Principais incômodos na gravidez – Dicas valiosas

Um bebê vai chegar e uma nova mulher vai nascer junto. A gravidez não é um período tão fácil e a maioria das mulheres passam por alguns incômodos rotineiros nessa época. 

É preciso manter a calma e aprender estratégias para diminuir e, quem sabe, amenizar completamente esses transtornos.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê falaremos sobre alguns incômodos comuns na gravidez, e como podemos fazer para reconhecer e amenizar esses sintomas.

O início da gravidez

Impossível não concordar que a gravidez mexe com a parte física e emocional da mulher. Durante as fases da gravidez, observamos as mudanças e adaptações do corpo. Esses sintomas e sinais variam de grávida para grávida, assim como a intensidade e tempo que permanecem.

Geralmente, no período inicial da gravidez, em especial até a décima segunda semana, a mulher passa por períodos de incômodos comuns, como enjoos, alterações de pressão arterial, estafa, cansaço e outros.

Essa é uma fase em que a grávida precisa de muito apoio do parceiro, amigos e familiares, especialmente para reconhecer como o corpo reage e melhorar esses incômodos.

Os enjoos na gravidez

Infelizmente ainda não se descobriu uma receita para se acabar com todos os enjoos que aparecem para a maioria das mulheres durante a gravidez. Esse incomodo que pode abalar a mulher fisiologicamente e psicologicamente, é um dos mais temidos e discutidos entre pacientes e obstetras.

Durante as consultas de pré-natal, as grávidas devem pedir orientação médica, caso esse sintoma prejudique suas funções da rotina diária.

Observe algumas formas de amenizar esses enjoos:

  • Dica 1: É hora de dar preferência para o consumo de alimentos gelados ou frios. Alimentos que em baixas temperaturas ou ambiente, tendem a exalar menos cheiro e provocam menos enjoo.
  • Dica 2:  A água com gás costuma ser uma ótima opção, e ainda ajuda a controlar a vontade de quem gosta de consumir refrigerantes, e deseja evitar.
  • Dica 3: Diminua a quantidade e frequência das refeições. Consuma alimentos em porções menores e não demore um intervalo longo de um consumo para outro.
  • Dica 4: Mantenha um biscoito de água e sal na bolsa. Isso ajuda em equilibrar a pressão e glicemia em situações que não tem como parar para fazer uma refeição mais elaborada, e você se encontra em necessidade de consumo de algum alimento.
  • Dica 5: Evite frituras. Prefira alimentos cozidos, assados ou grelhados.

Dores de cabeça na gravidez

Alguns dos incômodos mais comuns que aparecem durante a gravidez são as dores de cabeça. Elas são bem mais rotineiras no primeiro trimestre da gravidez, e depois tendem a amenizar ou desaparecer. Os motivos podem ser inúmeros e sempre é importante observar e identificar a causa.

Vamos deixar algumas dicas de como driblar esse incomodo que traz mal estar e desgaste:

  • Dica 1: Aplique compressa de água gelada na testa.
  • Dica 2: Faça massagens na região da testa
  • Dica 3: Diminua as luzes artificiais, quando a dor de cabeça começar a incomodar.
  • Dica 4: Aumente o consumo de água.
  • Dica 5: Evite ou diminua a quantidade de chocolate e cafeína.

Inchaço e seus incômodos

Os inchaços costumam aparecer no terceiro trimestre da gestação e costuma incomodar e, em proporções maiores, preocupar as mamães e familiares do bebê que ainda está no forninho.

O inchaço pode ser observado em várias regiões do corpo, mas geralmente fica mais visível em pernas e pés.

Veja algumas dicas para amenizar essa condição:

  • Dica 1: Mantenha pernas e pés elevados. Isso ajuda a ativar a circulação sanguínea.
  • Dica 2: Faça compressas em um recipiente, mergulhando os pés.
  • Dica 3: Faça massagens relaxantes constantemente. Além de melhorar o inchaço, ajuda a diminuir os estresses.
  • Dica 4: Realize drenagens linfáticas com profissional capacitado.
  • Dica 5: Aumente a ingestão de líquidos, em especial a água.

Dores nas costas

Provavelmente você já deve ter visto uma mulher com o barrigão da gravidez levantar e colocar as mãos nas costas.

Levantar e colocar as mãos nas costas passa a ser um movimento rotineiro para as gravidinhas. Com o crescimento do bebê, tudo vai ficando mais apertadinho, pressionado e pesado. Isso afeta a coluna diretamente, e quanto mais o bebê cresce, maior a queixa e estresse com essas dores.

Nós temos algumas dicas para ajudar a amenizar essa dor que incomoda e pode até causar estafa física.

  • Dica 1: Faça compressas com bolsas térmicas na região da coluna.
  • Dica 2: Durma sempre para o lado mais confortável.
  • Dica 3: Use travesseiros específicos para a gravidez, especialmente na hora de dormir.
  • Dica 4: Faça o controle do seu peso. O aumento de peso excessivo tende a prejudicar a coluna.

Urina excessiva a noite

Quanto mais a barriga cresce, mais o bebê comprime os órgãos da mamãe, incluindo a bexiga. As grávidas se queixam de especialmente ao chegarem no terceiro trimestre, as idas ao banheiro pela noite se tornam mais frequentes, e isso acaba atrapalhando a qualidade do sono e descanso da mamãe.

Mesmo sendo uma queixa bem comum, ainda não temos uma fórmula mágica de como resolver esse incomodo, mas temos dicas bem pontuais de como melhorar, proporcionando mais conforto para a mamãe.

  • Dica1: Diminua o consumo de água na parte da noite. Se programe para ingerir a maior quantidade de líquidos até final da tarde. A bexiga não ficará tão cheia e as idas ao banheiro diminuirão.
  • Dica 2: Ao ir ao banheiro, incline-se para frente durante fazer o xixi, para secar a bexiga o máximo que puder.
  • Dica 3: Procure se manter calma antes de deitar para dormir. A ansiedade e nervosismo já tendem aumentar naturalmente a vontade de ir ao banheiro. Para quem fica com emoções afloradas, isso causa a falta de sono e mais visitas ao banheiro.

Quando o incomodo é preocupante

Podemos ver que existem muitos incômodos que aparecem durante a gravidez, e saiba que se sentidos em intensidade exacerbada, pode ser motivo de alerta.

Converse com seu obstetra sobre os sintomas que estão fazendo parte do seu dia a dia, e aqueles que você acha que podem aparecer. Seja sincera e pergunte quando e como agir. Esclareça em qual momento esse sintoma deixa de ser uma condição normal, e passa a ser preocupante e que pode afetar a sua saúde e de seu bebê.

Alguns médicos preferem deixar prescritos alguns medicamentos para serem tomados, caso necessário pela gestante, justamente como forma de prevenir a automedicação e causar prejuízos para a gestação.

Por isso, aconselhamos que a gestante sempre leve um checklist de perguntas importantes sobre esse período, e o que fazer em caso de não estar em acesso médico. Essa precaução pode ser um diferencial para a sua saúde física e emocional durante a gestação.

A falta de ar durante a gravidez

Suspirar, puxar o ar, respirar fundo… esses movimentos respiratórios vão ficando mais intensos, conforme o bebê vai crescendo e o diafragma vai sendo pressionado.

A falta de ar é um sintoma bem comum na gravidez, e dependendo da intensidade, pode causar sérios episódios de mal estar na mamãe.

Aqui estão algumas estratégias para melhorar esse incomodo:

  • Dica 1: Use roupas leves e confortáveis.
  • Dica 2: Ande devagar e faça movimentos mais lentos.
  • Dica 3: Durma deitada sobre seu lado esquerdo.
  • Dica 4: Faça exercícios respiratórios regularmente.
  • Dica 5: Use sapatos confortáveis.
  • Dica 6: Procure ambientes arejados.

Azia e má digestão na gestação

A sensação de queimação pode incomodar algumas mulheres durante a gestação. Existem relatos de grávidas que nem sabiam o que era azia ou má digestão antes da gravidez, por nunca terem sentido, mas que acabam tendo impactos com esses sintomas no período gestacional.

No início da gestação a azia é causada pelas alterações e adaptações físicas e hormonais pela qual o corpo está passando. Já na parte final da gravidez, acontece que conforme o bebê cresce, ele vai empurrando e pressionando o estômago, e isso faz com que seu conteúdo volte pelo esôfago, causando a azia e má digestão.

Calminha! Nós iremos te ajudar com algumas dicas de como melhorar e passar por essa fase:

  • Dica 1: Consuma frutas como maçã e peras. Essas frutas diminuem a acidez do estomago, e consequentemente a azia e queimação.
  • Dica 2: Consuma alimentos como sorvete natural, bebidas fermentadas, alimentos a base de grãos e sucos de frutas.
  • Dica 3: Evite alimentos como frituras, alimentos processados, frutas cítricas, chocolate e cafeína.

Temperatura corporal

Durante a gravidez a temperatura das grávidas tendem a aumentar significativamente. Esse fator costuma incomodar principalmente quem mora em regiões mais quentes. A sensação térmica da grávida aumenta e isso acaba desagradando as mamães, que por vezes tem incômodos significativos.

Separamos algumas dicas do que fazer para melhorar essa condição:

  • Dica 1: Evite banhos quentes. Dê preferencias a banhos com temperaturas mais baixas, mesmo que nesse momento, a sua sensação térmica não esteja tão alta.
  • Dica 2: Consuma alimentos gelados, frios e em temperatura ambiente.
  • Dica 3: Faça picolés de frutas e mantenha no congelador para consumo esporádico.
  • Dica 4: Use roupas feitas com tecidos leves.

A Lá Vem Bebê e você

Quantos desafios, não é mesmo?!

A maternidade tem disso. Ela é linda, mas com pontos que devem ser levados em consideração, para evitar que você e sua família deixem de curtir esse momento delicioso, que é quando o bebezinho está no forninho.

Aqui, procuramos te oferecer auxilio e empatia, respeitando seu processo e individualidade. Conte sempre conosco para o que precisar!

Nos siga no Instagram e Facebook. Nós estamos dispostos também a te ajudar com a logística e organização de suas festas para a chegada do bebê.