Grávida na praia – Cuidados e dicas

E que tal um banho de mar?

Ir à praia está entre um dos maiores desejos das gravidinhas. Espairecer, sentir a brisa e tomar um banho de mar pode ajudar a mamãe a espairecer e se sentir mais ativa e feliz.

Mas muitas mamães sentem receio em ir ou não a praia, por n’ao saberem o que se pode fazer durante esse passeio.

Nesse conteúdo falaremos dos benefícios e listaremos alguns cuidados que devem ser tomados para que o momento de lazer seja feliz e agradável.

A grávida na praia

Muitas mulheres sentem desejo de ir a praia, tomar banho de mar e exibir o barrigão. Isso é porque a praia está entre um dos programas preferidos da maioria das mulheres do Brasil, e quando se engravida não poderia ser diferente.

A questão está no receio de quando ir, horário, nutrição, vestimenta, hidratação, proteção solar e possíveis impactos físicos na mamãe e no bebê.

Claro que seguindo as principais recomendações esse será um passeio benéfico, que proporcionará felicidade e bem-estar a mamãe, e consequentemente ao bebê.

Porque ir a grávida ir a praia

Como já mencionamos anteriormente, ir a praia está entre os principais programas da maioria das mulheres Brasileiras, e poder viver esse momento durante a gravidez gera conforto e bem-estar a mamãe que já se abdicou de algumas coisas por conta da gravidez.

O contato com a natureza diminui severamente o nível de estresse,  costuma proporcionar paz e conexão consigo mesmo e melhora o humor, trazendo mais leveza a relação entre mamãe e bebê, assim como com papai, familiares e outras pessoas próximas.

Autorização para a gestante ir a praia

As consultas de pré natal devem servir para que as gestantes façam acompanhamento de como anda a gravidez, mas também para que dúvidas sejam tiradas.

Portanto, a gestante deve conversar com seu médico obstetra sobre a ida a praia. Deve perguntar sobre algum risco para sua gravidez e o que fazer para que o passeio seja seguro.

Alguns médicos podem recomendar a ida somente após as 12 semanas primeiras semanas de gestação.

Fique atenta as recomendações. Siga as instituições e aproveite seu passeio ao máximo.

A grávida na praia promove a saúde mental

É fato de que a natureza costuma nos proporcionar paz e leveza.

Quando a gestante consegue ir a um lugar que gosta, os níveis de cortisol tendem a diminuir, e esse hormônio está diretamente ligado ao nível de estresse que circula no sangue da gestante. Quando esse hormônio cai, temos uma gravidinha com humor e autoestima certamente melhoradas. 

Quando a grávida vai a praia, acontece de se conectar com o que traz paz, deixando a ansiedade e negatividade de lado.

Então, podemos dizer que o contato com a areia, água do mar ou simplesmente a brisa da praia, aumenta experiências que trazem mais prazer e ajuda a afastar e diminuir aqueles pensamentos não tão positivos, e que acabam dificultando a serenidade durante o período da gravidez.

A grávida na praia e a produção de vitamina D

E quantos benéficos ouvimos falar da vitamina D. Impossível descartar como ela nos auxilia para o bom funcionamento do nosso corpo. Durante a gravidez, a necessidade dessa vitamina aumenta ainda mais, por conta do elevado nível de produção de células necessárias para suprir as necessidades da mamãe e do bebê.

Veja alguns benefícios da vitamina D nas gestantes:

Essa vitamina geralmente é encontrada em grandes quantidades em alimentos como carnes vermelhas, queijos, cogumelos e outros, mas saiba que é super importante que a gestante entre em contato com o sol para poder ativa-la, e nada melhor do que o fiel sol da praia para fazer esse serviço.

A grávida na praia e a redução de incômodos respiratórios

A maioria das mulheres grávidas estão expostas a poluição respiratórias das grandes e pequenas cidades. Isso explica a alta incidência de gestantes com problemas e dificuldade para respirar.

Quando a grávida vai a praia, ela respira um ar mais puro, por estar em um lugar aberto e com corrente de vento. Isso certamente ajudará na diminuição da intensidade de crises de renite, sinusite e outros transtornos, que dificultam a respiração.

A grávida na praia e a nutrição

Está tudo certo para o passeio da grávida, mas ai então podem se perguntar o que se deve comer, já que geralmente a praia oferece vendas de tantas coisas saborosas e de fácil acesso para o consumo.

Pronto! O primeiro ponto é ter imenso cuidado com o que deve se consumir, pois mesmo as grávidas que tem dieta livre devem sempre estar alertas a alimentação para que suas taxas  laboratoriais e doenças que podem aparecer durante a gravidez fiquem controladas.

Isso deve estar diretamente ligado ao que a grávida vai comer na praia.

O ideal mesmo é se preparar com comidas saudáveis e práticas, que devem ser higienizadas e armazenadas em local apropriado para manter a temperatura e conservação (veja bolsa de praia). Vamos colocar uma listinha de alguns alimentos que ajudarão a manter a grávida super nutrida e ajudarão na saciedade:

Melancia, tangerina, abacaxi e melão. Essas são algumas frutas que possuem teor alto de água em sua composição.

Couve, pepino, tomate, agrião e alface. Esse mix de vegetais rendem uma super salada, que além de saborosa, promovem saciedade.

Frutas desidratadas também são super práticas para serem levadas na bolsa de praia, como uvas passas, damascos, ameixa seca e maçã desidratada.

Pão sírio, creme de ricota, tomate, queijo cottage, atum, frango, alface, cenoura ralada, pão de batata. Esses são ingredientes que podem ser usados para fazer um sanduíche natural delicioso, prático e fácil de transportar.

Milho cozido. Opte por preparar em casa e levar para o consumo. Isso ajuda a evitar que você consuma milhos sem procedência do preparo em praias.

A grávida na praia e a ingestão de líquidos

Apesar do sol da praia geralmente provocar uma boa sensação na grávida, podemos afirmar que ele também desidrata com mais facilidade que o ambiente da sua casa ou outro mais aberto e menos severo.

Durante a ida a praia, a gestante costuma suar e salivar mais ainda, e se a água não for reposta de forma correta, pode levar a quadros de desidratação, causando tonturas, náuseas e outras sensações de mal estar.

Por isso, devemos sempre ficar atentas para a quantidade de líquidos ingeridos ser bem maior do que a do dia a dia. Atenção! Isso não é uma recomendação, e sim uma questão de segurança e saúde.

Lembre sempre de ter ao alcance de suas mãos uma garrafinha de água, sendo preenchida a cada vez que secar. A água, sem dúvidas deve ser a principal fonte de líquidos para se ingerir em uma ida a praia.  Além de água, dependendo das condições de saúde, sucos naturais e com baixo teor de achar  e água de coco podem ser consumidos com moderação.

A grávida na praia e a proteção solar

Se proteger do sol é uma das maiores tarefas da gestante e quem a acompanhará para esse momento na praia. O melhor horário para a gestante ir a praia e de expor (moderadamente) ao sol é até as 10h e após as 16h.

A exposição demasiada ao sol pode trazer insolação, que é uma quantidade elevada  de raios solares sobre a pele. A grávida, durante a consulta pré Natal deve perguntar ao seu obstetra qual o protetor solar mais indicado para o passeio.

Se possível, roupas de proteção UV também devem ser usadas, assim como chapéus e óculos.

A grávida na praia e a insolação

A insolação se caracteriza por vermelhidão e calor excessivo. Essa é uma condição séria, que grávidas não devem passar.

Sintomas mais comuns de insolação: 

  • Dor de cabeça 
  • raqueza nos músculos
  • Pele quente e seca
  • Possível vermelhidão na pele
  • Náuseas
  • Pulso acelerado
  • Temperatura do corpo alta

Se infelizmente se isso vier a acontecer as primeiras alternativas são as caseiras, como 

  • compressa fria: Use pano ou bolsa em gel.
  • Banho frio,
  • Diminuição das peças de roupas, 
  • Manter em local ventilado, 
  • Vestir a grávida com peças de roupas encharcadas de água fria.

Se mesmo assim, os sintomas persistirem é hora de procurar um pronto atendimento para receber atendimento especializado.

A grávida na praia e o que vestir

Chegou uma das horas mais importantes para a maioria das mulheres: o look do evento. Rssss

Certamente ao montar uma programação de ida a praia a mulher se preocupa com o que vai vestir e valorizar a novas curvas de seu corpo.

Algumas mulheres gostam de usar roupas apropriadas para banho mesmo como biquínis, maiôs e saídas de banho. Outras já preferem usar outras roupas como shorts, blusas e até mesmo vestidos.

O fato é que as roupas de gestantes para a praia devem ser leves, para que exijam menos esforços, proporcionem mais frescor e mobilidade.

A grávida na praia e a água

A água da praia em si não causa mal para a grávida e para o bebê, sendo salgada ou não. A atenção deve ser dada para possíveis impactos nas ondas, pois elas podem causar desequilíbrio e causar impacto na mamãe, podendo atingir a barriga ou região lombar.

Também deve se tomar cuidado para que as mamães não entrem sozinhas na água. Devem estar sempre acompanhadas por alguém, pois durante a gravidez há mais chances de se ter tonturas, câimbras e mal estar. 

Por isso, a gestante pode entrar na água, mas deve ser sempre com supervisão, para caso aconteça algum imprevisto.

A Lá Vem Bebê está com você

Ter com quem contar nos momentos de dúvidas e apreensão pode ser item fundamental para ultrapassar obstáculos. Nosso objetivo é fazer parte de sua gestação e oferecer recursos que a tornem mais leve e prazeroso.

Nossos conteúdos são voltados a necessidade das mamães em manter a saúde física e mental equilibradas, seja na gestação, pós parto e infância do bebê.

Para isso buscamos trazer informações essenciais e com autoridade de quem entende do assunto.

Para continuar nos acompanhando, fique sempre atenta a nossos canais de comunicação.

Nos acompanhe  nosso Facebook

Siga nosso Instagram 

Acesse nosso blog 

Um abraço,

Equipe Lá Vem Bebê