Nascimento dos primeiros dentes do bebê

Durante toda a vida você ouve falar que a fase dos dentes do bebê é muito difícil, que o bebê fica com febre, enjoadinho, coloca tudo na boca pra morder, morde o peito e por aí vai. Vou contar como foi e como tem sido a minha experiência nessa fase.

Quando os dentes começam a nascer?

Geralmente os dentes começam a nascer a partir dos 6 meses. Com a Joana, o primeiro nasceu com 5 meses e meio e agora com 10 meses ela já está com 6 dentinhos (2 embaixo e 4 em cima), eles são lindos e saudáveis, mas passamos por algumas dificuldades, que também irei contar para vocês nesse post.

A vida antes do primeiro dente

Antes de nascer o primeiro dente, ela babava muito e colocava tudo na boca, se irritava facilmente e também dormia mal, vale falar que ela não teve febre como é de costume nessa época.

No dia em que o primeiro dentinho rompeu a gengiva, ela ficou menos irritada e também começou a dormir melhor mas no caminho ainda temos tantos outros dentes para nascerem, não é mesmo?

Quando os dois dentinhos de cima saíram, começou o pesadelo da mamãe: ela ficou extremamente irritada e como os dentes que estavam para nascer coçavam, muito ela começou a morder tudo que via, inclusive o peito da mamãe, pra mim, essa foi a pior parte dessa fase.

Ela não pegou mamadeira e nem chupeta o que atrapalhou bastante nessa fase, pois com o peito ferido ficou muito difícil amamentar e a gente que é mãe sabe que amamentação não é só fome, é consolo, carinho e várias outras coisas, imaginem então na hora do desconforto com os dentes! Tudo é peito, porém com ele ferido, como faz? Bom, foi difícil, chorei, pensei em parar com amamentação, afinal ela já estava no início da introdução alimentar, fiquei mal psicologicamente, pois como falei, ela não pegou mamadeira e nem chupeta ou seja, fome ou consolo ela não teria alternativas, somente o peito.

Minha solução

Em um dia com muita dor, fui correndo na farmácia para tentar alguma alternativa, a minha mente só pensava “ela vai querer mamar e eu não consigo dar”. Eu simplesmente não sabia o que fazer.

Quando cheguei na farmácia descobri o protetor de mamilos, que eu nunca tinha ouvido falar antes, sem nem pensar muito comprei e junto com ele um bico de mamadeira novo, chupeta nova, porque alguma dessas alternativas precisavam funcionar. Chegando em casa usei o protetor de mamilo, que eu falo com todas as letras que salvou a minha vida. Quando ela dormia eu passava pomada para curar o ferimento e quando ia mamar eu tirava a pomada e colocava o protetor, em menos de uma semana eu estava bem e amamentando sem protetor novamente.

Essa foi a melhor saída pra mim, depois fui conversar com umas amigas e ler na Internet sobre o protetor e ouvi diversas críticas, porque perde o contato entre mãe e bebê, pois o bebê se esforça além do que devia, mama menos e fica mais cansado, realmente isso tudo pode acontecer se você só usar ele, no meu caso, ele foi uma alternativa no momento de desespero e que foi muito útil, por isso recomendo! E hoje em dia que esses dentes da frente nasceram e ela parou de morder, a amamentação continua maravilhosamente bem!

Dicas muito importantes para essa fase dos dentes que funcionaram comigo

• Frutas geladas;
• Picolé de leite materno (tirei o leite e congelei em formas de picolé);
• Mordedores bem macios, se possível gelado também;
• Anestésicos para o dente:

– Nenê Dent, esse tem efeito instantâneo, usava sempre quando ela estava bem irritada, ele é docinho, ela amava.
– Camomilina C, esse eu abria o comprimido e misturava na papinha dela e também passava um pouco do pó nos dentes massageando com os dedos, as noites eram um pouco melhores quando usava ele.

Cuidados com os novos dentinhos:

Assim que eles começaram a nascer o meu pediatra indicou usar aquelas escovas de bebê que funcionam mais como mordedores, usar pastas próprias para bebê (eu uso a Malvatrikids), e deixar o bebê se divertir nessa hora para que ele entenda que esse momento é legal e tenha prazer em escovar os dentes, afinal ele vai fazer isso pro resto da vida. Faça sempre massageando os novos dentinhos e também na gengiva que coça o bebê ama.

Então essa foi a minha experiência, espero ter ajudado e sempre digo que o principal elemento para passar por essa fase é a paciência, que por sinal é uma característica forte de mãe.

Nos siga no Facebook e no Instagram para conferir os conteúdos exclusivos sobre maternidade que postamos nas redes sociais!