Segundo trimestre da gestação ou a lua de mel da gravidez

Segundo trimestre é chamado de lua de mel da gravidez por diversos fatores, um deles é porque os enjoos finalmente acabam e assim a nova mamãe começa a desfrutar da alegria de estar esperando um bebê.

No segundo trimestre a barriguinha começa a crescer ainda mais, alguns exames importantes são feitos e também podemos descobrir o sexo do bebê, caso você prefira esperar para descobrir pela ultrassonografia. Algumas mamães mais ansiosas nesta fase, já descobriram o sexo por meio de um exame chamado sexagem fetal, onde através de uma amostra de sangue você consegue saber o sexo do bebê bem mais cedo do que pela ultrassonografia.

O que pensar e esperar para esse novo ciclo chamado segundo trimestre da gestação? Ele se inicia na 13ª semana e vai até a 27ª.

Quais alterações físicas do segundo trimestre

O seu corpo já está começando a se adaptar aos hormônios e por isso já não sente mais tantas náuseas. Alguns casos eles ficam até o final da gravidez, mas vamos pensar que no geral, eles somem nessa fase e dá abertura para a nova barriguinha que já está crescendo.

O crescimento da barriga é a fase que toda grávida espera desde a descoberta da gestação. Na 13ª semana ela já começa a aparecer, porém é importante frisar que nem todas as barrigas são iguais e por isso pode acontecer de demorar mais um pouquinho, assim como o formato de cada barriga também é diferente. Importante mesmo é a mamãe e o bebê estarem saudáveis.

parto em época de coronavírus

Bebê mexendo, ah que delícia!

É no segundo trimestre que seu bebê começa a brincar de nadar na sua barriga, ele ainda tem bastante espaço para se movimentar. Nem sempre as mamães percebem de primeira que aquele movimento é o bebê, eles parecem umas borbulhas na barriga. As mamães de primeira viagem podem demorar um pouco mais para sentir esse movimento. Na 18ª semana mais ou menos a mamãe começa a entender que aquela borbulha ou aquela batidinha de leve na barriga é o seu bebê, quanta emoção esse momento!

Sono com frequência e insônia

Parece que esses dois nunca andam lado a lado, não é? Pois é, na gravidez eles conseguem ser melhores amigos. O sono excessivo acontece mais no primeiro trimestre, mas em muitas mulheres ele continua no segundo trimestre, já a insônia ela começa de fato do segundo trimestre.

A insônia é causada muita das vezes por conta de desconfortos como falta de ar noturna por causa da posição ou congestão nasal que impede a respiração normal e isso dificulta muito o sono.

Qual a melhor posição para dormir nesta fase

O ideal é que a grávida durma sempre de lado e escolha de preferência o lardo esquerdo, pois no lado esquerdo o sangue que circula para a placenta aumenta e com isso o bebê recebe mais oxigênio e nutrientes.

De bruços não é recomendado, porque comprime a barriga e a mamãe pode ficar com falta de ar. De barriga para cima acontece da mesma forma, pois o peso do útero pode comprimir os músculos da respiração e com isso a mulher acorda mais vezes com falta de ar.

Dores nesse período

Por conta do aumento da barriga e do peso, a mulher pode começar a sentir desconforto como dores na coluna e nos pés, além de câimbras, dores nas pernas e nos braços.

Para diminuir esses desconfortos procure sempre apoiar almofadas nas cadeiras ao sentar, mantenha a coluna na posição correta. Durma com travesseiros entre as pernas e sempre que possível coloque os pés para o alto, desta forma, o sangue circula melhor evitando dores e inchaços também.

Quais os exames as gestantes fazem no segundo trimestre da gravidez

Ultrassom morfológico

Esse ultrassom permite verificar as fases e o desenvolvimento do nosso bebê.

Ela avalia o tamanho do bebê medindo partes como cabeça, abdômen, fêmur e tórax, essa ultra também verifica o volume do líquido amniótico e é essencial para detectar possíveis malformações e anomalias genéticas.

Quais malformações podemos descobrir no ultrassom de segundo trimestre

Espinha Bífida

É um conjunto de malformações congênitas que se caracterizam por uma falha no desenvolvimento da coluna vertebral e uma formação incompleta da medula espinhal e de sua proteção.

Anencefalia

Caracterizada pela ausência do encéfalo e calota craniana, essa má formação acontece durante o 16º e 26º dia da gestação.

Síndrome de Down

Através da ultrassonografia morfológica o médico mede a quantidade de líquido na parte de trás do pescoço do bebê. Crianças com síndrome de Down apresentam maior quantidade.

Hidrocefalia

É o acumulo de líquido cefalorraquidiano nas atividades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo.

Outros exames que fazemos no segundo trimestre da gestação

Altura uterina:

É medida com uma fita métrica, essa medição inicia no osso da região púbica e vai até o fundo do útero. Essa medida serve para avaliar o crescimento do bebê intra uterino. Essa medida acompanha o tempo da gestação, ou seja, se você está com 28 semanas é comum que a altura uterina meça 28 cm.

Pressão arterial:

Esse exame é muito importante pois ele identifica os riscos de pré-eclâmpsia, além do que, pode causar um parto prematuro.

Fibronectia fetal:

É um exame feito através da secreção vaginal que verifica os riscos de um parto prematuro. Esse exame é feito na 22ª semana de gestação.

Urina e urocultura:

Esse exame verifica se a nova mamãe possui infecção urinária, com isso, se der positivo, é necessário tratamento de imediato pois ela pode levar ao parto prematuro se não for tratada imediatamente.

Exames de sangue:

A grávida nesse período repete os exames de sangue feitos no primeiro trimestre como: VDRL, que identifica sífilis, toxoplasmose, que verifica se a gestante está imune a doença. Hemograma completo para verificar anemia e glicose que avalia a possibilidade de diabete gestacional.

Outros exames podem ser solicitados nesta fase, caso o médico entenda que precisa investigar algo além dos exames de rotina.

Desenvolvimento do bebê nessa fase

O segundo trimestre é conhecido também pelo desenvolvimento total do bebê, quando esse trimestre acaba, o seu bebê já está todo formado com suas funções respiratórias, auditivas e musculares em pleno vapor. Seu bebê já treina deglutição e também a sucção.

No segundo trimestre começa a ganhar pelos no corpo, o seu rostinho começa a ganhar o formato do papai ou da mamãe, além de ouvir tudo que se fala do lado de fora da barriga.

Converse muito com o seu filho nesse período, cante e ouça músicas que você gosta, além do que, ele começa a ouvir e identificar as vozes externas, reconhece a voz da mamãe e do papai também.

Seu bebê pode chupar os dedos nessa fase, eles adoram! Algumas vezes você conseguirá ver ele fazendo isso nas ultrassonografias.

Seu bebê também já desenvolveu o órgão genital. É nesse trimestre que você conseguirá saber por volta da 17ª mais ou menos o sexo do seu bebê.

Os chutes do bebê começam a ficar tão intensos que a mamãe pode se surpreender com os pontapés, cotoveladas e até com o bumbum o bebê empurra a sua barriga. Prepare as câmeras para fazer diversos vídeos dele dando piruetas em sua barriga.

tranquilizar para o parto

E o corpo da mamãe como fica

A Barriga já está crescendo, os seios estão produzindo o leite, com isso, estão maiores. É importante se cuidar e preparar para a amamentar, veja neste post (CLIQUE AQUI) sobre como preparar seus seios para esse momento.

Cuide também da sua hidratação, beba muita água e hidrate seus seios e barrigas com cremes específicos para essa fase, além de usar cremes para os pés e pernas, eles vão adorar essa massagem.

O segundo trimestre da gestação é marcado por muitos avanços e ansiedade, porém, precisamos manter a calma. Seu bebê já se comunica com você através dos seus chutinhos.

Aproveite esse momento para pensar nos itens do seu enxoval. Agora que você sabe o sexo do bebê, pode comprar os itens específicos. Pense no chá de bebê que pode ser online ou presencial. Escolha o que for melhor para você e aproveite esse momento com seus amigos e familiares.

Mamãe, essa fase é muito maravilhosa, aproveite cada detalhe. Compreenda que as dores, e desconfortos desse momento vão passar e acredite, você vai sentir falta da barriga. Curta sua barriga que está aparecendo e comece a criar laços com seu filho conversando e cantando para ele.

Prepare seu enxoval, faça os exames necessários no pré-natal e converse com seu médico sobre suas dúvidas. Faça desse momento único e feliz!

Qual fase da gravidez você está? Ficou com alguma dúvida? Nos conte aqui nos comentários!