Hemorroidas na gravidez – Dicas valiosas

Mesmo sendo um momento lindo para as mamães, a gravidez pode trazer incômodos consideráveis, como a hemorroida, que exigirão muita força de vontade e resiliência para que não abalem esse tempo de construção de conexão entre mamãe e bebê.

O que são as hemorroidas na gravidez?

Na região anal existe uma variz que se aparece e se desenvolve  justamente ali. Isso acaba trazendo incômodos para as pessoas de todas as idades, especialmente para as gravidinhas, que carregam um peso a mais por conta da gestação e provoca aumento de tamanho na variz.

Conforme o tamanho da variz aumenta, maior é o incômodo causado. Isso realmente traz uma sensação não tão boa para as grávidas que costumam apresentar hemorroida.

Principais sintomas de hemorroidas na gravidez

palpite de familiares e amigos durante a gestação

Os sintomas de hemorroida são facilmente identificado por conta do seu alto incômodo. Os sinais e sintomas mais comuns que demonstram que uma mulher está passando por um quadro de hemorroida é apresentar coceira intensa na região do anus, assim como sangramento no momento de evacuar.

Evacuar já não é uma tarefa tão fácil para a maioria das mamães durante a gravidez. Com a presença de hemorroida se torna uma situação ainda mais complicada, devido a pressão dos órgãos e também o metabolismo que tende a ficar mais lento. Os sangramento durante a hora de evacuar é algo que incomoda insistentemente as grávidas, especialmente as que já estão no terceiro trimestre da gestação, que é quando a barriga começa a ficar pesada e também mais pressionada.

Tipos de hemorroidas na gravidez

Existem dois tipos de hemorroida. A interna e a externa, e as duas podem ser encontradas na mulher durante a gravidez.

A hemorroida externa é a que se pode ser observada na parte de fora do anus. A grávida que tem esse tipo de hemorroida, na maiorias das vezes não apresenta qualquer tipo de sintoma, a não ser quando acontecer a formação de coágulo de sangue na parte de dentro da veia que foi dilatada.

Nessa situação de formação de coágulos de sangue a dor é intensa porque ampara-te da pele que fica para o lado de fora é altamente sensível, causando incômodos na parte física da mulher grávida.

A hemorroida interna normalmente se divide em quatro fases bem características e importantes. Fique atentas para saber identifica-las e repassar a seu médico obstetra nas consultas de pré Natal.

Grau 1- fase 1

Quando a grávida está nessa fase, ela se encontra somente na parte de dentro do anus, e geralmente a gestante não está apresentando sintomas.

Mesmo ainda sendo somente o primeiro grau, quando a mulher chega a ter uma trombose, a grávida já sente coceira, sangramento e algumas dores.

Grau 2- Fase 2

Nessa fase observa-se a hemorroida já na parte de fora do anus da grávida. Ela fica pode ser bem melhor percebida na parte externa, mas somente na hora em que se vai evacuar, e depois que termina de fazer esse tipo de necessidade fisiológica, ela recolhe e retorna ao seu estado normal.

Grau 3- Fase 3

Quando se chega nessa fase a hemorroida não volta ao seu lugar sozinha após a mulher gestante evacuar ou fizer algum tipo de exercício físico de maior intensidade. O paciente precisa colocá-la manualmente para dentro. Isso incomoda bastante por esse motivo de dependência.

Podemos dizer que ela é uma evolução da fase 2, mas com a considerável participação da gravidinha para retornar ao local de origem.

Grau 4- Fase 4

Essa já é uma fase que causa preocupação na grávida e  e toda a equipe multiprofissional que a acompanha, pois pode provocar situação da gestante não ter controle sobre sua defecação, e assim ter incontinência fecal, e podendo levar até mesmo a casos de trombose.

A mulher grávida vai perceber que a hemorroida não consegue voltar ao local de origem nem com ajuda e muito menos sem ajudar.

As hemorroidas na gravidez e o pré Natal

Sabendo que mulheres grávidas tem grande chance de ter hemorroidas, por motivos já explicados aqui, como o peso e pressão da barriga por conta do bebê, é extremamente importante receber as informações corretas de prevenção e o tratamento adequado, dependendo do estágio em que as hemorroidas se encontram.

Esse diagnóstico deverá ser feito pelo Médico  obstetra a partir dos relatos dados pela mamãe,  e também pela avaliação clínica das hemorroidas na gravidez.

Durante as consultas de pré Natal deve-se tirar as principais dúvidas sobre essa condição e desmitificar alguns fatos.

Converse com seu médico obstetra e com toda a equipe que lhe acompanha, para entender como você pode fazer para prevenir e amenizar sintomas durante a gravidez.

 Hemorroidas na gravidez e a alimentação

A alimentação saudável e balanceada nos ajuda em várias áreas de nossas vidas. Isso é indiscutível!

Para a prevenção do surgimento da hemorroidas na gravidez é ideal que se faça uma dieta rica em fibras e beba bastante água, para que no momento da evacuação não haja rompimento e consequentemente incômodos.

É importante que a grávida esteja atenta para sua alimentação, especialmente se ela já sofria com quadros de hemorroida antes de engravidar.

Veja alguns alimentos que ajudam com a prevenção e minimização de hemorroida:

  • Feijão
  • Abacate
  • Abobrinha
  • Abóbora
  • Repolho
  • Quiabo
  • Tomate
  • Grão de bico
  • Pão integral
  • Mamão
  • Aveia
  • Laranja
  • Manga
  • Outros.

Tratamento caseiro para hemorroidas na gravidez

 

A mulher grávida deve ter toda uma atenção ao que se deve usar de medicamentos durante a gravidez, pois não existem tantos medicamentos liberados e que possuam segurança de não prejudicar o desenvolvimento do bebê, que ainda está no forninho da mamãe.

Por esse motivo, vamos deixar uma sugestão de tratamento caseiro, quando aparecerem as hemorroidas na gravidez, sem uso de medicamentos.

O que é muito usado por mulheres grávidas para aliviar sintomas de hemorroidas são os banhos de assento na água morna.

Com esse banho esperamos que diminuam consideravelmente sintomas como coceira na região do anus, protuberância anal e fores ao sentar e evacuar.

Outras medidas também podem ser adotadas, como:

  • A gravidinha  não permanecer muito tempo sentada no vaso sanitário;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Não comer alimentos que contenham pimenta;
  • Usar almofada com abertura no meio, ao sentar
  • Não ficar em pé por muito tempo, sem necessidade;
  • Manter uma alimentação rica em fibras;
  • Evitar o uso de papel higiênico na região do anus. Usar lenço umedecido ou água morna.

 

Influências das hemorroidas na gravidez e o parto

Algumas mulheres ficam em dúvidas e receosas sobre a possibilidade de estar com hemorroidas no momento de seu parto, e também dessa condição impedir o parto normal.

No geral, mesmo os casos extremos de hemorroidas na gravidez não impedem a mulher de ter um parto normal, mas é claro que essa é uma decisão da mulher e da competente avaliação e liberação do seu médico obstetra.

Por isso é tão importante conversar sobre os sintomas e tirar dúvidas sobre o quadro hemorroidal com o profissional, durante o pré Natal.

A Lá vem bebê e você

Carregar um bebê no ventre está longe de ser uma tarefa fácil para a maioria das mulheres, apesar dessa sensação ser extremamente mágica.

Alguns incômodos como os que citamos, especialmente as hemorroidas na gravidez, podem aparecer, e tudo bem, pois fazem parte do processo de adaptação dessa nova fase e particularidades.

Nossa intenção aqui é te ajudar com informação segura e dicas sustentáveis para vencer os desafios.

Além de poder fazer seu chá de bebê com a gente é adquirir vários outros produtos você também recebe orientações sobre assistia que acercam esse momento da sua vida!

Nós estamos aqui para te apoiar e estender a mão sempre que precisar.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos aqui para o que precisar.

Nos siga no instagram

Acompanhe nosso blog

Vamos ser amigos no Facebook

Um forte abraço,

Equipe Lá Vem Bebê.