Gravidez longe da família, a distância não é problema

A gravidez sempre traz consigo muitas emoções e sentimentos. Imagine então ter que viver esta montanha-russa longe da família e amigos mais próximos! “Será que não conseguirei fazer um chá de bebê por causa da distância?” pode ser uma dúvida possível. Só quem vive ou já viveu sabe como é essa experiência. Mas não se preocupe, neste texto vamos colocar todas as dicas para você lidar com uma gravidez longe da família.

A saudade de quem morar longe

Seja qual for a distância entre você e seus entes queridos (desde apenas uma distância entre cidades, estados ou  até de um país a outro) a saudade tem o mesmo tamanho. Quando se está cansado, a falta que faz a comida da mãe ou o aconchego do pai é indescritível. Ou então quando o bebê dá o primeiro chute mas esta notícia só pode ser dado por mensagem ou ainda, a dificuldade em receber presentes e mimos. Talvez você se sinta sozinha em momentos assim, mas respire fundo, sempre existe uma solução.

O que fazer quando quero mimar a gestante

Como familiares de uma gestante que mora em outra cidade, talvez seja angustiante ver um membro da sua família se desenvolver e não poder estar tão presente quanto gostaria. Tome muito cuidado para não pressionar demais os pais para lhe fazerem uma visita, pois viajar durante uma gestação exige muitos cuidados. Algo muito importante é passar segurança e acolhimento ao casal, para que eles saibam que mesmo com a distância, o apoio e o amor continua o mesmo. Uma forma de estar presente mesmo morando longe é enviando presentes, e com a praticidade de lojas online, fica muito mais fácil, pois pode-se programar a entrega direto para a casa da futura mamãe.

Tecnologia: melhor aliada numa gravidez longe da família

Viver a gravidez longe da família é bem difícil, mas a tecnologia é uma das melhores ferramentas. Enviar fotos, vídeos, áudios de desabafos mas também compartilhando as alegrias é uma facilidade da vida moderna! E hoje existem muitas formas de aproximar seus entes queridos do período da gravidez. As vídeo-chamadas podem ser feitas para transmitir o chá de revelação e todos descobrirem o sexo do bebê ao mesmo tempo ou então criar um álbum compartilhado para que todos da família possam acompanhar o desenvolvimento da barriga, vejam os ultrasons e etc. Aqui mesmo na Lá Vem Bebê, temos uma ferramenta pra te ajudar a fazer seu chá de bebê. E não se preocupe com frete ou coisas do gênero, você recebe os presentes em dinheiro na sua conta bancária.

Melhores aplicativos para vídeo chamada

Dentre todos os plicativos que existem para se fazer uma vídeo conferência, como também é chamada, qual é o melhor? Aqui abaixo você encontra uma lista e os motivos pelos quais estes são os melhores:

  • Facebook Messenger: como a maior parte das pessoas já tem conta no Facebook, tudo fica mais simples, não é necessário a criação de uma outra conta ou qualquer coisa do tipo.
  • Google Duo: este aplicativo é um dos mais simples da categoria. E uma ótima vantagem é que está disponível tanto para Android quanto para iOS.
  • Skype: O aplicativo ainda deixa a desejar. No entanto, é um dos aplicativos mais populares na área. Um diferencial dele é que existe a versão para computadores.
  • WhatsApp: Um dos aplicativos mais famosos para mensagens de texto também tem agora a função de vídeo-chamada. Entretanto, muitos usuários têm muita desconfiança por escândalos de vazamento de informação.

Segunda família

Mesmo numa gravidez longe da família, você não precisa estar sozinha! Existem vários grupos de apoio de mulheres grávidas e você encontrar um perto de você pela internet. Estar longe de quem você está acostumada pode ser uma grande oportunidade para conhecer pessoas novas, e fazer novas amizades. Além de fazer amizade com pessoas novas, os médicos e enfermeiros do centro médico que você está fazendo o acompanhamento pré-natal podem ser de grande ajuda. Sempre tire suas dúvidas com eles e crie uma relação, pois eles serão seus principais aliados quanto a saúde de seu bebê e ao parto. Existem, ainda, as comunidades de mães na internet. Busque por grupos no Facebook e outras redes sociais. Blogs onde mães compartilham suas experiências também são uma ótima forma de não se sentir sozinha, confira a Coluna da Carol.

Visitas em uma gravidez longe da família

A frequência das visitas varia muito de situação para situação e é algo bem particular para cada família. Se a distância entre você e os familiares for de apenas algumas cidades, existe a possibilidade visitas mais frequentes. Mas se você mora, por exemplo, do outro lado do planeta, as visitas podem ser bem limitadas. O importante mesmo é aproveitar quando se tem a oportunidade! Independentemente do tempo que ficamos separados, as famílias e os amigos, sempre nos recebem da mesma maneira que os encontramos da última vez: com muito amor. E já é quase tradição voltar pra casa com vários presentes e mimos. Para ajudá-los a encontrar presentes, você pode criar uma lista online, como a que temos aqui na Lá Vem Bebê.

Seja um facilitador

Caso você queira visitar alguém que esteja vivenciando uma gravidez longe da família, tente fazer isso em períodos em que você possa ajudar. Com a distância, a gestante e seu companheiro podem se sentir constantemente desamparados. Por isso, ir em um momento em que eles precisem de ajuda é uma ótima ideia. Como por exemplo, na montagem do quarto. Neste momento talvez se faça necessária a ajuda de algum marceneiro ou uma pessoa a mais para montar e carregar móveis. Muitas vezes uma visita física não seja possível, por isso usar a tecnologia a nosso favor é uma boa solução. 

Gosto deste artigo? Sim? Compartilhe com seus amigos! E caso você tenha alguma dúvida sobre o chá de bebê online da Lá Vem Bebê, clique aqui