O que não fazer durante a gravidez?

Muitas mamães ficam em dúvida sobre o que não fazer durante a gravidez quando recebem a tão sonhada notícia de que um baby está por vir. Esse momento é mágico, realmente, mas exige que a mamãe tenha cuidados redobrados para que nada ocorra com o bebê e com ela. Dessa forma, alguns hábitos são essenciais para que tudo corra perfeitamente bem e conforme o planejado. 

Como dizem por aí, os cuidados da gestante valem por dois, para ela mesma e para o bebê. Estar grávida proporciona às mulheres a entrada em universo diferente, no mundo da maternidade, principalmente aquelas de são de primeira viagem. 

Podemos dizer que existem muitas dúvidas do que pode e do que não fazer durante a gravidez. Alguns costumes de nossas vidas continuam “normais” durante a gestação e, no automático, seguimos com os mesmos hábitos sem saber diferenciar o que é ainda permitido e o que pode ser prejudicial para o bebê. O artigo visa esclarecer alguns dos pontos mais falados por aí. Boa leitura!

Fazer depilação à laser

A depilação com cera é liberada e, obviamente, aquela com o barbeador também. Já a depilação à laser, deve ser evitada. A maioria dos esteticistas alegam que esse tipo de depilação não prejudica o bebê porque o laser por conta de que o laser penetra alguns milímetros da pele da mãe. Por outro lado, não existe estudos científicos que comprovem que a tecnologia prejudique o bebê. Nesse caso, então, é bom evitar. 

Pintar o cabelo

Está liberado pintar o cabelo apenas a partir da 12ª semana de gestação; antes disso, não. As tintas podem ter substâncias tóxicas, que ,se forem absorvidas pelo bebê, podem causar má formação do feto. Ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo? Alguns médicos obstetras podem liberar o uso de tintas específicas, e se isso ocorrer, deverá ser sem amônia e sem água oxigenada, e o cabelo deverá ser pintado com as mechas longe da raiz.

Ingerir cafeína

As grávidas podem ingerir cafeína, mas o seu uso deve ser moderado. É recomendado a gestante consumir até 200 mg de café por dia, o que corresponde a 3 xícaras de café expresso, ou 4 xícaras de chá preto, por exemplo. É muito importante ser controlado o uso porque a cafeína faz com que os vasos sanguíneos do corpo se dilatam, prejudicando, dessa forma, a circulação útero-fetal e podendo causar um aborto ou um parto prematuro.

Trabalhar 

As grávidas podem trabalhar durante a gestação até o último mês, contanto que seja uma gestação tranquila e sem riscos. Se a mãe se sente bem no ambiente de trabalho e não tem contraindicação médica, é importante que ela trabalhe e se ocupe, diminuindo, consequentemente, a sua ansiedade. 

Ter relações sexuais

O sexo durante a gestação é permitido, desde que a mãe se sinta confortável para isso. O contato íntimo não machuca o bebê, lembrando que ele está abrigado no útero. É importante esclarecer todas às dúvidas com o médico, pois cada gestação é particular.

Viajar de avião

As gestantes podem viajar de avião até o oitavo mês de gravidez. Após esse período, a maioria das companhias aéreas não permitem pois ocorre o risco da mulher gestante entrar em trabalho de parto durante o voo. 

Dirigir

Não há contra indicações de que a gestante saudável não possa dirigir. Mas a maioria dos obstetras recomendam que, o mais adequado, é que a mãe dirija até o oitavo mês. Não há nenhuma orientação do DETRAN (Departamento estadual de Trânsito) em relação à isso. 

Fazer tatuagem

Fazer tatuagens é um procedimento contraindicado durante a gestação, pois pode trazer riscos para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebê. Sem contar que, durante a gravidez, a cicatrização da gestante se torna exagerada, podendo resultar em queloides, além do resultado não sair como o esperado.  Nesse caso, é bom deixar para depois.

Fazer o uso do álcool e do cigarro

O álcool e o cigarro devem ser evitados por comprometerem a saúde da mãe e do bebê. Quando ocorre o uso de álcool durante a gestação, pode ocorrer a síndrome alcoólico fetal, que causa má formação no rosto do bebê. 

Agora, no caso do cigarro, a mãe fumante pode contribuir para que o bebê nasça abaixo do peso, pois gera o estreitamento dos vasos sanguíneos e chega menos nutrientes. Ainda isso pode trazer outras complicações para o bebê, como por exemplo as síndromes respiratórias e infecções.

Usar medicamentos na gravidez

Qualquer tipo de medicamento e analgésicos são proibidos, salvo indicação do médico obstetra.

Outros pontos importantes

Além dos cuidados comportamentais, que são às práticas a serem incrementadas na rotina de uma mulher grávida, algumas questões relacionadas à qualidade de vida leva também fazem parte para uma gestação saudável. Podemos destacar que os costumes saudáveis englobam também estar em um ambiente saudável, construir novas práticas e, antes de mais nada, estar apta às novas mudanças. 

A seguir, dedicamos alguns outros pontos que envolver o modo de viver da gestante. Vale lembrar que o seu corpo é a nova casa para o bebê, no entanto, qualquer tipo cuidados é essencial durante essa fase. Confira:

Obesidade da mãe

Segundo os médicos, para você engravidar, deve estar dentro do IMC ideal. Sabemos que nem sempre essa é a realidade das mamães. As gestantes que engravidam acima do peso podem ter diversos problemas na gestação, como desenvolver diabetes gestacional.

A diabetes gestacional é um problema muito comum que deve ser alertado e acompanhado pelo médico com cautela. Uma das consequências dela é que o bebê pode nascer maior do que é o considerado normal, causando uma série de problemas no futuro para ele.

Dentre os principais problemas, o pior é a hipoglicemia. 

O bebê hiperglicêmico produz um volume maior que o necessário de insulina porque, dentro da barriga da mãe, ele tinha grande quantidade de carboidrato disponível. Dessa forma, isso atrasa a amamentação, e também poderá ser uma forma dele recusar o peito da mãe. Se o quadro de baixa de glicose no mundo externo for muito impactante, o bebê poderá até convulsionar. 

É um problema muito sério, e que pode ser evitado durante a gravidez com uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios de intensidade leve a moderada.

Desnutrição da mãe

Por outro lado, existem muitas mamães que têm medo de engordar e acabam se privando de comer ou não se alimentando como deveriam, de modo a não consumir os nutrientes necessários durante a gestação e para um desenvolvimento sadio do bebê. Por isso, é importante saber o que comer durante a gravidez

Como consequência, pode faltar nutrientes para a formação do bebê e para a própria mãe se manter saudável.  

A ciência aponta que a falta adequada de iodo na gestação pode comprometer o desenvolvimento cerebral do bebê e até diminuir o seu QI na vida futura.

Outro nutriente importante para a mãe e para o bebê é o cálcio, deixando os dente e ossos da gestante fortes e contribuindo também na formação dos ossos do neném. Importante destacar que durante a gravidez a gestante tome a suplementação adequada conforme orientação médica.

Estresse da mãe

O estresse da mãe também também pode contribuir para o bebê ficar estressado. Como dizem, o que a mãe sente, o bebê percebe. Segundo estudos científicos, uma mãe estressada pode desencadear uma série de doenças com a diminuição da imunidade, e consequentemente, o bebê pode se expor a doenças. Viver em um ambiente calmo e que traga paz à mãe é fundamental para a sua saúde física e mental.

Para concluir…

Muitas mamães ficam em dúvidas se os hábitos que elas tinham antes da gravidez podem interferir o novo baby que está por vir. Nesse momento, podemos perceber que a saúde do pequeno é o que traz a nossa paz e tranquilidade. 

O mundo da gestante e das mamães de primeira viagem é novo, cheio de dúvidas e de questionamentos. Para isso, trouxemos esse artigo recheado de informações importantes sobre alguns pontos que possam gerar algum tipo de incerteza.

 É muito importante que a nova mamãe mantenha ou adquira hábitos mais saudáveis na gestação. Além disso, vale destacar que manter a saúde em dia, deve ser um estilo de vida ao longo da rotina, bem como viver em um ambiente calmo.  

Em suma, podemos destacar que exercícios físicos de intensidade leve a moderada podem ser uma alternativa para aliviar o estresse, contanto que não gerem grande impacto e agitação à gestante. Não é permitido fumar e nem consumir bebida alcoólica, além de não ser permitido se automedicar. Outro ponto importante é a grávida se alimentar de forma saudável e controlada, levando todos e os melhores nutrientes para o bebê.

Se você gosta desse tipo de assunto que envolve o universo da maternidade, não deixe nos acompanhar em nossas redes sociais. Postamos todos os dias conteúdos fresquinhos. Espero você por lá!