Mancha no corpo do bebê

Olá, pessoal! O seu bebê nasceu com uma manchinha roxa no bumbum? Você já tinha ouvido falar em mancha roxa no corpo do bebê ou mancha mongólica? É sobre elas que vamos falar hoje, além delas, falaremos também sobre as manchas vermelhas que aparecem no corpo do nosso filho. Quando elas desaparecem? quais são os tratamentos? Contudo vamos falar quando devemos nos preocupar com elas.

Mancha no corpo do bebê: roxa ou mongólica

O que é mancha mongólica em bebês?

As manchas roxas no bebê não trazem nenhum problema para a saúde dele. Elas são manchas de coloração marrom azulada ou arroxeada, bem como podem ser esverdeada. Essa mancha pode surgir desde o nascimento e são localizadas principalmente em torno do bumbum, contudo podem aparecer também no tronco e em extremidades, além das costas do bebê recém-nascido.

As manchas não representam nenhum tipo de trauma ou problemas para o seu bebê.

Como avaliar a mancha mongólica?

As manchas não possuem relação com nenhuma síndrome ou qualquer outra doença. É necessário fazer uma acompanhamento médico dessas manchas para avaliar a evolução dela.
Quando é a mancha mongólica o bebê na maioria das vezes já nasce com marquinha roxa nos lugares que falamos, mas pode acontecer dela acometer a lombar, ombros ou as costas.
Não existe um diagnóstico ou exames específicos para saber se é a mancha mongólica ou não. Todavia, como falamos, é necessário um acompanhamento para que caso essa mancha mude as suas proporções ou for localizada em outras áreas do corpo do bebê, não for tão extensa ou surgir de um dia para o outro, pode-se suspeitar de um hematoma.

Quando desaparecem as manchas no corpo do bebê chamadas mongólicas?

As manchas normalmente desaparecem até os 2 anos de idade, mas, em alguns casos, elas podem ficar durante toda a vida. A mancha mongólica persistente e podem acometer outras partes do corpo.

Conforme o bebê vai crescendo elas vão desaparecendo e ficando mais clara. Após ficarem claras elas não escurecem, mas a tendência é desaparecer.

Mancha no corpo do bebê: vermelhas

As manchas vermelhas, diferentes das roxas ou mongólicas, podem ser causadas por alguma doença ou alergias. Vamos listar algumas delas para que a mamãe já saiba identificar e tratar corretamente junto com o pediatra do seu filho.

  • Dermatite alérgica

Também conhecida como dermatite de contato, a dermatite alérgica é quando o bebê entra em contato com substâncias que causam irritações como cremes, materiais sintéticos e até mesmo a  urina pode causar essa dermatite.

A dermatite faz aparecer manchas vermelhas que podem coçar, descamar a pele e, em alguns casos, aparecer bolhas no local afetado. Elas normalmente aprecem logo após o contato ou em até 48h.

Tratamento: pomadas corticoides ou cremes de hidratação podem resolver, mas antes o bebê precisa ser avaliado pelo médico.
  • Mancha no corpo do bebê causada pela alergia a fralda

Essa alergia conhecida como dermatite de fralda acontece muita das vezes quando o bebê passa muito tempo com a mesma fralda, com contato de muito tempo com a urina e fezes. Neste caso aparecem as manchas vermelhas na pele do bebê que tem contato com a fralda.

Existem algumas fraldas que podem causar alergias no bebê também e por isso, mesmo que você troque a fralda do bebê com frequência, elas continuam aparecendo. Neste caso o recomendando é usar fralda para peles sensíveis.

Tratamento dessa alergia: Os pediatras podem indicar pomadas de assaduras ricas em vitamina A, elas ajudam a regenerar a pele mais rápido, além disso troque regularmente a fralda do bebê. Troque sempre que fizer urina ou fezes.

quantidade de fraldas para chá de bebê

  • Brotoejas

As brotoejas são uma resposta do organismo pelo excesso de calor e suor. Elas são bolinhas vermelhas na pele que podem causar coceiras e aparecem normalmente no rosto, pescoço, costas, peito e coxas.

As brotoejas ocorrem quando as glândulas de suor são bloqueadas e o corpo transpira muito. Os bebês recém-nascidos são os mais afetados pois as glândulas de suor ainda são poucos desenvolvidas.

Os sintomas mais comuns da brotoeja são:

  • Pequenas bolinhas na pele, semelhantes a espinhas;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Coceira e sensação de ardor;
  • Ligeiro inchaço na pele.

Tratamento: Deixe sempre a pele do bebê seca e limpa. Elas desaparecem normalmente sozinhas, mas para evitar os sintomas, use roupas frescas e em casos mais graves o pediatra pode prescrever pomadas.

  • Eritema tóxico

Este problema pode surgir logo depois do nascimento. O eritema tóxico é o aparecimento de manchas vermelhas, arredondadas, com bordas mal definidas e ligeiramente elevadas, podendo ter um pequeno ponto branco ou amarelo no centro.

As manchas vermelhas não causam qualquer dor ou desconforto para o bebê e desaparecem depois de duas semanas.

Tratamento: Não existe tratamento para o Eritema Tóxico já que não está associado a nenhuma complicação ou causa desconforto ao bebê. Alguns pediatras indicam sabonetes ou cremes hipoalergênicos.

  • Eritema infeccioso

Causada pelo vírus que afeta os pulmões, o eritema infeccioso também é conhecido como a doença da bofetada. O eritema causa o aparecimento de manchas vermelhas na bochecha, costas, barriga, braços e pernas.

Tratamento: O pediatra é quem saberá o melhor tratamento. O tratamento pode incluir o uso de remédios anti-histamínicos, remédios anti-térmicos ou analgésicos.

  • Roséola

A roséola faz com que manchas vermelhas apareçam no tronco, pescoço e braços, e podem coçar bem como não coçar. Ela é uma doença causada por um vírus, tem duração de cerca de 7 dias e é contagiosa, transmitida através da saliva.

Tratamento: O pediatra é quem indica o melhor tratamento. O tratamento vai ter como objetivo controlar os sintomas. Além disso tomar banho com a água morna e colocar um pano molhado na testa e axilas ajudam a amenizar os sintomas.

  • Hemangioma

O hemangioma surge pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos. Ele pode surgir em várias partes do corpo, contudo é mais comum que apareça no rosto, pescoço, couro cabeludo e tronco.

Na criança o hemangioma costuma surgir nas duas primeiras semanas de vida, porém diminui ao longo do tempo, e pode desaparecer até os 10 anos de vida.

Tratamento: O pediatra deve acompanhar, mas normalmente desaparece sozinho.

Algumas dessas manchas apareceram no seu filho? Como foi o tratamento?