Rotina do sono do bebê: o que funciona e o que não funciona pra mim

Chegamos a um assunto bem importante, aquele assunto que toda mãe quer saber. Vou falar um pouco sobre a rotina do sono da Joana, o que eu fiz, o que deu certo e o que ainda estou esperando acontecer.

Nos primeiros 3 meses, o bebê dorme bastante, mas precisamos acorda-los para amamentar. Depois dos 3 meses eles que acordam a gente com fome. A partir dos 6 meses o bebê começa com a Introdução Alimentar e aos 7 meses começa a jantar, ou seja, não tem mais a necessidade fisiológica de mamar de madrugada, mas está acostumado com essa rotina e por isso acorda.

Aqui em casa a Joana acorda, pega o peito, não dura 5 minutos e dorme de novo.
Com isso percebemos que não é fome, e sim está acostumada com o peito de madrugada.

Como é a minha rotina do sono

– Banho antes de dormir (18h/19h);
– Janta;
– Penumbra (Aqui funciona mesmo, quando a luz fica ligada ela demora muito mais para dormir, na penumbra ela dorme bem rápido);
– Nos dias que ela fica mais agitada sempre faço chá de camomila com erva doce (a Joana acalma, mas tem bebê que não faz efeito. Lembrando que chá só é indicado para bebês acima de 6 meses);
– Peito para dormir;
– Por volta de 20h ela dorme.

Sonecas

É muito importante para o sono noturno que o bebê tire as sonecas do dia. Elas descansam o bebê e ele fica mais calmo a noite (aqui isso funciona muito bem, Joana tira duas sonecas).

Quando ela não dorme durante o dia, as noites são piores, então não adianta segurar o sono de dia para ter uma noite boa, só piora.

O que não funcionou pra mim

– Sabonetes e hidratantes para sono do bebê (Usei dos 3 aos 6 meses e não teve diferença);
– Chá de camomila na água do banho (Pra mim só funciona quando toma o chá);
– Jogar uma tampinha de álcool na água do banho também não funcionou;
– Tentar fazer o bebê dormir sem peito.(Tentei diversas vezes e só piorou porque chorou, entrou em efeito vulcânico e demorou ainda mais para dormir);
– Tirar aos poucos o peito da madrugada, já tentei só ninar ela, mas ela chora muito e a noite vira um caos.

Conclusão

A Joana, como eu disse, ainda acorda muito a noite, ainda estamos tentando novas alternativas para ter a noite dos sonhos, mas já conseguimos estabelecer horário para ela dormir com essa rotina, o que já é um avanço.

Bom, é isso, espero ter ajudado vocês com esse post. Quando ela começar a dormir a noite toda, eu volto para contar a experiência. É muito importante saber que é super normal o bebê acordar de madrugada, não se desespere, tente sempre manter a calma mesmo quando tudo estiver um caos, é bem difícil mas o bebê fica mais tranquilo quando estamos tranquilas.

E você mamãe, já tem uma rotina de sono com seu bebê? Como está sendo essa experiência? Você pode compartilhar suas experiências conosco através do instagramCLIQUE AQUI!