Queda durante a gravidez – O que fazer

Quando a mulher está grávida, os alertas para riscos de acidentes aumentam ainda mais.

Um dos maiores  está voltado para possíveis quedas, especialmente no primeiro e último trimestre da gravidez.

Nesses casos tem que manter a calma e ter noção exata do que se deve fazer porque agir corretamente pode evitar maiores problemas na saúde da mamãe e do bebê.

A grávida e o risco de queda

Devemos ficar atentos para a queda durante a gravidez porque durante as semanas que a mulher está gerando seu bebê o seu centro de gravidade é visivelmente alterado, e por isso nota-se mudança na sua forma de andar.

Por esse motivo fica ainda mais difícil de se manter o equilíbrio, podendo ocasionar quedas.

A gravidade da queda em grávidas

palpite de familiares e amigos durante a gestação

Felizmente o corpo tem diversas formas de se proteger de quedas, e na maioria das vezes  o útero não sofrerá impactos e maiores danos.

Claro que estamos falando de quedas menos agressivas e de pequenos impactos. De qualquer forma, é sempre preciso ficar atenta para possíveis alterações e no surgimento de sinais e sintomas que possam surgir após a queda.

Como a grávida pode prevenir quedas

Pré-natal

Sabendo que durante a gravidez a mulher fica mais propensa a quedas, é possível tomar providências para evitar quedas e maiores danos.

Separamos algumas ações que podem ser tomadas por você e sua rede de apoio:

  • Usar sapatos com solado antiderrapante: Saiba que isso pode ajudar muito quando se tem que andar por superfícies de solos mais lisos ou que estejam molhados.
  • É sempre bom evitar saltos mais altas durante o período da gestação: Devido a alteração no centro da gravidade da gestante, usar salto alto pode facilitar ainda mais o risco de queda.
  • Ao subir escadas, usar sempre corrimão ou outro método de apoio: Subir escadas pode ser uma ação não tão segura. A grávida sempre deverá estar se apoiando em corrimões ou algo sustentável, como as mãos de alguém que sustente seu peso.
  • Não correr : Mesmo que se tenha pressa para resolver algo, não se deve correr. Uma queda, em condição de corrida pode ser extremamente perigosa.
  • Tenha pontos de apoio no banheiro. O banheiro sem dúvidas é um dos lugares que requerem mais atenção da grávida . Além de ser um lugar que possivelmente passe boa parte do tempo molhado, ele é pequeno e cercado de pontos de alterar como vaso sanitário, pia, Box e outros.

A prática de esportes e a queda na gravidez

Praticar esportes está entre uma das maiores mudanças no período de gravidez da mulher moderna.

Antes a mulher grávida era envolvida pelo mito que o esporte prejudica a gravidez e o bebê.

Hoje, com a atualização dos estudos vemos que não é bem assim. Se a mulher estiver levando uma gravidez tranquila, e com liberação do seu médico obstetra ela deve e pode praticar exercícios físicos porque essa ação ajuda no controle de peso, aumenta a autoestima, ajuda a preparar para o momento do parto, e outras coisas.

A recomendação é que tudo que se cá fazer tenha liberação do médico, e seja feito com acompanhando e segurança de um profissional capacitado da área.

Os esportes mais indicados pelos médicos, por questão de segurança são os praticados na água pois os riscos de grande impacto e quedas são amplamente minimizados.

Geralmente os exercícios feitos em solo são os que devem ser praticados sentada, deitada ou ajoelhada.

Queda na gestação e quando procurar ajuda

Claro que nem toda mulher sofrerá algum tombo durante a gestação, mas é certo que a probabilidade disso acontecer é bem maior.

Por isso, devemos ficar atentas e repassar para pessoas que terão contato direto e acompanharão a mulher grávida, de como é quando proceder pedindo ajuda médica.

O primeiro passo é que se houver queda, por menor que seja, isso deve ser comunicado com alguém de sua rede de apoio, seja papai, familiar ou Funcionário. Isso deve ser feito porque depois de uma queda, sintomas devem ser observados para então poder saber sobre seguir ou não para uma unidade de pronto atendimento.

Aqui, vamos deixar casos que não devem ser ignorados e se deixar de comunicar ao médico obstetra ou procurar uma urgência e emergência:

  • Perda de líquido amniótico
  • Fortes dores na região do estômago, pélvica ou útero.
  • Sentir contrações mais doloridas e ritmadas.
  • Sentir o bebê mexer com menos frequência ou parar de mexer totalmente.
  • Sangramento pela vagina.
  • Cair com impacto direto na barriga.
  • Outros

Queda da gestante e o atendimento

Provavelmente as pessoas possam se perguntar  como uma gestante é atendida em um pronto atendimento e o que vai acontecer lá.

Bom! Primeiramente devemos assegurar que as grávidas que sofreram quedas e que estão com alguma perda ou dor intensas tem preferência no atendimento, devido a possibilidade de gravidade.

Primeiramente, em consultório, o médico irá observar se há e quantas lesões existem que precisem de tratamento, como torções, fraturas ou algo mais agressivo.

Logo depois, irá observar os sinais do bebê…

Ele poderá pedir exame de ultrassonografia para ouvir os batimentos do bebê, ver a quantidade de líquido amniótico, condições da placenta e outras coisas…

O médico pode pedir cardiotografia, que é um monitoramento das contrações do útero e batimentos do coração do bebê.

O médico só fará a liberação da gestante se observar que está tudo bem, e que a ida da gestante para casa, nesse momento, não ofereça riscos à saúde.

A Lá Vem Bebê e você

A Lá Vem Bebê participa de todos os momentos com você. A nossa intenção é estar perto em todos os momentos, te ajudando e apoiando, trazendo segurança e empatia. Saiba que por mais alarmante que situações de urgência possam ser, você terá com quem contar.

Ao disponibilizarmos os conteúdos, pensamos em você a cada etapa do processo, principalmente na elaboração de conteúdos sustentáveis e seguros. Para continuar nos acompanhando,: