O óleo de coco na gravidez- Dicas e benefícios

Depois do positivo para a gravidez, a mulher se preocupa muito com o que pode e o que não pode usar, para amenizar desconfortos, fazer tratamentos ou uso preventivo , mantendo a segurança da mamãe e do bebê que ainda está no forninho.
Pensando nisso, nosso assunto desse post é sobre o tão poderoso óleo de coco e seus benefícios durante a gravidez.
No decorrer de nosso conteúdo vamos conversar sobre os benefícios e super dicas dessa substância que ganhou o carinho de muitas grávidas e obstetras no mundo inteiro.

O óleo de coco

Muito se ouve falar no óleo de coco, e como seu uso ameniza e previne incômodos e desconfortos em mulheres grávidas, de qualquer período gestacional.
Esse super aliado das gravidinhas é um óleo vegetal que contém mais ou menos 90% de ácidos graxos extraídos do coco.
Esse óleo é bastante utilizados por mulheres grávidas na parte da culinária, assim como em procedimentos estéticos caseiros, ou profissionais.

Benefícios do óleo de coco na gravidez
O uso do óleo é justamente pelo seu alto poder de função terapêutica, e suas baixíssimas taxas e relatos de efeitos colaterais oi reações adversas.
Por isso, a equipe multidisciplinar que cuida das grávidas o tem como grande aliado para necessidades de suas pacientes, que chegam cheias de dúvidas e querendo soluções para situações pontuais nos consultórios, em consultas de pré-natal.

O óleo de coco e o cabelo da grávida

Sabemos que durante a gestação alguns procedimentos estéticos no cabelo não são recomendados, e outros até mesmo são proibidos, dependendo do período da gestação, assim como de acordo com a conduta de cada profissional da obstetrícia.
O fato é que o cabelo mexe bastante com a autoestima de muitas mulheres, e pensando nisso, conhecendo os benefícios que o óleo de coco proporciona, devido suas propriedades nutritivas para os cabelos, ele se tornou um aliado para que a grávida cuide da beleza de suas madeixas, mantendo a segurança de seu pacotinho, que ainda está em formação.
Veja algumas dicas de como usar o óleo de coco nos cabelos durante a gravidez:
– O preparo de máscaras para o cabelo é bem simples. Essas máscaras são ideais para tratar cabelos quebradiços, sem vida e secos. As máscaras devem ser passadas no cabelo, ao acabar de lavar e secar com uma toalha. A máscara deve agir por aproximadamente vinte e cinco minutos. Para um melhor resultado, se recomenda que seja lavado novamente com shampoo, para que todos os resíduos sejam bem retirados.
– Além de todas essas dicas, para potenciar o efeito das máscaras, a grávida poderá usar touca térmica, ou até mesmo, uma toalha molhada aquecida, pois vão potencializar o seu efeito hidratante.

Óleo de coco e a pele da grávida

E qual grávida não quer aquela pele de “pêssego”?
As alterações de hormônio na gravidez podem proporcionar alguns efeitos indesejados na pele da gravidinha. O óleo de coco ajuda na hidratação da pele, sem causar interferências no crescimento e desenvolvimento do bebê.
O óleo de coco tem propriedades nutritivas é antioxidantes.
O óleo de coco pode ser aplicado na pele, com auxílio de um algodão em discos ou algodão comum. Nesse caso, seria mais indicado passar uma maior quantidade na região dos olhos, focando nas olheiras, para hidrata-lo💙Pode ser usado para prevenir o aparecimento e estrias, o que é frequente na maioria das vezes em grávidas, sendo indesejadas e até causam incômodos na autoestima da mulher.
O óleo de coco também é bastante utilizado como protetor labial, principalmente quando ele se encontra em estado sólido.
– A grávida pode utilizar o pelo de coco para remover suas maquiagens, diminuindo o risco de intoxicação, ao invés de usar lenços ou produtos altamente carregado com substâncias químicas

A grávida fazendo óleo de coco em casa

 

O preparo de óleo de coco caseiro é tão simples quanto se imagina, e livre de conservantes e compostos químicos.
Vamos deixar aqui dicas de como fazer esse poderoso aliado à saúde e Estética das grávidas:
Ingredientes para o preparo:
– Utilize 04 copos de água de coco
– 02 cocos de casca marrom, sem a casca
Modo de preparar:
– Corte os pedacinhos dos cocos e reserve.

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes (no mixer ou liquidificador). Coe esse preparo e coloque em uma garrafa por aproximadamente quarenta e oito horas, em ambiente escuro. Depois disso, deixe essa substância ao abrigo da luz e deixe por mais 06 horas.
Após isso, coloque a garrafa com óleo dengoso em pé na geladeira por três horas.
Após esse período, retire o óleo que fora separado nessa garrafa e Armazene.

O óleo de coco na alimentação

Não é segredo para ninguém que a alimentação saudável faz parte do sucesso da gravidez, na maioria dos casos. Sabemos também que existem alimentos que são vilões nesse processo, e outros que ajudam, como é o caso do óleo de coco.

Esse poderoso óleo auxilia de forma eficaz na alimentação de todos, em especial das grávidas, que necessitam de cuidados e atenção redobrada nesse período.

Misture o óleo de coco a suas refeições. Consulte um profissional para orientação de quantidade e frequência.

O óleo de coco e a prisão de ventre

O óleo de coco também é aliado no combate prisão de ventre durante a gravidez, pois auxilia na digestão dos alimentos, assim como facilita a passagem dos mesmos. Haja vista que sabemos que esses episódios costumam ficar mais frequentes durante a gravidez, devido ao crescimento da barriga e órgãos comprimidos.

O uso do óleo de coco favorece então que essas crises sejam diminuídas, fornecendo maior qualidade de vida para a mamãe durante esse período.

óleo de coco como fonte de energia

Hoje, as atividades físicas são cada vez mais frequentes na vida das grávidas. Apesar de que as gestantes saberem dos benefícios e quererem fazer exercícios físicos, pode ser que por conta dos hormônios da gravidez não tenham energia para isso.

Saiba que para aquelas grávidas que optaram e foram liberadas por seu obstetra para praticar atividade física, o óleo de coco é uma substancia bastante benéfica, pois fornece energia instantânea.

Nutricionistas garantem que adicionar óleo de coco na quantidade correta a refeição, garante energia para a atividade física.

Lembre sempre de procurar um profissional para lhe orientar sobre liberação e quantidades adequadas a suas necessidades.

O óleo de coco e a hidratação dos mamilos

 

Muitas mulheres são instruídas a se prepararem desde a gestação para o processo de amamentação.

É comum ouvirmos mamães relatarem que os seios ficam doloridos ou rachem ao amamentar seus bebês. O óleo de coco é um parceiro fundamental nesse preparo, junto com outras orientações.

A indicação é que essa hidratação seja feita nos mamilos e aureolas, junto a massagem para preparar os seios para o tão bonito e necessário período da amamentação.

O óleo de coco no combate a candidíase

Infelizmente durante o período da gestação, a grávida fica mais propícia a ter candidíase, devido os níveis do hormônio estrogênio ficarem mais elevados, favorecendo o aparecimento de vários fungos, em especial o da cândida, que já habita de forma natural na região íntima da mulher.

A aparição desse fungo não prejudica o bebê que ainda está no forninho , porém a atenção deve ser para que no dia do parto a mulher não esteja com candidíase, pois o bebê pode se contaminar e apresentar os fungos nos primeiros dias de vida. Por isso é muito importante que a grávida relate qualquer incômodo a seu médico obstetra, especialmente nas últimas semanas da gestação.

O óleo de coco age no processo de prevenção a esse fungos, pois ele é rico em ácido caprílico e ácido láurico, que são poderosas substancias antifúngicas e antimicrobianas. Isso contribui para prevenir a cândida de forma natural.

Óleo de coco como lubrificante vaginal

A intimidade sexual do casal é um dos maiores desafios da gravidez, pois além de alterações hormonais refletirem na estrutura física da mulher, é bem capaz que ela afete na saúde emocional da mamãe e seu parceiro.

Saiba que, se não houver orientação de suspender as atividades sexuais por orientação do obstetra, e papai e mamãe se sentirem confortáveis para isso, o sexo ajuda é bom para mamãe e bebê, devido a liberação de hormônios do prazer.

O fato é que nem sempre a mulher está suficientemente lubrificada para isso, por diversos fatores, e o óleo de coco ajuda nesse processo, para que o momento do sexo seja prazeroso e respeitoso para os papais do bebê.

Uma das vantagens de se usar ´o óleo de coco como lubrificante vaginal é que ele faz esse processo naturalmente, pois é livre de processamentos industrializados, diminuindo o risco de alergias e reações nas partes íntimas da mamãe e seu companheiro.

A Lá Vem Bebê está sempre aqui

Quantos desafios nesse período, hein!

Muitas dúvidas, questionamentos e até mesmo discussões sobre o que pode e o que mnão pode ser feito acabam surgindo.

sabemos que, mesmo se protegendo de todas as formas, você pode ficar impressionada com a quantidade de informações que existem por aí.

Nosso compromisso é te proporcionar um conteúdo seguro e e eficácia para te auxiliar em cada etapa do universo da maternidade.

Fique por dentro de nossos conteúdos, e tenha acesso a nossos serviços.

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais:

Um grande Abraço,

Equipe Lá Vem Bebê