Montando o enxoval da mamãe: Da gravidez ao pós-parto

É hora de pensar no enxoval da mamãe. Isso mesmo! O momento é de pensar nas coisinhas que devem ser preparadas para levar para a maternidade e usado no período após o parto.

É muito comum pensarmos sobre todas as coisas fofinhas do bebê como roupinhas, sapatinhos, fraldas de pano, mantas, saídas de maternidade e outras coisas.

Nesse post te daremos dicas de como montar o enxoval, listando itens de primeira necessidade e/ou objetos de luxo que as mamães gostam, não é mesmo?

O enxoval da mamãe

E quantas grávidas já relataram que as vésperas de o bebê nascer, as coisas do bebezinho já estava toda providenciada e organizada, e a da mamãe nem sabia por onde começar.

Isso é mais comum do se imagina. Sabemos que as coisinhas de bebê são fofas e quase que irresistíveis, mas lembre-se que as mamãe é uma das principais figuras dessa fase. E por que não estar muito bem apresentável e com coisas que amenizem a carga desse momento?

Por onde começar

Comecemos pela consciência que cada enxoval deve ser montado de acordo com o estilo  e disponibilidade de investimento financeiro de cada mamãe.

Existem mamães que preferem algo bem simples, sem grandes diferenciais e inovações. Outras mães preferem um enxoval mais cheio de detalhes e diferenciais. Outras preferem um enxoval que combine com cores e/ou tema das coisas do bebê.

O fato é que essa parte de preparo é algo que deve ser discutido e merece atenção para que seja feito.

Durante as semanas, desde o início da gravidez, o corpo da mulher sofre modificações ao longo do tempo, e isso geralmente, determinado por fases, que evoluem, ou não, com o tempo.

Certamente, de acordo com o grau de risco da gravidez dá para se imaginar um parto prematuro ou a termo, e isso pode influenciar no momento de se montar o enxoval. Lembrando que isso é só uma expectativa, sem nada tido como certeza.

Roupas durante a gestação

As mudanças que o corpo da mulher tem durante as semanas da gestação certamente influenciam em que tipo de roupas e acessórios irá usar.

Dentre os demais fatores determinantes estão o ganho de peso, estilo de trabalho, necessidade maior de repouso, viagens a serem feitas, comemorações que participará, disponibilidade de investimento financeiro e outros.

Indicamos que essas aquisições sejam feitas aos poucos, observando os fatores que citamos acima, afim que não haja desperdício ou frustrações.

Mas convenhamos que é muito comum vermos grávidas que tem em seu guarda-roupas ao menos uma calça preta, que ajuda a compor vários looks. Ah! Assim também como aquela roupa que é quase considerada “uniforme” durante a gravidez. Sim ou com certeza? Rssss

Algumas dicas de roupas coringas usadas durante esse período:

  • Calças leggin
  • Jardineiras
  • Vestidos longos
  • Vestidos mais curtos, com casaco.
  • Blusas com mangas
  • Calças compridas largas

 

A via de parto influencia no enxoval

A via de parto pela qual o bebê chegará ao mundo é uma decisão preferencial muito importante na vida da família, pois provavelmente ela faz parte de um momento de realização dos papais, principalmente da mamãe.

Por que a vida de parto influencia?

Bom! Na maioria das vezes, as mulheres que optam e conseguem ter seu bebê por vida de parto vaginal, sem necessitar de um longo período mais extenso de internação e com recuperação mais acelerada.

Claro que isso não é uma regra geral, mas é uma base para se escolher, por exemplo os itens que irão compor a mala de maternidade.

A prematuridade e o enxoval da mamãe

Sabemos que o assunto prematuridade pode ser não tão confortável assim, mas é uma coisa que precisa ser levada em consideração na hora de escolher roupas e itens a serem usados na maternidade. Pode ser que o bebê prematuro, dependendo da idade gestacional, precise de um período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seja para tratar alguma intercorrência, ou para que o bebê alcance o peso necessário para ir para casa em segurança.

Caso a mamãe passe por algumas dessas situações, prefere-se roupa se sapatos mais confortáveis, pois certamente irá ter a necessidade de transitar pelo hospital, para dar assistência ao seu pequeno.

Lembrando que provavelmente, se o bebê precisar ficar por um tempo mais estendido na UTI,  a mamãe receberá alta, podendo acompanha-lo na UTI, só que já hospedada em sua casa.

A prematuridade pode acontecer com qualquer mãe, em qualquer gravidez, mas existem alguns fatores de risco que deixam alertas as mamães e suas famílias quanto a maior probabilidade desse evento.

Leia mais em nosso post sobre maturidade, clicando aqui

Lista de peças íntimas

Essas peças devem ser adquiridas com atenção, pois variam de acordo com o estilo da mamãe e do ambiente em que estará após dar a luz ao seu bebê.

  • Calcinhas confortáveis e calculadas para suportarem absorventes pós parto e absorventes de alto fluxo.
  • Sutiãs de amamentação. Esses sutiãs deverão ser comprados calculados com o tamanho dos seios da mulher durante a gravidez, e com base no aumento das mamas, quando estiverem cheias do leite materno.
  • Camisolas longas: Essas camisolas são certeiras, pois compõem traje elegante e confortável para diversas situações .
  • Camisolas curtas. Essas camisolas geralmente são escolhidas por mamães que gostam de algo mais leve, sendo bonito e confortável ao mesmo tempo.
  • Camisolas de renda: Essas são simplesmente um espetáculo a parte, pois ressoam um certo luxo na composição do look.
  • Camisolas de algodão: Essas são para aquelas grávidas mais básicas e que gostam de um conforto, sem muitas surpresas

Itens de higiene

E porque não estar bonita e cheirosa nesse momento da maternidade?

Claro que mesmo com os sentimentos que acercam o momento da chegada do bebê, faz parte da característica feminina estar bem consigo mesma. Manter-se linda, cheirosa e com cabelos e peles hidratados aumenta a autoestima da mulher.

Veja alguns itens que podem compor a nécessaire da mamãe:

  • Sabonete em líquido ou barra. Dê preferencia para levar para a maternidade o sabonete líquido, pois além de ser prático na hora de manusear, é eficaz na hora de guardar sem derramar na bolsa.
  • Hidrante sem cheiro ou com cheiro mais suave. Prefira esses tipos de hidratantes corporais para parto e pós parto, pois devido o contato com bebê, essa deve ser uma opção para evitar alergias na pele tão sensível de seu filho.
  • Creme dental de sua preferência
  • Absorventes pós parto
  • Absorventes de incontinência
  • Enxaguante bucal.
  • Shampoo e condicionador. Procure levar para a maternidade embalagens compactas, para não ocupar tanto espaço na mala, e manter o líquido seguro, livre de derramamentos.
  • Desodorantes. De preferencia sem cheiros e em apresentações que não sejam aerossol
  • Escova de dentes com capa
  • Lenços umedecidos para limpeza instantânea, e que precisem de praticidade.
  • Absorvente para seios.

Outros itens:

  • Escovas de cabelo de cerdas macias
  • Presilhas de cabelo 
  • Touca para banho
  • Esponja para banho
  • Toalha de banho
  • Secador de cabelo
  • Malas
  • Nécessaire ou bolsa menor
  • Calçados, chinelo de dedo e pantufa
  • Outros acessórios para cabelo

 

Para o puerpério e após o parto

Lógico que esse é um período a se pensar, pois faz parte de um dos momentos mais delicados e exigentes dessa nova fase da vida.

Infelizmente acontece no puerpério de alguma mulheres terem uma certa frustração ao perceber que o corpo pode não voltar ao que era antes da gravidez, o que impediria de usar suas antigas roupas. Parece bem provável, mas pode ter certeza que não conseguir se sentir bela, por qualquer motivo, nesse período pode aumentar o turbilhão de sentimentos nesse período tão delicado.

Pode ser que, dependendo da mulher, ela não consiga usufruir como gostaria, nem das roupas que usava antes da gravidez, e nem das roupas que usou durante a gestação. Portanto, a palavra é: ADAPTAÇÃO.

Lembre sobre a roupa para sair da maternidade. Algumas mães até preferem usar algo combinando com a roupa de saída de maternidade do bebê. Fica bem fofinho e com estilo, caso prefira.

Sabendo que há vários compromissos no primeiro mês após o parto, o que inclui o período puerperal, como consulta com pediatra, retorno com obstetras, vacinas, ensaio newborn  e outros, é importante que esses itens já sejam ao menos pensados, para que esses momentos sejam curtidos com mais leveza e livres de estresses.

A Lá Vem Bebê e você

doulas

Você pode se perguntar qual o motivo de estarmos fazendo esse post. Sabemos que nesse momento, provavelmente sua cabeça e de sua família pode estar mais voltada para as necessidades do bebê. Isso é absolutamente normal.

Então, como você importa para nós de uma forma tão especial, resolvemos te ajudar com algumas dessas dicas para que você entenda e facilite esse período. Para que você fique bem, sabemos que se precisa de organização e respeito pelo o que está vivendo.

Nos siga no instagram e Facebook

Se sinta bela e especial nesse tempo. Se sinta feliz com seu processo. Saiba que estamos sempre aqui, pensando em você e sua família.

Sinta-se abraçada, compreendida e protegida.

Equipe Lá Vem Bebê.