O parto – As vias e suas vantagens

Está chegando a hora hein! Provavelmente você já imaginou esse momento como lindo e emocionante.

Saiba que algumas decisões devem ser tomadas e algumas coisas esclarecidas para tudo ocorrer da melhor forma possível e do jeitinho que você imaginou. O parto é um dos elementos pensados desde o início da gravidez, e muitas vezes, provoca ansiedade e euforia nas mamães e sua família.

O parto

O parto, juntamente com o enxoval é um dos momentos mais pensados e esperados de toda a gestação. Desde a descoberta a mãe e sua família pensam na emoção da chegada do seu pacotinho ao mundo e nos medos que envolvem esse momento.

É esperado e mais comum que o parto aconteça a partir das 37 semanas de gestação chamado de “parto a termo”. Os partos que acontecem antes da semana 37, são chamados de prematuros.

Vias de parto e suas escolhas

Atualmente existem vários tipos de via de parto. Os nomes são diversificados e suas diferenças também. É direito da gestante escolher sua via de parto, planejar e deixar claro sobre suas preferências.

Tudo isso deve ser feito com a consciência que, se a equipe médica perceber que a via escolhida não for viável para a segurança de vida da mamãe e da criança, ela poderá ser alterada. Afinal, o que importa é que tudo fique bem no nascimento do bebê.

As vias principais de parto são a vaginal e cesárea. O que acontece é que a partir disso surgiram variações que são bem direcionadas e alternativas.

O ministério da saúde indica o parto vaginal como a melhor forma de dar a luz, apesar da via de parto cesárea ser indiciado em alguns casos.

O parto vaginal só pode ser feito quando acontece a dilatação de forma total do colo do útero e o encaixe do bebê para nascer.

Os partos naturais

Você certamente já ouviu falar sobre esse tipo de parto. Esses partos são bem escolhidos por mulheres do mundo todo.

Converse com seu médico obstetra sobre o parto natural, assim como suas alternativas e viabilidade. Lembre-se que ninguém melhor do que seu profissional para lhe orientar sobre cada detalhe.

Sabe-se que mesmo com a escolha de um parto natural, é muito importante garantir a presença de um ginecologista obstetra nesse momento, para garantir a segurança da mulher e do bebê.

Esse parto é conhecido por não envolver qualquer tipo de intervenção cirúrgica e, assim como interferência de atividade médica.

No local do parto, é como se a mulher tivesse maior autoridade e o seu filho chegue ao mundo da maneira mais natural possível. A mulher consegue escolher maneiras naturais, com o objetivo de amenizar dores e desconfortos sentidos durante o parto.

Como é um parto natural, o momento em que o bebê chegará ao mundo é regido diretamente dos sinais do corpo da mulher. Tudo acontece de maneira bem espontânea, sem pressão e com máximo respeito as decisões da mamãe.

Parto humanizado

O parto humanizado está vinculado diretamente ao respeito com que mamãe e bebê são tratados no momento do parto. Isso quer dizer que a mulher terá suas vontades e desejos respeitados.

Algumas vantagens do parto humanizado são:

  • Na maioria das vezes não é invasiva. Isso certamente diminui a probabilidade de efeitos e reações prejudicais para a mamãe e seu bebê.
  • Menor probabilidade de precisar de hormônios, como a ocitocina após o parto. Esse hormônio é usado para acelerar e melhorar o regresso no tamanho do útero.
  • O acompanhante pode participar e ajudar no controle da dor, durante o parto. Isso fortalece o vínculo de vocês um com o outro e com o bebê.
  • Mulheres relatam resiliência e força durante esse tipo de parto. Assumir a autonomia e controle sobre suas dores e outros desafios, traz confiança e força para as mamães.

É indispensável que o médico obstetra esteja no momento do parto, pois os desejos da mamãe devem ser respeitados de acordo com suas manifestações de intenção, desde que isso não envolva riscos para a mãe e seu bebê.

Vamos citar aqui alguns exemplos de opções pensadas e declaradas pelas mamães e devem ser respeitadas pelos profissionais envolvidos: 

  • Luz apagada, acesa ou meia luz
  • Uso de músicas
  • Acompanhante
  • Amamentação após o parto
  • Refeição após o parto
  • Uso ou não de anestésicos
  • Ser depilada ou não

Saiba que você pode ter um parto natural/humanizado em um hospital. Você só precisa ter uma conversa sincera e específica com seu médico obstetra.

Fale sobre suas vontades e cite detalhadamente sobre cada ponto a ser respeitado. A partir disso, vocês poderão escolher um hospital adequado e outros fatores que atendam a todos esses requisitos.

O ponto principal para se ter um parto natural é o não uso de medicamentos anestésicos. Fora essa: as demais escolhas são particulares.

Parto Normal

Esse tipo de parto é via vaginal, e é realizado de acordo com a dilatação do colo do útero. A mulher concorda que em caso de dor intensa, o médico poderá aplicar anestesias peridural, assim como induções com uso de oxitocina e/ou rompimento da bolsa d’água.

O parto normal é um dos mais escolhidos. Veja alguns de seus benefícios:

  • A interação da mãe e seu bebê acontece de forma mais intensa. Isso favorece o lado psicológico.
  • A mãe estará mais disposta para a convivência inicial, já que não há corte e dores da cesárea.
  • O bebê, na maioria das vezes, já poderá mamar na sala de parto.
  • A recuperação pós-parto é bem mais rápida, e isso proporciona alta do hospital também mais rápida.
  • Menor probabilidade de infecção hospitalar, já que a mamãe não tem corte da cesárea e saíra mais rápido do hospital.

[Leia mais em relato de parto normal]

Parto cesárea

Esse parto é mais conhecido como cesariana, essa via de parto é feita de forma cirúrgica. O ideal é que seja utilizada em casos de urgência e/ou emergência.

Geralmente esse parto é uma opção obstétrica quando a mamãe tem algum problema de saúde ou o bebê esteja em uma posição que não ideal para o nascimento, sendo a forma mais segura optar por esse tipo de parto.

A cesariana é identificada por uma cirurgia na região pélvica, sendo um corte na posição horizontal.

Lembre-se que em caso de a mulher ter que fazer uma cirurgia cesariana, é necessário ter cautela com movimentos que exijam mais força e gasto de energia.

Não é indicado que a mulher se abaixe para levar objetos, faça exercícios físicos ou dirija. A cesárea é uma cirurgia séria e invasiva.

Talvez seja necessário tomar alguns medicamentos em casa, depois que receber alta do hospital. Isso pode não te impedir de sentir dores e fisgadas na região da cirurgia.

Veja algumas vantagens ao escolher esse parto:

  • A mamãe tem a possibilidade de optar pela data do nascimento, previamente.
  • O trabalho de parto dura menos tempo e a hora para terminar fica previsível. Isso ajuda a evitar tensão e estresse.
  • Probabilidade de prolapso do útero e incontinência urinária da mamãe, a longo prazo.
  • Impede o risco de bebês pôs termo, ou seja, que passam da hora de chegar a esse mundo, já que é feito um agendamento e planejamento.
  • Mais provavelmente o obstetra de confiança da mamãe fará o parto. Isso proporciona confiança e segurança.

Parto na água

Esse parto, como o nome já diz, é realizado na água. Geralmente com a mãe mergulhada em um recipiente grande, como banheira ou piscina. Esse parto pode acontecer por opção da mulher, ou por ter sido escolhido porque a mãe encontrou naquele lugar uma forma de aliviar as dores.

Essa não é uma técnica recente, porém está sendo bem mais procurada e usada hoje em dia no Brasil.

Observe algumas vantagens do parto na água: 

  • A principal vantagem para a maioria das mulheres é a diminuição das dores. O parto é feito em água Morna (por volta de 37 graus). Isso proporciona um relaxamento intenso.
  • Menor tempo de trabalho de parto. O efeito anestésico que a água provoca faz com que a mulher tenha menos dor e acelere no trabalho de parto.
  • O bebê nasce de forma menos traumática e natural. Sabemos que o bebê fica imerso em água, temperatura e ambiente semelhante a do útero.

Importante: O parto na água  não é recomendado  para mulheres com condições como diabetes, hipertensão, pré-eclâmpsia, e outros fatores de risco. Converse sempre com seu obstetra.

A importância do parceiro no parto

O momento do parto, independente da via, deve ser um momento de estabelecimento de vínculo entre o bebê e sua mãe. Isso também deve se estender a quem acompanhará a mãe durante o trabalho de parto, especialmente se for o pai do bebê.

É importante que a escolha da via de parto e sua categoria seja conversada e analisada pelos pais, de forma leve e com confiança.

Essa é uma forma de atribuir a participação do seu parceiro e mostrar que ele é importante. Analisem cada fator, vivam isso de maneira serena e aproveitem para melhorar a intimidade do casal.

Aproveite para criar um checklist junto com o papai do bebê e programem uma ida a consulta de pré-natal para que vocês conversem com seu médico obstetra sobre a opinião e possíveis intervenções que ele fará.

Plano de parto

Provavelmente você já ouviu falar sobre o plano de parto. Esse termo nada mais é que uma lista feita pela mamãe que contém uma relação das suas vontades, ou não, durante o parto e o pós-parto.

Esse plano de parto deve ser estritamente respeitado, desde que os desejos da mamãe não impliquem em riscos para ela e seu bebê. O plano de parto deve ser visto como uma vantagem entre médico e paciente.

Veja alguns exemplos do que deve estar contido no plano de parto:

  • Via de parto.
  • Playlist.
  • Se deseja se alimentar durante o trabalho de parto.
  • Se quer que a bolsa d’água seja rompida de forma artificial.
  • Acompanhante no trabalho de parto e após o nascimento.
  • Se deseja fazer punção venosa.
  • Sobre infundir ocitocina para facilitar as contrações.
  • Se for cesariana, sobre o agendamento, pano cirúrgico abaixado ou levantado, prender ou manter soltas as mãos no momento da cirurgia.
  • Optar sobre como será feita a amamentação (livre demanda, horários estabelecidos…).
  • Entre outros.

O parto e seus aspectos psicológicos

O parto influencia diretamente no psicológico da mulher, e vice-versa. Tudo o que envolve esse momento, geralmente é pensado pela mulher desde a descoberta da gravidez, passando pelo pré-natal, e se arrastando até o puerpério.

Como já falamos aqui, seria ideal que tudo acontecesse exatamente como o planejado e explanado, mas sabemos que por questão de segurança para você e seu bebê, pode ser que algumas condutas tenham que ser mudadas. Isso deve ser trabalhado e conscientizado para evitar grandes frustrações nesse dia tão especial.

A finalidade dessa conscientização é evitar que você se cobre e exija de si e da equipe bem mais do pode ser feito.

A Lá Vem Bebê em todos os momentos

Sabemos que esse assunto consiste em uma das maiores decisões e momentos importantes durante a gestação.

A forma com que o bebê chegará ao mundo é o primeiro contato dele com sua nova família, por isso deve ser respeitado e executado de forma singela e agradável.

Isso é o que as mamães desejam, e ainda que nem tudo saia como o planejado, saiba que nossa torcida é para que você se sinta realizada com esse momento.

A equipe Lá Vem Bebê deseja muito amor nesse momento, e saiba que você pode contar conosco em vários sentidos. Seja em sua lista de chá de bebê, ou proporcionando conteúdos de valor em nossos canais de comunicação.

Estamos te esperando em nossos canais de comunicação. Nos siga no Instagram e Facebook. Sinta-se acolhida!

Um abraço de toda a equipe Lá Vem Bebê