Qualidade do sono na gravidez

A notícia da chegada do bebê é algo sem explicação mesmo. Dentre as comemorações e aflitos, uma das coisas que com certeza as mamães pensam, é a mudança em relação a sua rotina de sono antes e depois da gravidez.

Se você também pensou sobre isso, calma! Você não está sozinha. Isso é completamente normal, pois ainda no primeiro trimestre, as mamães já experimentam e apresentam algumas variações em relação ao sono, principalmente no aumento do período em que ficam mais sonolentas e indispostas.

A importância da boa qualidade do sono na gravidez

Você e outras pessoas podem se perguntar o porque a falta de qualidade de sono influência tanto para uma gravidez saudável, e porque está entre os assuntos mais abordados nos consultórios médicos e conversas entre amigos e familiares.

É fato que um bom sono está mais ligado a qualidade do que a quantidade. Isso acaba nos preocupando. Grande parte das mamães são ativas hoje em dia, tanto as que trabalham fora de casa, em altos cargos ou as que ficam em suas residências fazendo papéis importantes e indispensáveis para o dia a dia de outras pessoas, seja pai, companheiro, mãe, outros filhos e demais pessoas…

Noites de sono perdidas fazem diferença na vida de uma gestante, independente de qual etapa da gravidez ela esteja. É fato que a futura mamãe precisa descansar, mas quando isso fica de forma incontrolável, acaba afetando seu psicológico e o bem estar físico.

O melhor é dormir demais ou privar o sono?

Certamente a grávida possa estar ouvindo constantemente “Descansa bastante agora, pois mais tarde você estará querendo dormir e não vai conseguir.”

Esse conselho seria maravilhoso se pudesse ser cumprido de forma simples e sem empecilhos. Cada fase da gravidez tem seus pontos principais, de encantos e também de desafios. A ansiedade em resolver tudo logo pode não ser amiga da mamãe durante as semanas, desde o início da gravidez até o dia do parto.

Portanto, nem dormir demais e muito menos se privar de sono, vai te dar garantia na hora de repor as energias. Elaborar estratégias para lidar melhor no dia a dia, vai te ajudar diretamente no sono da noite, que é quando nos cobramos mais quanto ao tempo e características desse sono.

São tantas coisas pra pensar, não é mesmo?

Quartinho do bebê, enxoval, decisões sobre via de parto, organização financeira, chá de bebê, adaptação de família, entre outras…

Sabemos que tudo isso é quase que inevitável, mas manter a serenidade nesse período faz parte do processo de uma gravidez saudável.

O primeiro trimestre e a mudança na rotina do sono

Não é uma regra geral, mas no primeiro trimestre da gravidez, especialmente nas primeiras semanas, até mesmo quando não sabem da gravidez ainda, a maioria das mulheres relatam sentir muito sono e uma sensação de cansaço. Isso é absolutamente entendível porque esse é um período que a concentração de progesterona está bem maior, além da circulação de sangue, que fica maior para que o organismo se adapte para distribuir sangue para o corpo todo e fornecer para o bebê também.

Esse é um fator que chama a atenção das mamães, até mesmo quando ainda não tem a confirmação da gravidez. Mas como sabemos que cada organismo tem sua particularidade, outro grupo de mulheres relata a diminuição de sono, e por vezes até episódios de insônia.

A alimentação influenciando no sono

Certamente, você já ouviu falar que somos o que comemos. O sentido real disso é que entendamos como a alimentação influência no nosso corpo e mente. Uma alimentação balanceada e equilibrada pode ter impacto direto na melhoria da sua qualidade do sono.

Hoje, muitas grávidas são orientadas e optam diretamente por manter um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar para acompanhar sua saúde e do bebê. Isso inclui obstetra, fisioterapeuta, cardiologista, nutricionista e outros profissionais.

O Nutricionista ajudará a diminuir desconfortos e criar estratégias saudáveis de alimentação durante a gravidez. Sabemos que a gravidez não é um período de fácil qualidade de alimentação para a maior parte das grávidas. Os enjoos, as oscilações de equilíbrio psicológico, alterações hormonais e outros fatores acabam impactando certeiramente na forma em que essa mulher se alimenta, e se não conseguirmos a estratégia mais assertiva, com certeza o sono pode ser impactado.

Praticar exercícios físicos ajudam na qualidade do sono da mamãe

A prática de atividade física são recomendadas por diversos aspectos durante a gravidez. Seus benefícios são inúmeros, principalmente em gestações tranquilas e sem riscos.

Dormir bem e praticar atividades física se complementam. O aumento de hormônios envolvidos e liberados durante a pratica de atividade física, agem na dimidiações da depressão e do estresse. Isso melhora as taxas de melatonina, melhorando as características do sono, principalmente a noite.

Normalmente, essas práticas são recomendadas em grande números a partir do segundo trimestre, que é quando diminui muito o risco de perdas ou de prejuízos para o bebê. Lembre-se que é importante pedir opiniões e autorização para seu médico sobre tudo isso. Fazer as coisas com segurança causa harmonia para a gestante e sua família.

As práticas de atividades físicas tem variação de impacto e intensidade. Isso depende do estilo de vida e saúde na mamãe na gestação.

Geralmente, sim, é normal dormir muito durante a gravidez. Como você viu anteriormente, muitas mulheres aumentam suas horas de sono devido, entre outras coisas, ao cansaço e às preocupações. Por isso, se você dorme por muitas horas durante o período de gestação, não há motivo para preocupações.

Dormir é fundamental para recarregar as baterias durante a gravidez. Apesar disso, você não tem conseguido descansar? Veja tudo para você aproveitar bem o travesseiro – afinal, depois que o bebê chegar, isso vai ficar um pouco mais difícil..

O sono e sua relação no segundo trimestre da gravidez

A maior parte das gestantes relata que esse é o trimestre mais tranquilo durante a gravidez, em relação ao sono. Geralmente, as sensações que causam mal estar, náuseas e outros sintomas bem típicos da gravidez, vão diminuindo durante o segundo trimestre, isso acontece também porque o corpo da mamãe já está mais adaptado às mudanças necessárias para abrigar o bebê em seu corpo.

Nesse período, também pode ser que práticas que estavam restritas durante o primeiro trimestre da gravidez sejam liberadas, e isso ajuda a melhorar a autoestima da mulher nesse período, e consequentemente trazem hormônios que melhoram a qualidade do sono nesse sentido.

A temperatura corporal influenciando no sono da gestante

É comprovado cientificamente que a gestante tem a temperatura do corpo aumentada durante esse período, devido as alterações hormonais. Isso acontece por conta da grande quantidade de hormônios.

Especialmente nas futuras mamães, que moram em regiões mais quentes ou que estão passando por períodos do ano em que a temperatura está mais elevada, percebemos que o incômodo é ainda maior, e a qualidade do sono cai ainda mais, devido ao desconforto.

Dica: Use roupas leves, e procure se refrescar com um bom banho próximo ao horário do sono. Adapte sua cama com um enxoval mais leve e com sensação de toque mais frio.

O sono e o terceiro trimestre da gestação

Chegando o trimestre mais aguardado da gestação pela grande parte das mamães, porque a chegada do bebê já está próxima e todos já poderão ver seu rostinho. Esse trimestre traz consigo os maiores desconfortos relatados pelas mamães. Isso inclui:

-Dores nas costas;
-Sensação de peso;
-Vontade de urinar aumentada durante o dia, e maior ainda durante a noite;
Os movimentos do bebê, que podem ser sentidos com mais intensidade, porque seu espaço está ficando bem diminuído;
Ansiedade pra chegada do bebê;
-Dores nas pernas;
-Dificuldade pra respirar;
-Intestino preso, devido o crescimento do bebê, comprimindo alguns órgãos, inclusive o intestino;
-Dificuldade em encontrar uma posição para dormir;
-Outros.

O terceiro trimestre realmente é um período de muitos desafios, e as mamães devem procurar formas de amenizar alguns incômodos, como as horas diminuídas de sono.

As mamães acabam ficando sem entender como, apesar do cansaço, não conseguem deitar e descansar como deveriam. Isso acaba trazendo irritação e um pouco de nervosismo para algumas, pois com o puerpério se aproximando, e a certeza da privação de sono, as mulheres queriam aproveitar para descansar e manter as baterias sempre carregadas.

A importância da rede de apoio

A rede apoio é fundamental para as mamães, e isso inicia antes do bebê nascer. Com as oscilações hormonais, as mamães acabam ficando mais sensíveis e necessitando de apoio.

Sempre explique aos seus familiares e amigos sobre seus anseios e quais alterações físicas está sentindo. Peça ajuda para o que precisar, seja na arrumação do quarto do bebê, na organização do chá de bebê, rotina com a casa, atividades de entretenimento e outras coisas que possam estar lhe afligindo, inclusive com seu parceiro.

Nosso muito obrigada pela confiança

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos aqui para te dar suporte e ajudar durante esse período. Estar perto de você e acompanhar cada momento, cada etapa nos causa satisfação. Se sinta acolhida e saiba que tem com quem contar.

Para acessar nossos conteúdos, nos acompanhe também em nosso facebook, instagram e site.

Um grande abraço!