Sono na gravidez

Hoje vamos falar sobre o sono na gravidez. Como ter uma qualidade de sono nesse período, além de dar dicas de como aproveitar para descansar em cada fase da gravidez. Citaremos todas as mudanças de sono em cada trimestre para ajudar vocês.

O período da gravidez, principalmente para os papais de primeira viagem, é uma fase de muitas preocupações e incertezas. Além das preocupações, temos também a ansiedade da espera, o que é super comum e normal de acontecer. Isso tudo faz, com certeza, a gente perder do sono.

Algumas mulheres já tem problemas com insônia na sua vida cotidiana, o que pode agravar durante a gravidez, mas hoje queremos dar dicas para que todo esse período seja de sono tranquilo e calmo.

Achar uma posição confortável, sobretudo no final da gravidez, é, sem dúvidas, um grande desafio da gravidez, principalmente no terceiro trimestre.

O sono na gravidez no primeiro trimestre

O primeiro trimestre de gravidez por si só já é um período muito delicado do período gestacional. O psicológico fica confuso, além disso, temos  outros fatores inciais como os terríveis enjoos que acometem os primeiros meses da gestação,além do que a vontade descontrolada de fazer xixi e também a preocupação com o bebê nessa fase inicial em que o corpo tenta o tempo todo rejeitar o novo membro.

Neste período, o aumento do hormônio progesterona pode causa sonolência e muita das vezes a a mulher experimenta a sensação de fadiga e exaustão ao longo do dia. Esse aumento pode prejudicar também as suas atividades comuns. O mais interessante, é que essa sonolência tende a sumir no período noturno, ou seja, prejudica o sono da noite.

Além dos hormônios, os primeiros sintomas comuns da gravidez contribuem para uma noite, digamos, mais agitada. Os peitos sensíveis e doloridos, aumento da vontade de ir ao banheiro, além do aumento de apetite são fatores afetam a qualidade do sono.

Nos primeiros meses o indicado é que você use a sonolência inicial ao seu favor. Tente, na medida do possível, aproveitar os períodos de sono excessivo para o seu descanso. É claro que nem sempre conseguimos, muita das vezes as tarefas e trabalho não nos deixam, mas procure encaixar o descanso na sua rotina sempre que puder.

O sono na gravidez no segundo trimestre

A famosa lua de mel da gravidez chega no segundo trimestre porém para o sono, digamos que não bem assim que acontece, outros fatores são incluídos na rotina da nova mamãe que afetam o sono da mulher.

Neste período as maiores dificuldades são a congestão nasal que é o nariz entupido, que acontece na maioria dos casos devido às alterações hormonais comuns desse período, o que favorece a maior produção e acúmulo de secreções. Algumas mulheres tem câimbras além do crescimento da barriga que dificulta a posição para dormir.

A boa notícia é que os níveis de progesterona continuam aumentando, mas num ritmo mais lento, diminuindo todo o cansaço ao longo do dia. A bexiga libera mais espaço e com isso, a necessidade de ir ao banheiro com frequência também diminui.

No segundo trimestre é comum a gestante ter sonhos diversos e bem estranhos. Neste período também a mulher pode roncar mesmo que nunca tenha acontecido, além do que esse sintoma também pode desaparecer conforme a gravidez for evoluindo.

O sono na gravidez no último trimestre

Ufa, reta final! Será que agora o sono melhora? Infelizmente essa fase é considerada a mais chata para o sono da gestante. Alguns fatores ajudam o sono não ser tão legal.

Aspectos psicológicos como: ansiedade pela reta final da gravidez ocupa muito a mente da nova mamãe. Esse fator faz ela ter sonhos, pesadelos, preocupações com o parto e de como será a nova rotina e isso faz a mulher a ter uma noite de insônia.

Os aspectos fisiológicos também se agravam na reta final como a volta da azia, que acontece muito no inicio da gravidez, as câimbras, o inchaço nos pés. Além disso, a bexiga fica pressionada com o crescimento do bebê e a vontade de ir ao banheiro também, principalmente de madrugada, aumenta muito.

A barriga grande deixa você sem posição para dormir, além do que algumas mamães relatam, que dormir sentada é a melhor posição, mas calma, não precisar entrar em pânico.

Existem posições e dicas que daremos para ajudar a melhorar essa fase final que o próprio nome já deixa claro, está acabando.

O que podemos fazer neste período é procurar ao longo do dia tirar as sonecas e cochilos. Procure descansar sempre que possível.

Dicas de como melhorar o sono na gravidez

Depois de fazer um resumo de como é o sono em cada período da gravidez vamos dar dicas valiosas para que de alguma forma você obtenha um sono melhor e que passe por esse período de gravidez com um sono satisfatório.

  • Como falamos em algumas partes do texto, sempre que puder e tiver um tempinho, descanse, tire cochilos, durma e relaxe a cabeça.
  • Quando for dormir, use roupas confortáveis e deixe seu quarto com uma temperatura boa e escuro para que o dia não atrapalhe o seu sono.
  • Eletrônicos sempre atrapalham o sono em qualquer fase da vida, por isso, evite o uso de tv, celular ou computador perto do horário de dormir.
  • Tente dormir sempre em um horário confortável, não durma tarde para que a qualidade do seu sono seja melhor.
  • Exercícios físicos são muito indicados nesta fase, é claro aqueles que são aprovados pelo seu médico. Procure os exercícios de respiração e relaxamento, certamente eles vão te ajudar na qualidade do sono.
  • A ansiedade, como falamos em algumas partes do texto, ajuda no distúrbio do sono e para que esse sintoma não seja tão ruim, procure conversar com o seu médico sobre sua ansiedade, ele pode indicar alguns exercícios e até mesmo terapia para ajudar.
  • Faça sempre refeições leves, sem fritura e, principalmente no período noturno, evite comer muito ou próximo a hora de dormir. Além disso, o controle da alimentação ajuda a reduzir também os enjoos e as azias.

Algumas posições para dormir

  • Abuse dos travesseiros, os grandes são os melhores para as gestantes e trazem conforto, coloque eles embaixo da perna, um travesseiro entre a barriga e o colchão. Isso irá trazer um relaxamento maior para você.
  • Dormir de lado é a melhor opção, o lado esquerdo facilita a circulação de sangue o que facilita o envio de nutrientes para o bebê e também para o útero. Isso não significa que o bebê sofrerá caso durma do lado direito. Alterne os lados para evitar também as dores.
  • Faça massagens nos pés e pernas para relaxar, tome um banho quentinho antes de dormir, além disso, faça o seu ritual do sono, que ajuda muito a melhorar a qualidade.

O sono da gestante

Realmente não é fácil dormir durante a gestação, cada período tem a sua peculiaridade e dificuldade, mas se atente as dicas e principalmente tente controlar os aspectos psicológicos que influenciam muito nesta fase.

Converse sempre com o seu médico sobre o sono e as suas dificuldades. Ele é a pessoa mais apropriada para te ajudar no que for preciso.

E o seu sono na gravidez? como está? ou para quem já passou, como foi esse período?