O que pedir no chá de fraldas? Veja o que pode e o que não pode

O ato de pedir presentes parece deselegante, mas em algumas situações a prática é formalizada e bem aceita: é o caso do casamento, chá de cozinha, chá de bebê e chá de fraldas, por exemplo. Mesmo assim, é comum existirem dúvidas sobre como compor uma lista de presentes sem parecer aproveitador diante dos convidados.

Esse dilema é particularmente presente no chá de fraldas, uma tradição recente que ganha cada vez mais adeptos. Existe, sim, uma etiqueta para orientar a organização da festa. Se você quer saber o que pedir no chá de fraldas, confira nossas dicas e não erre no tom!

Especificar quantidade: NÃO PODE

Existe uma média de fraldas que um bebê usa conforme o crescimento e você pode se basear nela para preparar sua lista.

  • Tamanho RN (Recém-Nascido): Entre 20 e 40 fraldas (apenas para os primeiros dias);
  • Tamanho P: 240 fraldas por mês (por 2 meses)
  • Tamanho M: 180 fraldas por mês (por 6 meses)
  • Tamanho G: 150 fraldas por mês (por 9 meses)

A partir dessa projeção, você pode ter uma ideia de quantas fraldas precisará. Não se esqueça que o papel dos convidados é ajudar com a despesa, não a assumir completamente. Portanto, nada de pedir vários pacotes de fralda por pessoa. Especifique apenas o tamanho e a quantidade será determinada pelo próprio convidado, conforme suas possibilidades.

Uma opção para gerenciar os pedidos é respeitar a seguinte proporção:

  • Fralda RN: Para 10% dos convidados.
  • Fralda P: Para 25% dos convidados.
  • Fralda M: Para 50% dos convidados.
  • Fralda G: Para 15% dos convidados.

Pedir fralda + outro acessório: PODE

É uma prática comum entre as mães, desde que o acessório adicional não seja muito caro. O ideal é que ele possa ser comprado no mesmo estabelecimento da fralda para não dar o trabalho dobrado para o convidado: ultimamente, o tempo acaba sendo mais valorizado que o próprio dinheiro. Então, priorize itens de higiene pessoal do bebê, como:

  • Algodão
  • Lenços umedecidos
  • Cotonetes
  • Óleo vegetal
  • Pomadas para assaduras
  • Talco
  • Toalhas
  • Sabonete neutro
  • Shampoo Neutro

Para mais ideias sobre o que pedir no chá de fraldas, veja também:

7 conselhos de mamães experientes para a lista de enxoval do bebê

Pedir fralda + mimo: NÃO PODE

Veja bem: o mimo, por definição, é um carinho espontâneo. Por isso, pedi-lo realmente não soa bem. Pode ter certeza que, se seu convidado tiver essa vontade e condições financeiras para isso, ele comprará mais algum presente especial para celebrar a sua maternidade.

Além disso, um mimo não especificado pode acabar enchendo seu bebê de acessórios que acabará não usando, pois muitos itens do enxoval se perdem com facilidade conforme a criança cresce.

Leia também:

Pedir colaboração no cardápio: DEPENDE

Aqui, vale o bom senso da mamãe: os convidados são suficientemente íntimos para fazer essa contribuição? Eles têm condições de bancar o cardápio que você quer sugerir? Então, pode pedir uma ajuda sim. Só não vale colocar no convite “fralda + acessório + comida + bebida + mimo”, senão fica realmente parecendo que você está se aproveitando da situação.

Muitas mamães, que preferem não pedir colaboração nos comes e bebes, se questionam se compensa fazer a festa. Afinal, o dinheiro usado para promovê-la pode acabar sendo equivalente ao valor dos presentes arrecadados.

Tire esse pensamento da sua mente: o chá de fraldas é um evento muito especial, que marca um importante momento da sua vida e merece ser celebrado, independentemente dos presentes recebidos.

Então, aproveite para brincar e se divertir muito! Depois disso, a oportunidade de reunir os queridos provavelmente só vai acontecer na festa de um aninho — a menos que você seja adepta do “mesversário”.

Especificar marcas: DEPENDE

Quando especificamos marcas no convite, geralmente é porque elas têm mais qualidade, logo, são mais caras. Como só queremos o melhor para o nosso bebê, a atitude é compreensível. Mas, para não constranger o convidado, sugira marcas em diferentes faixas de preço para que ele possa escolher a que mais se adequar ao bolso.

Para não errar nos pedidos, confira também nosso post com conselhos das mamães sobre as melhores fraldas do mercado.

Pedir para trocar presente: NÃO PODE

Especificar o que você quer e depois pedir para trocar não é nada elegante. Então, melhor nem cogitar essa possibilidade.

É claro que, quando deixamos as condições abertas, temos que ficar felizes com o que vier. Mas é um risco complicado de se correr: existem marcas de fraldas que podem causar alergia no bebê, e isso você só saberá depois que ele nascer.

Por isso, aconselhamos usar nossa lista de presentes online, que tem uma vantagem especial: em vez de receber em casa o presente escolhido pelos convidados, você recebe o valor equivalente em dinheiro para gastar de forma mais conveniente às suas necessidades. Assim, não haverá dúvidas sobre o que pedir no chá de fraldas.

Experimente criar sua lista agora mesmo e conheça as facilidades do serviço!

Deixe um comentário