Não cometa esses 8 erros no enxoval do bebê!

A compra do enxoval do bebe é um momento importante para mamães e papais, já que serão as primeiras roupinhas, cobertores e sapatinhos que o neném usará nos seus primeiros momentos de vida.

Entretanto, alguns pais de primeira viagem podem cometer alguns erros, por isso, listamos algumas dicas do que não fazer na hora de comprar o enxoval do seu bebê e assim poder curtir esse momento com seu baby com maior tranquilidade!

1. Decorar demais o quarto

Querer que o quarto do seu filho seja muito bonito e cheio de decorações e brinquedos é o sonho de muitas mamães, mas tenha em mente de que o seu bebe pode ter alguma alergia, nesse caso será necessário retirar grande parte desses brinquedos.

Além disso, pode ser um pouco trabalhoso limpar o quarto com muitas decorações e bichinhos de  pelúcia, principalmente se você terá a função de cuidar da casa e do bebê ao mesmo tempo, por isso, invista em decorações mais simples.

Assim, você ganhara agilidade durante o seu dia e poderá passar mais tempo com o neném, evitando com que ele desenvolva alguma crise alérgica por conta dos bichinhos de pelúcia ou da sujeira acumulada nas decorações e moveis espalhados pelo cômodo.

Faça uma pesquisa na internet para encontrar modelos de decorações para quarto de bebê simples, com poucos objetos mas que tenha um resultado final muito bonito e que combine com a sua personalidade e com o restante do enxoval do seu pequeno.

2. Comprar roupas para o enxoval do bebê do tamanho ou para a estação errada

Tome muito cuidado ao comprar roupas para recém-nascido, já que eles se desenvolvem muito rápido, e logo elas ficarão apertadas para o seu tamanho em crescimento. Caso não queira sofrer prejuízos, é melhor não exagerar na compra de roupas para essa fase.

Invista em comprar poucas mudas para essa fase de crescimento inicial do bebê. Ao mesmo tempo, não podem ser poucas, já que poderá ser possível que ele seja trocado varias vezes ao dia ou acabe sujando.

Não se esqueça de que os bebês perdem calor pela cabeça, então essa parte do corpo precisa estar sempre aquecida. procure sempre manter o seu bebê em uma boa temperatura, mas também saiba que eles podem sentir calor, então não seria interessante agasalha-los demais durante o calor.

Também e importante ficar atento ao tipo de tecido que será utilizado nas roupas, afinal, é preciso evitar alergias e outros problemas que podem ser ocasionados por tecidos de má qualidade. lembre-se sempre de lavar as roupas antes de utiliza-las pela primeira vez na criança.

3. Evite cores fortes no quarto do bebê

Utilizar cores muito fortes no quarto do bebê poderá deixa-lo mais agitado do que o normal, além de não ajudar a trazer tranquilidade e conchego para o cômodo, o ambiente deve ser um local tranquilo para que a mamãe e para o bebe, para que tenham seus momentos.

Além disso, as cores fores poderão atrapalhar o sono do bebê, dando mais trabalho para que a mamãe consiga coloca-lo para dormir, por isso, o ideal e que sejam escolhidas cores claras e que ajudam a transmitir calma ao ambiente.

Você pode pintar as paredes do quarto do bebê em cores de tons pasteis, como azul, rosa, roxo, verde, a depender do seu gosto e do tipo de decoração que deseja para o quarto do bebê, combinando com o restante dos móveis.

Conforme a criança for crescendo, você poderá repintar o quarto com cores mais fores e alegres, já que ela não precisará de um ambiente tão calmo, além dela estar naturalmente mais ativa durante o dia.

4. Comprar roupinhas de luxo

Pode ser tentador ver o seu filho utilizando uma roupinha social ou fazer a sua filha se vestir como uma princesa, mas pode não ser nada confortável para a criança se vestir assim, principalmente durante os primeiros meses de vida.

Além disso, esse tipo de roupa costuma ter um preço mais alto do que os modelos convencionais de vestimenta, ao mesmo tempo que terão uma vida útil muito pequena, já que logo ficarão pequenas demais para o corpo da criança.

Por isso, prefira gastar o seu dinheiro com roupinhas que o bebê poder utilizar no dia a dia de maneira confortável e que poderão ter uma durabilidade maior do que roupas formais que serão utilizadas para agradar visitas ou tirar fotos.

Além de ter lindas roupinhas para vestir o seu bebê todos os dias, você economizará e o manterá confortável e bonito por muito mais tempo. É importante se certificar de que as roupas sejam de um bom material, para evitar alergias e desconforto ao bebê.

5. Não avaliar a importância dos itens que estão sendo comprados

Evite ao máximo comprar produtos sem importância para o enxoval do bebê. Isso apenas fará com que você gaste dinheiro sem necessidade, além de ocupar espaço no quarto do bebê que poderia ser utilizado para itens mais importantes.

Faça uma lista dos tipos de roupas e demais itens que são necessários para que o bebê e a mamãe se sintam confortáveis durante o dia a dia. Você poderá usar essa lista não apenas para fazer as próprias compras do enxoval mas também para auxiliar os parentes e amigos que querem dar presentes para o novo membro a família.

Algumas pessoas defendem que a compra do enxoval é uma decisão mais pessoal já que cada bebê é diferente e pode necessitar de coisas diferentes em quantidades diferentes, seja fraldas, roupas ou outros itens básicos.

O mesmo acontece com as mães, que podem ter rituais próprios para cuidar do seu neném e não precisarão de um enxoval diferenciado para atender a essas necessidades. De qualquer forma, sempre verificar se comprar aquela roupinha muito estilosa ou brinquedo mais caro realmente fará a diferença no desenvolvimento do seu bebê ou no bem-estar da família.

6. Não pesquisar o local de compra do enxoval do bebê

Tão importante quanto escolher os tipos de itens que serão comprados, bem como a sua qualidade, é pesquisar sobre as lojas nas quais você adquirirá essas mercadorias. Uma loja de qualidade dará todo o suporte necessário para que você compre os melhores produtos e esteja seguro com relação ao pagamento ou problemas com o produto.

Entretanto, escolher uma instituição ruim fará com que você tenha grandes dores de cabeça, como acabar comprando produtos perigoso ou de má qualidade sem saber, ou até mesmo ter problemas na hora de trocar ou devolver um produto.

Para saber se uma loja é confiável, é importante contar com o feedback de atuais e ex-clientes da loja, verificando os motivos que os levam a comprar naquele lugar ou que os fizeram deixar de se tornarem consumidores.

Além disso, verifique como a empresa trata os clientes tanto nas lojas físicas quanto nas redes sociais e atendimento on-line por chat. Assim, você conferirá o quão conectados aos clientes a loja está e poderá ter uma ideia do que esperar do seu próprio atendimento.

7. Investir em aquecedor de mamadeiras

Esse e um dos casos em que é preciso analisar a sua real necessidade de adquirir esse ipo de produto para o enxoval do bebê. Por morarmos em um país tropical, pode ser mais interessante oferecer a mamadeira em temperatura ambiente.

Entretanto, caso você more em um local mais frio, pode-se pensar na possibilidade de adquirir esse equipamento para sempre oferecer um leite em uma boa temperatura para o seu neném, ou até mesmo pensar em maneiras mais econômicas de esquentar a mamadeira, como fazer banho maria.

Ter uma criança já é uma decisão que envolve muitos gastos, por isso, é preciso pensar de maneira inteligente para economizar com coisas que podem não ser utilizadas durante a fase de crescimento da criança para investir em itens que serão realmente úteis durante esse período.

Também é importante avaliar se existem maneiras mais baratas para substituir a compra daquele item ou roupa especifica, com o banho maria para aquecer a mamadeira ou alugar roupas mais “chiques” para o bebê, ao invés de compra-las, por exemplo.

8. Comprar chupetas de cristal para o enxoval do bebê

Apesar de ser um item muito bonito, ele pode trazer sérios riscos para os bebes, já que eles podem cair, quebrar e causar cortes nos pequenos, e até mesmo nas mamães e pessoas que estejam próximas do neném.

Por isso, o ideal é investir nas chupetas de borracha ou outros materiais que não sejam tóxicos ou cause algum tipo de dano aos pequenos. É importante também que ela seja sempre esterilizada e lavada, caso caia no chão ou entre em conato com algum local que possa conter bactérias.

Essa é uma fase bastante delicada para o bebê, já que ele ainda estará desenvolvendo anticorpos para se proteger das doenças e problemas comuns do ambiente, como o próprio contato com a sujeira. por isso, e preciso prestar atenção no que ele coloca na boca, nariz e olhos.

Assim, conhecendo esses 8 erros que muitas mamães de primeira viagem cometem durante o enxoval do bebê, você poderá se preparar e escolher com mais sabedorias os itens e roupas que farão parte dessa fase tão importante para o seu bebê.

Que tal começar a planejar a sua lisa de chá de bebê levando em conta as dicas que mostramos para você neste texto? Acesse a nossa página e faça agora mesmo a sua listinha!