Primeiro trimestre da gestação e seus cuidados

Descobri a gravidez, conto para todo mundo? Não, espera! Vamos esperar o primeiro trimestre para contar. Brincadeiras à parte, vamos conversar nesse post sobre o que acontece no primeiro trimestre, Juntamente com os benefícios e os contratempos. Falaremos além de tudo sobre os cuidados iniciais da gravidez. Entender o que pode ser feito para se ter uma gravidez que consideramos tranquila.

Descobri a gravidez, e agora?

No primeiro instante a cabeça da nova mamãe funciona de forma acelerada, um misto de emoções e preocupações acontecem nesse momento.

Se a gravidez foi descoberta bem nas primeiras semanas, a futura mamãe conseguirá planejar todos os seus momentos.

Algumas mulheres sentem que estão grávidas muito rápido. Elas começam a sentir diferenças quase que imediatamente em seu corpo. Os seios se modificam nesse período, ficam mais rígidos ou seja, mais duros assim como as auréolas que ficam mais escuras.

O primeiro trimestre da gravidez provoca diversas mudanças emocionais e físicas como oscilação de humor, maior sensibilidade nos seios, sono e cansaço excessivos e também os enjoos que são os mais falados nessa fase.

Os enjoos no primeiro trimestre da gravidez

Náuseas e vômitos podem acontecer no primeiro trimestre da gravidez. Eles chegam logo no primeiro mês e ficam mais intensos no segundo e terceiro mês.

Na maioria das vezes, as mulheres relatam melhora nesses desconfortos por volta de 12 semanas, ou seja, no início do 4º mês.

Em alguns casos a mulher tem a Hiperêmese Gravídica, que nada mais é, quando a mulher não consegue se alimentar e o organismo devolve tudo que recebe, nesses casos, é importante o acompanhamento médico de perto, pois oferece riscos à saúde da mãe e do bebê. A Hiperêmese Gravídica causa desnutrição e desidratação, por isso é importante o acompanhamento com o seu obstetra.

Como a nova mamãe não pode tomar remédios além de vitaminas, o ideal é investir em alguns alimentos como frutas cítricas, água bem gelada e chupar gelo, que alivia bastante. Evitar alimentos muito pesados e dar preferência para alimentos com rápida digestão ajuda bastante a amenizar esse desconforto.

Alimentação nos 3 primeiros meses de gestação

As escolhas saudáveis nesse momento são para fortalecer e ajudar no desenvolvimento do bebê.

No primeiro trimestre da gravidez é difícil entender o que pode e o que não pode comer. Alguns alimentos são muito recomendados e outros você tem que tirar da sua rotina por conta dos riscos à saúde do seu bebê e a sua também.

Quais são os melhores alimentos para o primeiro trimestre da gravidez?

Os alimentos importantes para este período são os ricos em ácido fólico que ajudam na formação do tubo neural do feto.

Se a sua gravidez for planejada, os obstetras aconselham que já comece a investir neste tipo de alimentação o quanto antes. Existem no mercado também algumas vitaminas em cápsulas ricas em ácido fólico que ajudam a complementar à alimentação!

Veja abaixo alguns alimentos que a mamãe deverá comer nesses três primeiros meses de gestação:

  • Ácido Fólico que é encontrado vegetais folhosos, feijões, lentilha, carnes, arroz e pão integral, entre outros.
  •  Iodo que ajuda no desenvolvimento dos órgãos e do cérebro do bebê. Essa substância você encontra em laticínios tais como queijos, leites e iogurtes além de frutos do mar. No caso dos frutos do mar, é necessário tomar cuidado para não dar alergia.
  •  Vitamina A, que pode ser encontrada em alimentos como cenoura, milho, abóbora, gema de ovo, entre outros nas cores amareladas.

Alimentos para evitar nesse período

A nova mãe deve estar sempre atenta aos alimentos saudáveis e investir na boa e equilibrada alimentação, entretanto, é necessário tomar cuidado com os outros tipos de alimentos e assim como algumas bebidas.

Existem alimentos que são considerados abortivos e são proibidos nessa fase da gravidez. Outros é bom evitar pelo fato de serem substâncias tóxicas que podem afetar o bebê. Vamos listar alguns:

Comidas mal passadas

Os alimentos crus podem ser contaminados com a bactéria listeria, que pode causar aborto além de afetar o sistema nervoso e o funcionamento do cérebro do bebê.

A comida japonesa é um exemplo claro de alimento não recomendável.

Frutas e legumes mal lavados

As frutas são essenciais nessa fase, se não forem bem conservadas e lavadas poderão trazer problemas para as mães.

A toxoplasmose é uma doença causadora de aborto e também de má-formação do bebê. Essa doença pode ser encontrada em alimentos que não são devidamente higienizados.

Café e alimentos com cafeína

O café não é proibido!

É aconselhável evitar o consumo em quantidades excessivas, pois dependendo da dose diária, ele pode prejudicar o seu bebê, causando, por exemplo, o aborto. O ideal é o consumo de 2 a 3 xícaras por dia.

Bebida alcóolica

A cervejinha do fim de semana ou aquela taça de vinho a noite, de antemão, vão precisar ficar um pouco de lado. O consumo de álcool deve ser evitado durante todo o período.

O organismo do feto ainda não tem capacidade de eliminar substâncias do corpo e a bebida alcóolica é uma delas, que também pode atrasar o crescimento e as funções cardíacas do bebê.

Atum e outros peixes

Por possuírem altos níveis de mercúrio que é uma substância prejudicial ao desenvolvimento do sistema nervoso do feto, é necessário evitar alguns tipos de peixes como: atum, cavala, peixe-espada, cação e garoupa.

Chás que devemos ou não tomar no primeiro trimestre de gestação

Alguns ajudam em vários fatores na gravidez e outros não são aconselháveis. Os citados abaixo são os recomendados:

  •  Erva-doce;
  •  Erva-cidreira;
  • Alfazema;
  • Camomila;
  • Capim-limão.

Alguns chás podem ser evitados durante este período, tais como:

  • Canela;
  • Preto;
  •  Cravo-da-índia;
  • Salsa;
  • Verde.

E os exercícios no primeiro trimestre, posso fazer?

Se exercitar durante este período é de extrema importância para mamãe e para o bebê. Os exercícios ajudam no desenvolvimento e preparam desde já para o parto.

É claro que a nova mamãe não vai fazer exercícios de grande impacto e a frequência desses exercícios são importante. Os exercícios podem ser 3x na semana. Se forem praticados todos os dias, deverá ser de forma branda, como caminhadas, exercícios pélvicos e de respiração.

Uma modalidade muito recomendada para as grávidas é o pilates. Uma prática que ajuda a controlar a respiração, fortalece os músculos e ajuda na prevenção de infecções.

É muito importante ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional por perto para certificar de que está fazendo todos os exercícios corretamente.

A prática de exercícios é muito boa e algumas medidas importantes são: comer e beber corretamente, saber a hora de parar quando sentir qualquer desconforto. Evitar dias de muito calor para exercícios ao ar livre e não praticar qualquer exercício de luta, ou com riscos de quedas e contato físico brusco.

Consultas médicas

Ter uma boa alimentação, praticar exercícios e cuidar das vitaminas são tarefas importantes para desenvolver o bebê e também para obter uma gravidez tranquila e cheias de benefícios para a mamãe e o bebê.

As consultas médicas chamadas de pré–natal é a parte mais importante de toda a trajetória de uma grávida. Nessas consultas você faz todo o acompanhamento desta fase, controlado alimentação, peso, escutando o coração do bebê, além de contar para o obstetra todas as suas preocupações, dores e tudo que envolva a gravidez.

Além das consultas que acontecem sempre todo mês, no pré-natal o obstetra passa também os exames necessários para acompanhamento do feto.

Alguns exames como de sangue, ultrassonografias, escutar o coração do bebê entre outros que o médico achar válido solicitar. O acompanhamento é muito importante para evitar doenças e qualquer intercorrência com a mamãe e o bebê.

 

Gostou desse conteúdo? Deixe aqui nos comentários o que mais você quer saber sobre os meses da gravidez.

E se você já está planejando seu chá revelação veja algumas brincadeiras para descobrir o sexo do seu bebê aqui