mas se você está em busca de preço bom, lá é o lugar ideal.

Os móveis do quartinho dela compramos em uma das nossas idas as feiras. Como disse, precisamos pensar em praticidade, beleza, espaço e, principalmente, pensar em moveis de boa qualidade, que vão durar.

Compramos um kit com guarda-roupa e cômoda, um conjunto, e fizemos aquele esquema de trocador em cima da cômoda.

A Pintura do quarto foi feita na cor de cinza claro e colamos umas bolinhas adesivas. Hoje, pensando em trocar a arrumação quartinho, eu não teria colocado as bolinhas adesivas, pois para retirá-las acaba tirando um pouco da tinta da parede. Então se a gente quiser continuar com a parede cinza e sem as bolinhas, vamos ter que reforçar a pintura.

Quanto a decoração restante, colocamos quadrinhos e alguns enfeites com ursinhos.

Chegamos nos 2 anos

Chegou a hora de transformar o quarto da criança! Chegamos numa fase que ela já não é mais um bebê para estar no berço. Joana demonstra muita vontade em ser independente, e entendemos que é importante e necessário incentivar essa independência. Ela busca autonomia para brincar, para trocar de roupas, para ajudar o papai e a mamãe em tudo.

Nessa fase a criança desperta interesse em tudo que vê os adultos fazendo. Ela quer ler, brincar, fazer comida, tomar banho sozinha e até ajudar nos afazeres domésticos. Joana quer ajudar em tudo, fazer tudo e ainda briga quando a gente não deixa. Este é um dos principais motivos pelo qual estamos para mudar a decoração do quarto da joana, pensando em adaptar de uma forma que proporcione essa independência.

A fase também é de uma curiosidade aguçada, que gosta de descobrir novas coisas e novas brincadeiras, então proporcionar o fácil acesso do bebê aos seus brinquedos é uma ideia muito legal, uma ótima adaptação de fazer.

Sendo assim, decidimos mudar alguns itens do quarto dela para que ela tenha ainda mais autonomia nas suas brincadeiras, na hora de desenhar, de dormir e até mesmo de acordar, podendo levantar e brincar sozinha.

Quais foram as adaptações pensadas

Dentro do que podemos fazer no momento por questões financeiras e de tempo também, escolhemos alterar o berço para cama. Não gostamos muito da cama que o nosso berço se transforma, achamos ela alta, e por isso optamos por uma cama montessoriana, que é indicada para uso a partir de 2 anos. Antes disso o berço ainda é a melhor opção para seu filho.

A cama montessoriana dá liberdade e independência. O método Montessori ensina que todos os objetos e pertences da criança devem estar ao alcance dela. Aqui em casa, após estudar sobre esse método, chegamos à conclusão que é o mais indicado para nossa filha.

Sendo assim, achamos que a cama desta forma será muito útil, além de segura para ela, ou seja, ela não corre o risco de cair no chão e também poderá deitar e sair da cama sozinha.

Mesinha para atividades

Nossa Joana gosta muito de pintar, de desenhar, brincar de massinhas e também de trabalhos manuais. Pensando nisso optamos por também colocar uma mesinha baixa para ela, desta forma ela terá um lugar para brincar. Hoje em dia ela só tem uma mesinha de montar, que ela adora, mas que não tem espaço para ela brincar das outras coisas e de pintar também.

Quando ela vai brincar de pintar tem sido no chão mesmo que ela fica, e isso faz com que fique aquele monte de papel e lápis espalhados pela casa. É claro que ter uma mesinha pode não mudar tanto a bagunça que fica espalhada, mas acreditamos que ela vai entender que tem um lugar para pintar e fazer as suas atividades manuais, o que também vai facilitar a limpeza da casa, já que ela acaba rabiscando o chão junto com o papel.

 

A decoração do quarto

Sobre a decoração do quarto pensamos na mesinha e em uma pintura nova para a parede, uma transformação simples que faremos no quarto. Nós gostamos como é hoje, das bolinhas adesivas, por isso vamos manter por um tempo. Como em todo o resto da casa, é necessário de vez em quando pintar para limpar a parede, e assim vamos fazer quando for a hora.

Vamos colocar também uma cabaninha para ela brincar com suas bonecas e, cá para nós, toda criança ama uma cabaninha, não é mesmo?

O guarda-roupa e cômoda, como expliquei no início do texto, já compramos pensando em longo prazo e, por isso, eles também vão continuar um pouco mais de tempo.

Como toda criança tem muito brinquedo, precisamos comprar também um baú para ter um lugar para guardar os brinquedos. Tem crianças que possuem um quartinho de brinquedos, que eu acho muito legal, mas outras, como aqui em casa, não temos essa opção. Então todos os brinquedos, cama, cabana, mesinha, armários e decoração precisam ficar no mesmo lugar e se ajeitar certinho, cabe todo mundo! (rsrs).

Prateleira para livros

Essa opção é bem legal de incluir na transformação do quarto. As crianças desta idade gostam e começam a se interessar pelos livros, e também é legal ter eles por perto e ao alcance dos nossos filhos. A Joana gosta muito dos livrinhos de animais e aprende muito mexendo neles. E achamos importante ela ter essa rotina de leitura para desde nova criar o hábito e interesse pela leitura.

É muito gratificante e legal ver o desenvolvimento e crescimento dos nossos filhos. Ajeitar o quartinho quando eles ainda estão na barriga é muito delicioso, assim como adaptar o quartinho quando eles crescem um pouquinho. Fato é que serão para sempre nossos bebês, mas é importante a gente saber a hora de mudar algumas coisinhas.

Aqui em casa deixamos sempre a última gaveta do guarda-roupa acessível para ela pegar algumas roupinhas e bolsas para ela brincar e passear, percebemos que ela gosta disso também. Ela já tem demonstrado interesse e uma certa vaidade para se arrumar, escolhendo suas roupas.

Importante é perceber e entender a hora de transformar o quarto do nosso bebê para um quarto já de uma criança iniciando sua independência. Tanto na parte estética e decorativa como na educação dos nossos filhos é necessário sempre estar atualizando.

Você está na fase de decorar o quartinho e preparar todo o enxoval? Ou já está na fase de adaptar para o seu filho que cresceu um pouquinho? Conte para a gente nos comentários.