Kit bolsa de bebê: 13 itens que não podem faltar

Quando você já é mamãe e precisa dar uma voltinha com o bebê, saiba que não dá para sair sem um kit bolsa de bebê — mesmo que seja um pequeno passeio de meia hora. Entre outras proezas, ele pode soltar “aquele cocô” que não dá para esperar e começa a vazar rapidinho, por exemplo.

E não vale mais usar aquela sua bolsinha pequena, básica. Agora tem que ser uma bolsa maior, para poder carregar os vários apetrechos que seu filho vai precisar. Por isso, apresentamos a seguir os itens que não podem faltar em um kit bolsa de bebê. Confira e comece a preparar o seu!

1. Fraldas descartáveis

A sua amiga número um da maternidade precisa estar sempre presente. Separe de 3 a 5 fraldas descartáveis, dependendo do tempo que precisar ficar fora.

2. Lenços umedecidos

Tenha à mão ao menos um pacote de lenços umedecidos descartáveis, de preferência aqueles próprios para recém-nascidos. Você vai usar para trocar fraldas, limpar rostinho, mãozinhas e pezinhos sujos. Caso o bebê tenha alergia aos componentes químicos do lenço, a bolsa vai ficar mais pesada: você deve substituí-los por algodão e uma garrafa térmica para ter água morna sempre à disposição.

3. Pomada antiassaduras

As pomadinhas protegem mesmo e é bom usar em todas as trocas. Use também para tratar eventuais machucadinhos, arranhados, ou esfolados, pois ajudam na cicatrização Tenha pelo menos uma bisnaga na bolsa.

4. Trocador portátil

É uma mão na roda se você não encontrar um fraldário adequado. Ele vai permitir que você possa trocar seu bebê em qualquer lugar com higiene, conforto e praticidade.

5. Saquinhos plásticos

Tenha sempre alguns saquinhos plásticos ou sacolas de mercado vazias para colocar fraldas e roupas sujas e lenços usados. Pode ser que você não tenha as condições necessárias para descartá-los.

6. Álcool em gel

Um vidrinho de álcool em gel 70% para esterilizar suas mãos e o local da troca de roupa será sempre bem-vindo.

7. Paninhos de boca e babador

É importante levar pelo menos dois paninhos de boca e um babador para garantir que você e o bebê estejam sempre limpinhos. Afinal, ele costuma babar, deixar leite vazar enquanto mama, arrotar e regurgitar bastante.

 

Leia também:

 

8. Absorventes de seios

Se estiver amamentando, é importante ter um absorvente de seios na bolsa para evitar constrangimentos.

9. Alimentação

Se seu bebê tem menos de 6 meses e ainda mama só no peito, fique traquila, pois a alimentação dele estará pronta a qualquer momento, em qualquer lugar e na temperatura certa. Mas, se ele for maiorzinho e/ou não mamar no peito por algum motivo, é muito importante que o kit bolsa de bebê também inclua comidinhas prontas.

Se ele mama mamadeira, não se esqueça de levar as mamadeiras, uma garrafinha térmica com água e a fórmula (em pó). Se o bebê já come, vale levar os potinhos de comida pronta. Não esqueça das colherinhas!

10. Roupas e Mantas

O kit bolsa de bebê deve conter duas ou três mudinhas de roupas do enxoval, para aqueles casos de acidente com cocô que vai até o pescoço, ou para quando vazar o leite na roupa do bebê ou ele regurgitar sobre a roupa.

Para o caso de variações bruscas de temperatura, inclua também um agasalho ou roupinha de mangas compridas e uma manta para aquecê-lo.

11. Farmacinha

Alguns itens são indispensáveis: além dos remédios eventualmente receitados pelo médico, carregue termômetro, antitérmicos, antisséptico spray, spray nasal de soro fisiológico, BandAid, colher, seringa e copinho para dar os medicamentos.

12. Filtro solar e repelente

A pele do bebê ainda é muito sensível e o organismo não costuma reagir bem a picada de insetos. Dependendo da idade do bebê, siga a orientação do pediatra quanto às marcas mais adequadas. Considere também carregar chapéus e bonés para proteção do sol ou toucas para proteção do frio.

13. Documentos da criança

Quem não tem RG dos filhos deve levar uma cópia da certidão de nascimento, carteirinha do plano de saúde e carteirinha de vacinação. Não deixe de levar o número de telefone do pediatra, para o caso de ser necessário.

E que tal preparar o kit bolsa de bebê desde já? Você pode incluir esses itens na lista de presentes do chá de bebê. Crie sua lista agora mesmo e compartilhe com os convidados!