Gravidez no inverno: confira o nosso guia!

Gravidez no inverno pode ser um momento bastante desafiador para a mamãe, já que o tempo mais frio pode ocasionar algumas mudanças e problemas, o que pode deixar esse momento um pouco mais complicado.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas de como passar por uma gravidez durante o inverno, para que tanto a mamãe quanto o seu neném possam se manter saudáveis e bastante aconchegantes nesse período.

Beba bastante água

Por conta do clima mais ameno, muitas mamães podem se esquecer de beber água o suficiente, já que podem ter menos sede durante o dia. Entretanto, é importante que ela se mantenha hidratada, bebendo pelo menos dois litros de água por dia.

Esse líquido pode ser consumido diretamente ou de maneira indireta, como em sucos e alimentos ricos em água, como a melancia. De qualquer maneira, é importante sempre se manter hidratada, principalmente agora que precisará se cuidar por dois.

Caso você não beba água o suficiente, o seu corpo começará a reter líquido, para compensar a falta desse líquido. Além disso, outros problemas podem vir da desidratação, como aumento do fluxo sanguíneo e rendimento cardíaco.

Outro problema bastante comum em grávidas desidratadas são os enjoos e vômitos, sintomas bastante conhecidos das mulheres nesse período, principalmente nos primeiros meses de gestação.

A ingestão de água auxilia até mesmo no tratamento de algumas doenças, como resfriados, já que ela ajuda a repor os fluidos perdidos, além de acelerar o processo de cura.

Ela também ajuda a diminuir os inchaços corporais que podem aparecer durante a gestação, além de facilitar a circulação sanguínea, e evitar a hipertensão. Beber água também auxilia a ter uma pele e cabelos mais bonitos.

Pratique exercícios físicos

Não deixe a preguiça dos dias mais frios te impedirem de se exercitar. É importante que se mantenha ativa para que você possa desfrutar dos benefícios dessa atividade, como a melhora na respiração, fortalecimento da musculatura para a hora do parto, menos riscos de ter pressão alta durante a gestação, dentre outras melhorias.

Caso você já tenha um histórico de se exercitar, poderá continuar realizando as atividades físicas que sempre fez, mas sempre com o apoio de um profissional especializado, já que poderão ser adicionadas algumas particularidades para garantir que seu neném não se machuque.

Para quem nunca realizou uma atividade física ou estava sedentária antes da gravidez, é importante tomar cuidado, já que o seu corpo não estará acostumado com essa nova rotina, o que poderá fazer mal para a mamãe e para o neném.

Investir em exercícios que trabalhem o assoalho pélvico poderá ser grande ajuda na hora do parto, já que esse local será importante para facilitar a saída do bebê, tornando o trabalho de parto mais rápido.

A recomendação é sempre procurar um personal trainer ou médico, para que ele possa indicar para você os melhores exercícios, séries e periodicidade dos exercícios, levando em conta o atual estado da sua gestação.

Caso sinta mais cansaço do que o normal ou passe mal durante os exercícios, converse com o seu médico imediatamente, para descobrir a causa desses sintomas e refazer a sua série de exercícios.

Hidrate o seu corpo

Não é apenas o seu interior que precisar estar hidratado. E comum que a pele fique mais ressecada no frio por conta do encolhimento das células. E para evitar o desconforto e outros problemas que a desidratação pode causar, é importante sempre utilizar hidratantes corporais.

A hora da hidratação pode ser um momento bastante prazeroso, sendo uma forma de estreitar o vínculo entre a mamãe e o seu filho. Algumas mamães também costumam chamar os seus parceiros para participar desse momento, se tornando algo muito especial para a família.

Você não precisará trocar os seus hidratantes regulares caso não veja necessidade. Entretanto, é interessante passar produtos com ação firmadora, para reduzir o aparecimento de estrias e flacidez na barriga, efeitos normais da gestão.

Caso você tenha alguma dúvida se certo produto pode fazer mal para a sua pele, consulte um médico dermatologista ou o profissional que está acompanhando a sua gestação. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas e manter a sua pele hidratada com mais calma.

Não esqueça do filtro solar

Utilize filtro solar mesmo no inverno, afinal, o sol aparece todos os dias. Algumas mamães podem ter dúvidas sobre a necessidade de trocar a marca do protetor solar por conta da gestação, o que é uma preocupação real, já que alguns componentes são absorvidos pelo corpo e podem não fazer bem para o neném.

Tenha preferências pelos protetores solares físicos, já que eles realizam o seu papel de bloquear os raios solares, mas sem provocar nenhuma reação química no seu corpo. Verifique se o produto conta com fator solar acima de 30 e proteção contra raios UVA e UVB, que causam câncer de pele.

Um último cuidado ao comprar um protetor solar na gravidez é verificar se ele conta com algum componente que pode fazer mal para o seu corpo durante esse período. Confira a seguir alguns dos nomes que não devem fazer parte da composição do seu protetor solar:

  • 3-benzilideno cânfora (3-BC);
  • 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
  • Oxibenzona;
  • Octocrileno (OC);
  • Ácido 4-aminobenzóico;
  • Homosalato.

Tome cuidado com os problemas respiratórios

No inverno, aumenta-se o risco de adquirir alguma doença respiratória ou viral, por isso, é importante se precaver para não ficar doente ou tratar essas enfermidades o mais rápido possível.

Uma recomendação importante é se vacinar contra a gripe, assim, o seu corpo estará protegido das principais e mais recentes mutações da doença, evitando com que ela tenha complicações mais graves no seu corpo.

Também é importante cuidar da sua imunidade, para que as chances de adoecer diminuam consideravelmente. Para isso, é importante cuidar da sua alimentação, comento alimentos saudáveis, dando preferencias para que agem diretamente no seu sistema imunológico, como frutas cítricas e vegetais verde escuros.

Para evitar adoecer por meio da contaminação de outras pessoas ou locais que contenham o vírus, é importante higienizar as mãos sempre e evitar contato direto com outras pessoas, principalmente aquelas que aparentarem estarem doentes.

Procure deixar as portas e janelas da sua casa abertas pelo maior tempo possível já que o ar precisa circular pela casa e dificulte a transmissão de vírus e bactérias por esse meio.  O ambiente pode ficar mais frio, mas você poderá ficar melhor agasalhada.

Cuide da sua pressão arterial

O inverno é o período em que mais ocorrem pré-eclâmpsia, que nada mais é do que pressão alta em grávidas. Esse é um problema grave que pode causar séries complicações para a saúde do bebe e da mamãe.

Invista em manter a sua pressão arterial em um valor considerado saudável, para que você possa curtir a sua gestação com mais calma. Para isso, é importante policiar a sua alimentação, evitando o excesso de sal.

A mamãe também precisa seguir a risca o acompanhamento médico de pré-natal, pois só assim ela e o médico poderão saber se existe algo errado com a sua saúde e a do bebe, para que o tratamento adequado comece o mais rápido possível.

Caso a pré-eclâmpsia apareça de maneira mais branda, o tratamento será simples, com a prática do repouso e uso de medicamentos para controlar a pressão.

Alimente-se adequadamente

Em qualquer estação, a mamãe gestante precisa ter muito cuidado e atenção com a sua alimentação, já que ela precisara fornecer todos os nutrientes para o seu bebê, além de se manter forte para passar a gestação sem grandes complicações.

Conversar com um nutricionista sobre como se alimentar durante a gestação e até mesmo a montar um cardápio para esse período e uma ótima forma de se manter saudável.

E então, está preparada para curtir a sua gravidez no inverno com muito mais segurança e conforto? Você e seu bebê estarão completamente protegidos com as adversidades desse clima mais frio e poderão se manter saudáveis até a hora do nascimento.

Procure consumir fruas e verduras ricas em vitamina C, que auxiliam na imunização do corpo, principalmente contra a gripe e ouras doenças respiratórias que são bastante comuns nesse período.

Evite a automedicação

Muitas pessoas têm o hábito de se automedicarem, principalmente para tratar de problemas mais simples, como uma gripe ou resfriado. Porém, é importante lembrar que suas ações podem ter consequências duplas, então todo cuidado é pouco na hora de tomar qualquer remédio.

Sempre converse com o seu médico sobre a possibilidade ou não de tomar remédios sem prescrição médica para essas doenças e sintomas comuns, e peça sempre indicações de remédios que podem ser utilizados por grávidas nessas situações.

Além disso, converse com o profissional se os medicamentos já tomados por você para o tratamento de doenças já existentes podem ser tomados ou terão que ser rocados, ter sua dose reduzida ou descontinuados.

Mesmo após o nascimento da criança, procure evitar a automedicação. Tomar o remédio com a composição ou dose erradas pode piorar o seu estado de saúde. O ideal é sempre procurar o médico, pois apenas ele poderá indicar pra você o tratamento e medicamentos mais efetivos para o problema que estiver enfrenando.

Assim, conhecendo melhor quais são as principais medidas para se manter saudável e confortável no inverno, você poderá passar por esse momento com muito mais tranquilidade e sem maiores complicações, o que promoverá um parto tranquilo e especial para toda a familia.

Gostou do texto? Então nos siga no Facebook e Instagram para conferir os conteúdos exclusivos que publicamos por lá todos os dias!