Inchaço na gravidez – Ajudando a entender

Com a notícia da chegada do bebê, a mente começa a arquitetar e planejar as mudanças que virão pela frente. Umas das mudanças já bem conhecidas é o inchaço, que passa a acometer mulheres durante esse período, e é sobre isso que conversaremos nesse post.

Durante a gestação, a maioria das mulheres tem, ao menos um período, sendo o mais comum e recorrente no terceiro trimestre. Um dos principais pontos é a diferenciação e identificação de quando é normal e quando indica um sinal de alerta de alguma condição prejudicial ao bebê e a mamãe, como a pré-eclâmpsia.

 

Quando se preocupar com inchaço na gravidez?

Somente o inchaço já causa receio em si, porém é ainda mais preocupante se ele vier acompanhado de dores, vermelhidão, incômodos, quentura no local do inchaço ou então um aumento na pressão arterial.

Por isso é importante que a gestante preste sempre atenção aos sintomas de retenção de liquido no corpo e comunique ao seu médico, caso apareça algum inchaço.

“m alguns casos, esse inchaço pode estar relacionado a outras complicações como aumento da pressão arterial, perda de proteínas pela urina e pré-eclâmpsia – doença que provoca o parto prematuro trazendo riscos para a mamãe e o bebê.

 

Motivos do inchaço

Dentre os principais sintomas da gravidez, esse é um dos mais comuns. O inchaço ocorre porque acontece a diminuição do volume de sangue dentro das veias, e isso tem relação direta com o acumulo de líquido, causando o inchaço ou “edema”.

Como já falamos mais acima, é essencial ficar atenta aos sintomas, pois o inchaço pode estar relacionado a diversas complicações, que incluem:

Todas essas condições podem levar ao parto prematuro, e causar problemas de saúde pra mamãe e seu pacotinho.

Os principais períodos de inchaço durante a gravidez

A gravidez causa um aumento de hormônios no corpo da futura mamãe, e isso acaba desencadeando alguns fatores, dentre eles o inchaço e possíveis complicações, que muitas vezes são observadas somente no período da gravidez, e depois desaparecem.

Em algumas mulheres, pode ser que o inchaço apareça antes, mas é mais comum que comece a surgir depois do quinto mês da gravidez porque o tamanho do útero também pode ser motivo direto na retenção de líquido, porque o bebê acaba exigindo mais do corpo da mamãe e o sangue que está concentrado nas pernas e tornozelo tenham mais dificuldade para retornar ao coração, causando o aumento nesses extremos do corpo.

 

A água ajudando a diminuir o inchaço durante a gravidez

Beba bastante água: É totalmente indiscutível que a boa ingestão de agua é um dos fatores essenciais para uma gravidez saudável, mas especialmente na retenção de liquido é essencial para melhorar o quadro. Isso acontece porque o corpo é estimulado a produzir mais urina, e isso retira o excesso toxinas do corpo, e também porque quanto mais hidratado o corpo melhor.

Dica: Tenha sempre a seu alcance uma garrafinha de água. Isso facilita lembrar de tomar liquido, e em quantidade maior. O Indicado é que se tome entre 2,5 a 3 litros por dia, mas essa quantidade pode ser calculada por seu médico, e assim será mais assertivo para seu peso.

Pernas e pés para o alto ajudam a diminuir o inchaço

Se você já teve contato com alguma grávida, principalmente no terceiro trimestre, você deve ter observado em algum momento que as pernas dela possivelmente estiveram elevadas, isso acontece porque manter as pernas no alto facilita a circulação do sangue no organismo. Evite ficar com as pernas penduradas.

Dica: Ao menos meia hora por dia use almofadas, cabeceira da cama ou uma superfície mais alta, que possa ficar deitada  para colocar as pernas para cima. lembre-se também de usar um banquinho, quando estiver sentada para que os pés fiquem no mesmo nível das coxas.

Movimente pés e tornozelos

Movimentar pés e tornozelos ajuda a combater o inchaço. Fazer exercícios com os pés e tornozelos ajuda a melhorar a circulação sanguínea e linfática, diminuindo ou evitando o aparecimento do inchaço.

Dica: Faça exercícios sempre que puder como girar os pés fazendo círculos para o lado direito e esquerdo, esticar bem pra cima e pra baixo.

Drenagem linfática ajuda a diminuir os edemas

Muitas de vocês já devem ter ouvido sobre os benefícios da drenagem linfática durante a gravidez. Pergunte a opinião do seu médico, escolha uma boa profissional e usufrua dos benefícios da massagem, como:

  • Desintoxicação do organismo
  • Diminuição de aparência das celulites
  • Bom relaxamento do corpo
  • Diminui a retenção de líquido

Use calçados confortáveis

A gravidez exige o máximo de conforto possível, isso inclui os calçados que a mamãe usará durante esse período, evitando uma vaga muito grande nos pés e região dos tornozelos.

Dica: Evite usar sapatos apertados e saltos altos, usando mais sapatos ortopédicos ou tênis, por exemplo.

Praticar atividade física ajuda a diminuir e prevenir o inchaço

 

A Prática de  atividades físicas leves é cada vez mais comuns entre as grávidas de hoje. As mais utilizadas são pilates, hidroginástica e caminhada, que estão entre os favoritos nas indicações médicas, porque ajudam a melhorar a circulação do sangue e isso previne ou diminui o inchaço que já existe.

Lembre de sempre consultar seu médico para obter a liberação, e também contratar um profissional qualificado para lhe acompanhar.

Usando meias de compressão

As meias de compressão devem ser retiradas a noite e colocada de volta na hora em que acordar. Esse tipo de meia é bastante indicada pelos médicos por ajudar a melhorar a circulação do sangue e evitando que apareçam os tornozelos e pés. Além disso, as meias de compressão diminuem a sensação de cansaço nas pernas .

A alimentação para reverter o inchaço

Nós entendemos que a gravidez não é um período tão fácil para adaptação, para a a maioria das grávidas, mas sempre é importante lembrar da importância da alimentação balanceada

A alimentação influencia diretamente na prevenção e combate ao inchaço. Alguns alimentos provocam uma retenção de liquido instantânea, e outros contribuem com ação diurética. É muito importante aumentar o consumo de líquidos, principalmente em dias que fizerem mais calor.

Veja alguns alimentos que colaboram com esse combate:

Frutas mais recomendadas: Uva, maçã, maracujá, limão, pêssego e abacaxi também não podem faltar na alimentação da mulher grávida.

Consuma chás: Alguns chás diuréticos também podem ser consumidos como capim limão, dente de leão e etc. (Peça liberação para o seu médico).

Vegetais: Alface, pepino, cenoura, aipo, chuchu, espinafre, entre outro. Esses alimentos são diuréticos e ajudam o organismo a eliminar os líquidos. Portanto, consuma diariamente esses alimentos.

Durante a gravidez, deve-se evitar o consumo excessivo de sal e de alimentos que levam a retenção de líquidos, como por exemplo, os produtos enlatados como atum, sardinha ou ervilha, e embutidos como mortadela, salame ou presunto. Eles contêm muito sódio na sua composição, que é usado como conservante, e podem provocar aumento da retenção de líquidos e causar inchaço nos pés e tornozelos. Outra forma de diminuir o inchaço nos pés e tornozelos é aumentar a ingestão de alimentos diuréticos.

Fique atenta aos sintomas

 

Preste bastante atenção aos sinais e sintomas que seu corpo dá. Não deixe passar. Tire dúvidas com seu médico sobre esses aparecimentos. Nós, da Lá Vem Bebê, vamos citar alguns deles, para te ajudar a identificar possíveis aparecimentos:

  • Pernas inchando grandemente
  • Dor de cabeça sem motivo aparente
  • Pés, mãos e tornozelos inchando rapidamente.
  • Parte de trás da cabeça dolorida
  • Pés, pernas ou tornozelos formigando
  • Vômitos ou náuseas

A pré-eclâmpsia na gravidez

Uma das principais doenças hipertensivas mais preocupantes na gravidez é o aparecimento de pré-eclâmpsia. Ela costuma aparecer a partir da semana 20 da gravidez, podendo trazer prejuízos pra mamãe e para seu bebê.

A probabilidade de ter essa condição aumenta em mulheres que tem alguns fatores de risco, como:

  • Familiar que já tenha tido pré-eclâmpsia
  • Nova paternidade, ou seja: cada gravidez com um novo parceiro aumenta o risco de pré-eclâmpsia
  • Gravidez de múltiplos
  • Primeira gestação
  • Ter 35 anos, ou mais, de idade.

Nossa dica é que você compareça a todas as consultas do pré-natal, e que se mantenha atenta a qualquer sinal ou sintoma repentino ou intenso que citamos aqui.

O inchaço no pós parto

É normal que após a chegada do bebê, a mãe acabe voltando a maioria da sua atenção para cuidar dele. O puerpério é um momento delicado, e de novas descobertas para a mamãe e família, mas temos que te contar que o inchaço pode voltar nesse período, principalmente nas mamães que fizeram parto cesárea.

O ideal é que os cuidados continuem sendo tomados, mesmo após o bebê nascer. Como já citamos aqui, a ingestão de líquidos, alimentação balanceada, exercícios e outras medidas auxiliam nesse período.

Conte com a gente

Saiba que é uma honra para toda a equipe da Lá Vem Bebê te acompanhar e poder contribuir nesse período tão mágico e de tantos desafios. Nosso objetivo é tornar as coisas mais leves, para que você possa aproveitar cada fase, cada momento desse ciclo.

Para acessar mais conteúdos, fique por dentro das nossas redes sociais e visite nosso site. Será maravilhoso te ter pertinho da gente.

Acesse: