Mala da maternidade: o que levar para o bebê?

O momento do nascimento do bebê é bastante corrido, por isso, muitos pais preferem fazer antecipadamente a mala da maternidade para que já fique tudo pronto para irem ao hospital e já levarem todos os itens necessários para cuidá-lo em seus primeiros dias de vida.

Neste artigo, você entenderá como organizar a mala do bebê, entendendo quais itens devem ser levados e o que deve ser considerado na hora de escolher esses itens e até mesmo o modelo da mala da maternidade, para que ela consiga suprir as necessidades da família.

O que levar na mala da maternidade?

Antes do nascimento do bebê, já é necessário realizar alguns preparativos para que esse momento seja especial e não cause nenhuma dor de cabeça para a a mamãe e seu neném. Um item que deve ser planejado com antecedência é a mala da maternidade. Confira a seguir quais são os itens que não podem faltar dentro dela.

Roupinha para sair da maternidade

Um dos itens que não podem ser esquecidos ao ir até o hospital é a roupinha de sair da maternidade. Ela é muito especial porque ilustra o momento em que o bebê finalmente começará a viver com os seus papais fora do útero.

Assim, ela é um item indispensável na mala da maternidade e deve ser bem escolhida, já que ela precisa ser bonita e muito confortável para deixar o bebê aconchegante e evitar que ele passe frio ou calor.

É importante escolher uma roupinha da cor que você goste, independentemente do gênero. Além disso, ela precisa ter o tamanho adequado, não ficando nem muito larga e nem muito apertada no neném.

Outro ponto importante para se atentar com a roupinha para sair da maternidade é o tecido. Prefira escolher aqueles com malha de algodão, já que são mais leves e macios do que outros tipos de tecido.

Roupas sobressalentes

Além da roupinha para sair da maternidade, é importante levar mais algumas roupas sobressalentes para que o bebê possa se manter confortável durante os dias que estiver no hospital.

Além disso, pode acontecer algum acidente ou imprevisto, então é importante que a mamãe esteja precavida e leve mais algumas roupinhas para trocar o bebê caso seja necessário. Os cuidados da escolha com a roupa seguem o tópico anterior.

Prefira roupas com malhas de algodão porque são macias e confortáveis, além de escolher cores e estampas que goste, para que você sinta mais confortável com o neném e vocês consigam manter um laço mais forte.

Além de bonitas, as roupinhas do neném precisam ser práticas, já que a mamãe precisa descansar o máximo possível enquanto estiver no hospital, então é importante ganhar tempo na hora da troca de roupa.

Mantas

Também é preciso levar algumas mantinhas e/ou toalhas fralda para a maternidade, para que você possa limpar o bebê enquanto ele mama e utilizar na hora de trocar a fralda e também para segurar o bebê mais confortavelmente.

Também é preciso escolher um bom tecido, para que seja confortável para você manusear as mantas, e também para o bebê. Existem diversos modelos no mercado que podem agradar ao seu gosto.

O mais indicado são as mantas 100% algodão, que são mais maciais e não causam reações alérgicas no bebê. Porém, muitas mães escolhem os modelos sintéticos, por serem mais baratos. Nesse casa, invista em uma manta que tenha passado por tratamentos antialérgicos.

Também preste atenção no tamanho, já que ela não pode ser muito grande para atrapalhar a usa utilização, além de não ser muito pequena para que seja possível cobrir o neném com ela. O ideal é que ela tenha as medidas de 70×70 centímetros.

Fraldas

Um item extremamente indispensável para o momento em que estiver na maternidade são as fraldas. Afinal, o bebê começará a fazer as suas necessidades lá mesmo, e a mamãe precisa já começar a utilizar esse item.

Já existem fraldas próprias para recém-nascidos, que contam com um tamanho menor para comportar o bebê de maneira mais confortável. Entretanto, alguns nenéns podem nascer com um peso maior do que o esperado, então, esse tipo de fralda pode não servir.

Por isso, o ideal é levar fraldas de diferentes tamanhos, para garantir que algum modelo se encaixe com o neném. Caso o seu obstetra já tenha uma noção do peso do bebê, você já poderá levar o item do tamanho correto.

Mas qual a quantidade de fraldas ideal para levar? Um recém-nascido usará cerca de 500 fraldas até o seu segundo mês de vida, então, você poderá se basear nessa quantidade para levar um número de fraldas suficiente para os dias que ficar na maternidade.

Cotonete e álcool

Já na maternidade poderão começar os cuidados com o cordão umbilical e outras partes do bebê que precisam ser limpas de maneira mais específica. Por isso, é interessante levar álcool e cotonete para esses momentos.

Além disso, você ainda poderá utilizar o álcool para desinfectar itens que contam com o risco de causar algum mal para o bebê, como transmitir vírus, bactérias e germes. Limpando-o com esse produto, você o deixará limpo para entrar em contato com a criança e com a mamãe.

O cordão umbilical precisa ser limpo com muito cuidado, de maneira a não deixar nenhuma sujeira que possa causa infecções ou alergias, problemas bastante perigosos para essa fase da vida.

Sempre procure a ajuda das enfermeiras para auxiliarem na melhor forma de higienizar a criança, deste os produtos utilizados até a maneira correta de limpar certas partes do corpo que necessitam de uma atenção maior.

Pomada para assadura

Outro item importante na hora de trocar as fraldas é a pomada para prevenir assaduras. Elas precisam ser passadas sempre que o neném precisar trocar as fraldas, após ser limpo. Utilizando a pomada, a pele do seu bebê continua sequinha, além de de diminuir o atrito entre as dobrinhas das perninhas.

Isso auxilia a evitar assaduras no local, deixando o seu bebê mais confortável e saudável, evitando que essas assaduras possam evoluir para algo mais grave, como se transformar em micose ou candidíase.

Outra dica para evitar assaduras é não apertar demais a fralda, deixando espaço para que o ar consiga circular por esse local, o que evita a formação de umidade. Além disso, a pele do bebê também precisa respirar.

As roupinhas também precisam de um cuidado especial para evitar assaduras, sendo o principal deles é o de não lavá-las com amaciante. Além de ajudar a não ocorrer esse problema, o amaciante também poderá provocar alergias na pele.

Roupas confortáveis para a mamãe

Não é apenas o bebê que precisa ser lembrado na mala da maternidade. As mamães também precisam se cuidar e ter seus itens essenciais guardados para serem levados na maternidade, e assim, ela possa se sentir confortável e calma.

É importante que ela leve roupas confortáveis para passar esse período de repouso na maternidade, como pijamas, roupas mais largas e calcinhas e sutiãs confortáveis para passar esse período.

É importante escolher um bom número de roupas, já que elas precisará trocá-las durante o período que estiver no hospital, além de se precaver de certos acidentes, como vazamento de leite durante a amamentação.

Não é preciso se preocupar em escolher roupas bonitas, a não ser que seja algo que faça bem para a mamãe. Por estar na maternidade, o foco principal deve estar nos cuidados do bebê e em descansar para ter energia para a sua nova jornada com o seu filho.

Absorvente para seios

É comum que os seios comecem a vazar leite durante as primeiras amamentações, já que a produção de leite está acelerada e o neném muitas vezes não consegue beber todo o leite. Por isso, é importante investir em absorvente para seios.

Com eles, você não manchará a roupa e poderá se manter mais confortável e sem a necessidade de ter que trocar de roupa várias vezes durante o dia por conta desse tipo de incidente. Existem diferentes tipos de absorventes para seios, por isso, é importante pesquisar para escolher o melhor modelo para a mamãe.

Existem absorventes descartáveis e os laváveis, que podem ser utilizados mais de uma vez, o que pode resultar em economia. Entretanto, é preciso ter atenção ao tecido com o qual ele é fabricado, já que poderá causar irritações no local.

Também é possível encontrá-los em diversos designs e tamanhos. Escolha aquele que melhor se adapta ao tipo e forma do seu seio, para que você se sinta confortável o utilizando, além dele se manter discreto por baixo da roupa.

Produtos de higiene pessoal

Também não se pode esquecer dos produtos de higiene pessoal, como sabonete, pasta e escova de dente. Por passar um período considerável no hospital, é preciso cuidar da sua própria limpeza básica, como tomar banho e escovar os dentes.

É importante levar os seus próprios produtos, mesmo que o hospital os ofereça, como uma forma de evitar contaminações por bactérias e vírus que estejam no local. Procure sempre deixar os seus pertences guardados e limpos, também para evitar esse tipo de problema.

Caso ache necessário, também poderá levar outros itens extras, como shampoo, condicionador, pentes, cremes hidratantes ou até mesmo maquiagem, para sair bonita do hospital ou até mesmo se maquiar para passar o tempo.

Apesar de cuidar do recém-nascido ser uma atividade bastante cansativa, é importante não se descuidar da saúde da mamãe, já que isso poderá afetar a sua própria saúde, a impossibilitando de cuidar do bebê da maneira que deveria.

Assim, seguindo as nossas dicas e levando estes itens na sua mala maternidade, você poderá curtir ainda mais o nascimento e período de gestação, já que estará com tudo pronto pata ter o seu bebê com tranquilidade.

E o chá de bebê? Você já organizou? Sabia que dá pra fazer esse processo totalmente on-line? Acesse o nosso site e veja como fazer a sua lista de presentes de maneira prática e rápida!