Intimidade do casal na gravidez – Alternativas que funcionam

Mesmo sendo uma gravidez programada, em algum momento a frase ‘‘e agora’’ pode surgir em vários aspectos, como: financeiro, tensão psicológica, quarto do bebe, tempo para o filho mais velho, licença maternidade, nome do bebe, enxoval, hábitos mais saudáveis, exames essenciais, amamentação, intimidade do casal, etc…

Neste artigo, vamos conversar principalmente sobre a vida íntima do casal, que inevitavelmente é afetada por todas as fases, pois desde o teste de gravidez positivo até os primeiros anos de vida de uma criança haverá alguém a mais para se pensar e dar atenção.

A Lá Vem Bebê vem te afirmar que é possível aproveitar bastante essa fase de maneira mais próxima e conectada. Vamos lá!

 

O teste positivo e a notícia

As mamães geralmente são as primeiras a terem a confirmação do teste positivo da gravidez, e muitas chegam a criar surpresas mais elaboradas para dar a notícia para os papais. Já outras, preferem contar sem rodeios. O fato é que quando o casal tem o primeiro impacto com a notícia, uma das áreas mais pensadas, mesmo não sendo falada é como fazer para que isso não afete a intimidade do casal.

Mesmo que eles não tenham ideias ruins quanto a isso, o casal ainda não sabe os desafios que virão nesse tempo. A alternativa é buscar meios para fortalecer os vínculos ainda mais, e transformar os desafios mais leves possíveis.

As principais mudanças no corpo da mulher

Na maioria das vezes, ainda no primeiro trimestre da gravidez as mudanças no corpo da futura mamãe já começam a aparecer, e isso também acontece com os incômodos como náuseas, azia, ganho de peso, enjoos, dores de cabeça, entre outros.

Esse também é o período que a libido acaba diminuindo, e isso acontece devido as altas alterações de hormônios no corpo da mulher e também por ser um tempo de maiores cuidados com o andamento da gravidez e saúde do bebê.

O parceiro no primeiro trimestre

Esse também é um tempo não muito confortável para o papai, porque ele também se preocupa com a saúde da mamãe e o bebê, como também sentir falta da atenção e aconchego que eram dados a ele, antes da gravidez.

Geralmente nos primeiros três meses da gestação os casais revelam que o sexo diminui bastante, seja por restrição médica ou apenas medo dos papais terem seu pacotinho prejudicado de algum jeito.

 

O papai também fica mais sensível com a gravidez

É hora de integrar o papai. Certamente você já ouviu alguma história de papais que ficam mais dengosos e carentes durante a gravidez da companheira. Isso pode acontecer porque a atenção da futura mamãe, familiares e amigos estão voltadas para a chegada do bebê. Pode até parecer bobo para a mamãe, mas o parceiro percebe que nas ligações recebidas de pessoas próximas provavelmente as pessoas perguntam como anda a saúde da mamãe e do bebê, os mimos voltados para a mamãe e até mesmo a companheira falando na maioria do tempo sobre os cuidados com o bebê. Nesse momento pode ser que o parceiro acabe se afastando, mesmo sem querer.

Dica: Inclua seu parceiro nas consultas de pré-natal, nas chamadas de vídeo com a família, acompanhem juntos a evolução do bebezinho de vocês semana a semana, procurem assistir filmes, séries ou simplesmente ouçam aquela música que marcou o tempo de namoro e as conquistas de vocês. Façam essas coisas porque isso vai deixar vocês mais próximos do momento que eram só os dois, e fará com que o papai entenda que ele continua sendo importante na sua vida como antes, apenas sendo um período de adaptação.

 

As mamães reagem a sensibilidade dos parceiros

A mamãe pode ajudar nesse período. Primeiramente, a mulher tem que procurar entender os sinais que o papai dá, mesmo estando com a cabeça voltada a outros afazeres da gestação. Depois, ver qual a melhor maneira de suprir as necessidades do parceiro, respeitando os limites dos dois.

O que realmente é indispensável é o casal entender suas necessidades e ajustar seus diálogos para melhorar a relação do casal.

Dica: Mamães, nunca deixem de lado o que o papai precisa, e nem façam piadas com o que fala. Isso pode machucar e causar afastamento do casal. Lembre-se que o que é mais importante pra um, pode não estar sendo percebido pelo outro, e isso pode causar tristeza.

 

O casal se reconhece como casal

 

Ainda que os papéis de papai e mamãe tenham sido inclusos na relação, homem e mulher precisam se reconhecer como casal, porque seus gostos musicais, comidas favoritas, carícias, apelidos carinhosos ainda continuam ali, prontos para serem usados.

Lembrem-se que a mamãe não possui somente o papel de mãe e o pai não tem exclusivamente o papel de papai, porque eles são marido e mulher. Apesar das oscilações na libido da mamãe é possível trocar carícias para que a relação não esfrie. Lembrem-se que é só uma fase, e logo as coisas voltarão ao normal, hein!

Dica: Hora de soltar a imaginação. Todos os casais tem suas particularidades, por isso escolham o que for mais a cara de vocês: Troquem carícias, uma surpresa, um elogio inesperado ou quem sabe um filme mais apimentado.

As consultas do pré-natal e cursos preparatórios são boas alternativas

Talvez vocês não estejam conseguindo sair para um jantar romântico, ir ao cinema ou fazer aquela agradável viagem juntos com tanta frequência, mas saibam que as consultas do pré- natal podem ser uma pedida como estratégia de aproximação e conexão do casal.

Sabemos que nem todas as emoções que surgem durante a gravidez são tão boas. As preocupações surgem, devido a várias coisas que precisam ser pensadas e resolvidas, mas saiba que esse nervosismo pode ser amenizado durante a preparação da chegada do bebê.

Dica: Mamãe inclua seu parceiro nas rotinas de consultas e cursos preparatórios, pois essas atividades de avaliação e controle sobre o que está acontecendo durante a gravidez ajudam o casal a resolver questões juntos, explicar sobre isso traz tranquilidade para os dois.

 

Sintam os pulinhos do bebê e conversem com ele

 

No segundo trimestre, provavelmente vocês já conseguirão sentir o bebê mexer. Esse é um excelente momento para papai e mamãe se aproximarem. Colocar as mãos juntinhas na barriga e sentir os pulinhos será maravilhoso e curioso.

Dica: Conversem com seu bebê, ainda na barriga. Contem para o pacotinho de vocês sobre as qualidades um do outro e também sobre a importância que cada um tem na vida do outro. Acreditem! Isso posiciona cada um em seu papel e gera aproximação com o mágico período da gravidez.

 

Papai e mamãe montando o enxoval juntinhos

Montar o enxoval do bebê certamente é um dos momentos mais especiais da gestação. Escolher as roupinhas, os móveis, decoração e utensílios é muito maravilhoso, especialmente se ali houver opiniões do papai e da mamãe. É fato que geralmente essa tarefa fique mais voltada para a mamãe, mas isso não significa que o papai não possa ou não deva participar.

Dica: Inclua seu parceiro em cada detalhe do enxoval para que quando estiver pronto, e após o nascimento do bebê, vocês se reconheçam em cada item da vida do pacotinho de vocês. É fato que as opiniões podem ser diferentes quanto a cores, tipo de decoração, cores e outras coisas, mas com diálogo vocês chegarão a uma decisão, evitando desgastes.

Muitas mãezinhas falam que os papais quase não fazem questão de participar dessas coisas, e isso acaba magoando a mamãe, que está sensível nesse momento, mas esse não deve ser motivo para desistir e se afastar.

Dica: Fale com o papai com carinho e clareza. Mostre que isso é importante não apenas para você mas como um casal. Diga a importância que tem a participação dele, ainda que não seja tão grande. A comunicação ajuda muito nessas questões e ela manterá vocês dois próximos um do outro.

 

Viajar antes do nascimento do bebê é uma boa pedida

 

Uma viagem, respirar outros ares, mudar de ambiente sempre faz bem. Geralmente o segundo trimestre da gravidez é aquele em que a mamãe está mais disposta fisicamente, assim como a libido mais aumentada. Se não houver restrição médica sobre viajar, escolha um roteiro legal e que tenha a cara de vocês dois para aproveitarem um momento antes do bebê nascer. Essa viagem pode ser feita pelo meio de transporte que vocês acharem melhor, de acordo com a liberação da obstetra de vocês.

Essa não precisa ser a viagem mais luxuosa ou demorada. Programem uma viagem que esteja de acordo com as condições e necessidades dos dois, porque depois que o bebê de vocês chegar, provavelmente vocês demorem um tempo para uma viagem a sós.

 

As festas do bebê durante a gravidez

 

É muito bom festejar cada momento. Se tem uma coisa que é alvo dos papais e mamães são as festas de comemoração durante a gravidez. Hoje os casais costumam comemorar uma ou mais datas como Chá revelação, Chá de fraldas, Chá de bebê e outros. Sendo a festa remota ou presencial, não podemos deixar de destacar a facilidade das listas online atualmente, aproveitem o momento para um montar o site personalizado, organizar a lista de presentes, selecionar os convidados e estruturar as comidas e bebidas para esse dia.

Dica: Papais e mamães juntos devem definir o orçamento para cada evento e também dividir as tarefas, que podem ser feitas de maneira prazerosa, como as brincadeiras que serão feitas, bebidas servidas e animação do evento.

O plano de parto e o nascimento

No terceiro trimestre, coisas como detalhes do parto terão que ser decididos. Essa é a hora de decidir sobre a maternidade, via de parto, detalhes do plano de saúde, quem irá avisar quando forem para a maternidade, entre outros…

Essas são decisões bem importantes e seria muito bom se papai e mamãe fizessem isso juntos. Como isso tudo pode não ser possível, e até mesmo desagradável para os dois, vocês podem optar por cada um ter a responsabilidade sobre cada item desses que citamos, e outros que ainda precisarão ser decididos.

Dica: Dividam as tarefas, de acordo com o que cada um sabe fazer de melhor e como as reponsabilidades podem ficar equilibradas. Exponham suas opiniões e lembrem sempre sobre a importância da cumplicidade de vocês nesse momento único.

 

O puerpério e a vida do casal

O puerpério é um momento delicado para as mamães, pois muitas coisas que podem ter sido idealizadas e planejadas podem não ter saído como previsto, e isso pode causar frustração e desgastes físicos e psicológicos. Nesse período, a libido da mamãe tende a diminuir, fora que o pós parto, a depender da via de parto que o bebê nasceu e do organismo da mamãe pode exigir mais atenção e período de recuperação mais cuidadoso.

Nosso muito obrigada

Aqui deixamos nossa gratidão por você permitir que façamos parte desse momento especial. Esperamos que seu bebê chegue cheio de saúde e cercado de amor e paz.

Para nos acompanhar em nossas redes sociais, acesse facebook e Instagram que estão recheados de conteúdos atuais e cheios de utilidade para você.