O que esperar do terceiro trimestre da gravidez

Reta final, chegamos nela! O tão sonhado terceiro trimestre da gravidez chegou! Expectativas, ansiedade, barriga pesada, pés inchados, o sono a essa altura já está irregular. Você certamente já nem lembra mais quando foi a última noite inteira que dormiu. Além da falta de ar por conta do diafragma e pulmões pressionados pelo bebê.

As dores nas costas e o aumento de peso estão cansando a nova mamãe. O que esperar desse período? O que posso e devo fazer neste período além de aguardar a chegada mais desejada?

O terceiro trimestre começa na 25ª semana e termina na 42ª, e marca o final da gravidez. Nesse período o bebê está crescendo, os órgãos e tecidos estão praticamente formados por completo. A partir de 33 semanas o bebê acumula mais gordura e cada vez mais tem os traços de um bebê recém-nascido.

Quais exames da reta final da gravidez

Vamos fazer um check-list dos exames necessários e outros que já falamos nos posts do primeiro trimestre e segundo trimestre. Os principais exames são:

  • hemograma;
  • sorologia para algumas doenças, como sífilis, HIV, hepatites B e C e toxoplasmose;
  • pesquisa de estreptococo do grupo B;
  • ultrassonografia obstétrica, para avaliação do crescimento fetal.

Como se preparar para o parto

Tanto quem deseja ter parto cesariana ou parto normal precisa de um preparo para a chegada do seu bebê.

Esse preparo deve ser físico e mental, afinal você vai passar por um momento delicado e precisa de preparo. Além do que, após o parto existem diversos fatores como as preocupações com o recém-nascido assim como toda a nova rotina e adaptação da casa.

Para o preparo físico existem diversas atividades que podemos fazer durante as últimas semanas da gravidez, ou seja, durante o terceiro trimestre. Esses exercícios ajudam e preparam para o parto.

Massagem perineal

Essa massagem é feita para ajudar a alongar os músculos vaginais, assim como o canal do parto, facilitando a saída do bebê. O períneo é a área entre a vagina e o ânus. Durante o parto, existe o risco de o períneo romper, por isso a importância de se fazer esta massagem.

Essa massagem ajuda a aumentar a lubrificação e alongar os tecidos dessa região, o que facilita a dilatação e consequentemente no parto.

Como ela é feita:

Em uma posição confortável e com as mãos bem limpas, inclusive as unhas, use um lubrificante a base de água para efetuar essa massagem. Use o lubrificante nos dedos e também no períneo. Massageie lentamente a parte inferior da vagina.

Com os dedos polegares, cerca de metade deles na en­trada da vagina, pressione o tecido perineal o máximo que conseguir por 1 minuto. Depois repita o processo de 2 a 3 vezes.

Essa massagem pode ser feita também no pós-parto caso tenha tido episiotomia. Ela ajuda na elasticidade assim como no contato sexual sem dor após o período do puerpério.

Bola de parto

Usar a bola ajuda na postura, assim como o bebê pode se mover para o canal correto para a hora do parto. Alguns obstetras ensinam como fazer esses movimentos no pré-natal. Se você está praticando pilates também poderá fazer esses exercícios nas suas aulas.

A Bola Suíça, como é conhecida, melhora a mobilidade pélvica e reduz os desconfortos do pré-parto. Na sala de parto junto com médicos, enfermeiros ou doulas os exercícios são conduzidos da melhor forma.

Técnicas de respiração

Quando você estiver em trabalho de parto, você precisará usar a respiração a seu favor. Para isso, utilize algumas dessas técnicas para te ajudar, como:

A respiração profunda e constante não só ajuda a aliviar as dores da mãe como ajuda o bebê a receber oxigênio suficiente nessa hora.

As contrações são dolorosas, por isso inspire pelo nariz e expire pela boca de forma constante.

Técnicas de respiração nas fases do parto

Algumas técnicas poderão ser usadas nas fases do parto, elas vão ajudar muito nesse momento.

Fase de dilatação

Os intervalos das contrações nessa fase são considerados longos, com duração de 1 a 1,5 minuto. Como elas vem e vão ritmadamente, o ideal é que a sua respiração seja lenta e uniforme. Respire até sentir que esteja cheia de ar e solte devagar e tranquila!

Fase da expulsão

Nesse período as contrações são fortes e tendem a empurrar o seu bebê. Com o colo do útero aberto durante essa fase o bebê é empurrado para a pelve.

Um erro grande cometido pelas mulheres nesse período é o de esquecer da respiração. É claro que nessa hora fica difícil você pensar em tudo que precisa fazer, por isso estamos aqui te instruindo para você lembrar na hora como prosseguir. Além disso, para quem escolheu ter uma doula por perto, ela também ajudará a lembrar de sua respiração durante o seu trabalho de parto.

Quanto a respiração no período expulsivo, esta deve ser constante e uniforme. Por isso inspire e expire profundamente para que você consiga se recuperar logo desse esforço e conseguir prosseguir com as forças que deve fazer para que o seu bebê nasça.

Dificuldades na respiração

Se a sua respiração não for controlada e estiver irregular você poderá ter dificuldades como visão turva, pressão baixa, além de tonturas. Com isso, tente focar na sua respiração na hora do parto.

Cursos de respiração

Existem diversos cursos hoje em dia em maternidades ou pela internet que ajudam a fazer exercícios de respiração para o parto, assim como preparação para amamentação entre outros.

Saber sobre o assunto é muito importante para o seu entendimento, porém treinar a sua respiração para o momento do parto, é essencial. Desta forme você conseguirá fazer os exercícios com mais facilidade na hora do parto e assim correr tudo bem com o nascimento do seu bebê.

Controlando a mente para o parto

Essa talvez seja a mais difícil, pois se preparar internamente para esse momento não depende muito de você. Mas ao mesmo tempo é possível treinar a sua mente para que esse momento seja uma experiência incrível em sua vida. Esse preparo acontece muito mais internamente do que externamente, na mão de quem vai fazer seu parto ou acompanhar.

O parto interno, ou seja, no nosso coração e na nossa mente, precisa ser trabalhado justamente por ser uma experiência voltada para o medo e uma experiência nova, para algumas mulheres um verdadeiro salto no escuro. Isso traz muita insegurança e o principal que é o medo, até porque não temos controle de nada do que vai acontecer, isso causa um certo temor e pânico.

Por um lado a gente consegue controlar alguns fatores do parto e por outro a gente nada sabe e entende. O lado controlado é aquele em que podemos definir as situações como maternidade, forma de parto. É claro que este também depende do momento, escolher a equipe médica que irá me auxiliar.

O lado emocional e oculto é aquele em que a gente não tem controle. É justamente nele que moram o medo e a insegurança. Esses dois fazem com que a nossa mente crie uma barreira e é essa barreira, esse lado emocional, que precisamos cuidar no pré-parto.

Exercitando o meu emocional

Busque práticas e atividades que normalmente fazem você se sentir tranquila, procure nessa reta final, neste terceiro trimestre, lugares que te agradam e que você tenha prazer em estar.

Faça com que todo esse sentimento de ansiedade e medo fiquem silenciados para que toda essa tensão seja jogada para o seu corpo e não para a sua mente.

Você chegou na reta final da sua gravidez. Até chegar no terceiro trimestre você já enfrentou os enjoos, azia, inchaços, cansaço, entre outras coisas durante todo o período gestacional. Então nesse momento a sua mente precisa ser voltada para isso, o quanto você é forte e o quanto o seu corpo se preparou para isso. Chegou a hora de conhecer o amor da sua vida, de ver o rostinho do seu bebê.

Por isso, cuide dos exercícios para sua mente e seu corpo, se prepare para esse momento. Faça todos os exames necessários e tente, se possível, estar sempre calma.

O parto no momento que está sendo executado não é um momento fácil, mas pense exatamente nessa frase “é só um momento, vai passar”.

Como está sendo o seu terceiro trimestre de gravidez? está ansiosa? conta pra gente nos comentários.