Resguardo: o que é permitido neste período

O resguardo, que é conhecido como quarentena ou puerpério é o período em torno de 30 a 40 dias após o parto, no qual o corpo da mulher está voltando aos poucos por conta das modificações que sofreu durante a gestação e o nascimento do bebê.

 A principal restrição nesta fase é a restrição sexual, a fim de evitar complicações infecciosas graves, por isso é pedido esse tempo, pois o útero precisa de um tempo para cicatrizar corretamente todas as lesões provocadas pelo descolamento da placenta, e a relação sexual neste período pode ser prejudicial por conta da abertura do colo do útero.

É importante se resguardar até avaliar o retorno da vida sexual com o seu médico pois mesmo depois do período de 30 a 40 dias, a mulher pode apresentar feridas na região genital ou também no corte feito em casos de cesariana e por isso sentir algumas dores afetando assim o desejo de ter relações sexuais com o seu parceiro.

Libido da mulher

Ao longo da gravidez as mudanças hormonais e físicas da mulher acontecem de forma intensa. Nos três trimestres de gravidez o interesse da mulher pelo sexo muda. No primeiro trimestre por conta das náuseas e enjoos a mulher perde o interesse nesta época e também mistura com o medo de acabar tendo um aborto espontâneo que nessa fase é muito comum e todo cuidado é pouco.

Segundo trimestre

No segundo trimestre a libido da mulher aumenta por vários fatores, o primeiro é que sem náuseas e enjoos a vontade de ter relações sexuais começa a voltar, além disso, muitas gestantes se sentem mais bonitas e com mais energia. Neste trimestre a irrigação sanguínea na região pélvica aumenta e isso também faz com que as mulheres tenham mais sensibilidade nesta região, o que aumenta o prazer e a vontade de ter relações com o seu companheiro.

Terceiro trimestre

Com a barriga maior, as posições ficam mais difíceis, mas é super possível fazer sexo com o barrigão e ao contrário do que muitos casais pensam, fazer sexo na gravidez não causa nenhum dano ao bebê, nem no primeiro trimestre, que é o mais sensível e nem no último que o bebê já está grande. É claro que a gravidez precisa estar sempre correndo bem e de forma satisfatória pois em alguns casos, quando se é necessário fazer repouso a relação sexual fica restrita.

O sexo no terceiro trimestre pode acontecer até o momento do trabalho de parto. No final da gravidez o sexo ainda ajuda a induzir o parto, principalmente nos casos em que já se passaram das 40 semanas e nada do bebê nascer. Por isso que tal você praticar o sexo para ajudar?

E a libido no pós-parto como fica?

Após o parto é normal que a vontade sexual da mulher diminua durante algumas semanas, além de ser necessário por conta do fechamento do colo do útero, como falamos, a mulher perde essa vontade por conta dos hormônios da amamentação que fazem a mulher perder a vontade.

Erros cometidos no resguardo

Carregar peso

Não levante ou carregue peso, seja ele o seu filho mais velho ou empurrar sofá pois no parto muita das vezes leva a distensão dos ligamentos e musculatura  do períneo da mulher e por isso se fizer pressão nesta região como carregar peso, o retorno desses elementos ao que era antes do parto fica prejudicado, principalmente as mulheres que fizeram parto normal e precisaram de episiotomia pois e um corte que precisa ser cicatrizado.

Não descansar neste período

O descanso da mulher é essencial para que a cicatrização do canal de parto e a recuperação da mulher seja com sucesso. Alguns médicos afirmam que a mulher que descansa pouco, acaba ficando mais estimulada e estressada, além disso, pode prejudicar também a produção do leite.

Beber pouca água

Para que a produção do leite materno seja eficiente a mamãe precisa ingerir uma grande quantidade de água para que fique hidratada e também hidrate o seu bebê. Se a gestante ingerir pouca água, a perda pelo leite vai fazer com que o que seria filtrado pelos rins ou eliminado nas fezes se torne menor, sendo assim a urina fica com uma concentração maior e também o tempo de intervalo para fazer xixi aumenta, por isso, a mamãe corre o risco de ter uma infecção urinária.

Neste caso sempre que for amamentar beba água para que esteja sempre hidratada. Beber pouca água também leva ao ressecamento das fezes o que pode levar a quadros de hemorroidas ou fissuras anais.

Usar medicamentos sem indicação

Fique sempre atenta aos medicamentos contraindicados na fase da amamentação, se atente e se informe com o seu médico sobre quais você pode tomar nos casos de alguma necessidade como dor ou qualquer outro problema que necessite ser medicado imediatamente.

Cuidado com a sua alimentação

A mãe nesta fase precisa cuidar bem da sua alimentação. Evite alimentos gordurosos, frituras e também bebida alcoólica. Alguns minerais são essenciais para o fortalecimento do organismo e para a produção do leite.

O Cálcio é um mineral muito importante pois se a mãe não tomar a quantidade suficiente de Cálcio, pode acontecer dele sair dos ossos e a mulher ficar fragilizada.

O ferro também importantíssimo nesta fase e é normal que haja uma perda desse nutriente no parto por conta da quantidade de sangue que se perde. Nesse período pós-parto, também é importante enriquecer a alimentação com alimentos que tenham bastante ferro, como carnes vermelhas, beterraba, folhas verde-escuras, entre outras.

Engravidei no resguardo e agora?

Diferente do que muitas mulheres acreditam, a mulher pode sim engravidar no resguardo. É muito importante que você preserve o resguardo para que todos os seus órgãos e o cólo do útero volte ao normal o mais rápido possível, mas se acontecer de você engravidar no resguardo o ideal é que você vá em  seu médico e siga as orientações recomendadas por ele.

O mais difícil de engravidar no período do resguardo é que, principalmente para as mamães de primeira viagem, cuidar de uma nova gravidez com um bebê pequeno é um desafio enorme.

Como evitar uma nova gravidez após o parto

Procure o seu médico para começar o uso do anticoncepcional. Existem diversos métodos de se prevenir, pode ser usando o Diu ou camisinha que hoje são os únicos métodos anticoncepcionais que não possuem hormônios ou você pode optar também pelo método tradicional que é o anticoncepcional.

Importante saber que provavelmente você mudará o seu remédio anticoncepcional de costume, pois quem amamenta só poderá tomar remédios com progesterona isolada. Existe a opção de injetável  em que a mãe toma de 3 em 3 meses.

Todos esses métodos podem ser iniciados logo após o puerpério, por isso a importância de não ter a relações sexuais neste período.

Contextualizando sobre esse período

O período do resguardo ou puerpério é um período delicado na vida da nova mamãe, são mudanças hormonais, físicas e além disso ainda tem um bebê para cuidar.

Sobre a vida sexual, o ideal é que o resguardo não seja quebrado e o casal espere esse período passar para que volte tudo como era antes.

Mamãe, lembre sempre de cuidar da sua saúde, com bastante líquido e uma alimentação equilibrada já que agora você precisa se nutrir e ainda alimentar o seu bebê.

E você? Fez todas essas dicas? Conte para a gente nos comentários a sua experiência com puerpério.