Filmes para quem busca informação na gravidez

Em busca de informação para o período de gravidez, as mamães recorrem a várias fontes diferentes. Estar grávida, principalmente para a mãe de primeira viagem, não é uma tarefa fácil e também não vem com um manual de instruções.

As informações que se recebem na gravidez ajudam a definir as escolhas próprias dessa fase, como o tipo de parto. Elas costumam vir através de médicos, amigos, grupos de apoio, internet, blogs e até mesmo nos filmes e documentários.

Uma mãe bem informada consegue entender de forma clara os possíveis tipos de parto, ela também pesquisa sobre os exames que se deve fazer na gravidez e a linha de introdução alimentar que vai seguir para o futuro do seu filho.

A informação e tecnologia vão ajudar a escolher a forma do chá de bebê, se vai ser on-line, rifa ou o tradicional, que é presencial. Enfim, uma série de fatores que ajudam as mamães nessa fase.

Hoje listaremos os documentários e filmes que toda mamãe precisa assistir para ter uma gravidez saudável e ter informações suficientes para escolher o tipo de parto que pretende ter.

Parto normal

Esse é um documentário que defende as técnicas utilizadas no parto natural. Essas técnicas reduzem as dores físicas como aroma terapias, massagens e tipos de banho. Além de incentivar esse tipo de parto, o documentário aborda os benefícios do parto natural para a mulher, o bebê e o casal em si.

Além disso, o diretor José Gaspar faz uma crítica a indústria de cesariana que transformou o nosso país.

Onde assistir: Na plataforma Vimeo você encontra o documentário completo.

Orgasmic Birth – Parto Orgásmico

Um documentário americano que conta a experiência de 11 casais quanto as emoções psicológicas e físicas de um parto caseiro. Um documentário que visa um novo olhar sobre o parto natural destacando sua potência emocional. Conta também com entrevistas com médicos especialistas, parteiras e mães que deixam uma questão a ser pensada: qual método é o mais seguro?

O termo parto orgásmico consiste em sentir prazer na hora do parto. Essa teoria defende que a mulher é capaz de se satisfazer durante o parto através de movimento do bebê em zonas sensíveis e erógenas.

A dor além do parto

A informação que este filme busca passar é sobre violência obstétrica. Ele reforça que qualquer intervenção ou ato praticado sem o consentimento da mulher grávida ou que desrespeite a sua integridade física e mental, ou que não atende as suas preferências, é considerado violência obstétrica.

A dor do parto é uma das maiores preocupações da mulher grávida e isso contribui para os altos índices de cesariana em nosso país, já que neste procedimento existe anestesia.

O filme também relata uma série de casos em que as mulheres foram vítimas da violência obstétrica no processo de episiotomia (corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus, durante o parto de via vaginal) sem anestesia.

Parto Humanizado

Esse vídeo foi produzido por estudantes da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Ele fala sobre intervenções médicas que são questionadas como episiotomia e o uso de ocitocina sintética para indução do parto.

Os estudantes ainda abordam práticas que são recomendadas e consideradas boas pela Organização Mundial da Saúde como oferecer a liberdade de posição para a mulher parir não são efetivadas.

O renascimento de um parto

Se trata de um dos principais documentários. Talvez seja o mais conhecido por todas as mamães que retratam o que mãe e bebê enfrentam na cesariana.

O documentário com relatos de profissionais contam os riscos, e durante todo o documentário é mostrado cenas de partos naturais lindas em que o bebê é recebido de forma suave e cheia de humanização pelos papais.

Nesse filme é mostrado também diferentes lugares para realização de partos que podem ser feitos em casa, na água, no hospital ou até mesmo no chuveiro. Além de relatar a rotina de parteiras e doulas. É contada também a rotina dos hospitais públicos e privados.

Na Netflix você encontra os 3 documentários com esse nome que é considerado polêmico por ser o primeiro a retratar o funcionamento do sistema nacional como nascimento, dor do parto e funcionamento do sistema obstétrico de saúde.

Microbirth –  O parto sobre a lente do microscópio

É um longa-metragem que mostra o nascimento através da lente de um microscópio e retrata como o nascimento mudou consideravelmente nos últimos anos.

O filme demonstra com imagens incríveis as mais diversas pesquisas científicas que revelam como o tipo de parto pode impactar na saúde da criança para toda a vida.

Waterbirth – Nascimento na água

Muitas mulheres hoje em dia consideram esse tipo de parto, estando presente nos pensamentos de várias mulheres quanto a decisão do parto. Se você pensa nessa possibilidade, assista esse documentário que mostra uma série de vídeos de partos realizados na água mostrando todos os benefícios e qualidades desse tipo de parto tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Filmes

E claro não poderíamos deixar de listar os filmes de ficção para você assistir e rir bastante com as comédias. Neste momento você pode considerar que as comédias fazem parte da nossa vida e ajuda a gente a sorrir nesse momento de muita sensibilidade que é a gravidez.

Vamos listar alguns filmes que vão te fazer rir e aproveitar esse momento de espera:

Juno

Esse filme relata gravidez na adolescência usando a comédia para abordar esse tema que é muito delicado de se falar. O filme levou o Oscar de melhor Roteiro Original.

Nove meses

Samuel é um terapeuta infantil que não quer ter filhos. Quando sua namorada conta que está grávida ele começa a pirar nas fantasias e responsabilidades da vida de pai. Eles conhecem a rotina de um casal que são pais de 3 filhos e emociona com o desfecho.

A vida Acontece

Uma mulher chamada Kim se depara com sua vida mudada após descobrir a gravidez. Ela mora com as amigas e reflete sobre como vai ser a criação de seu filho, além de tentar saber como vai resolver a sua vida amorosa conturbada que vai fazer você sorrir bastante.

Olmo e A Gaivota

Esse filme que está na Netflix mescla a ficção com documentário para contar a história de um casal que descobre a gravidez, e é nas dificuldades da gravidez e no psicológico da mulher que ela se transforma.

Como Nossos Pais

Esse longa brasileiro mostra uma mãe que não dá conta de equilibrar a vida profissional, a criação das filhas e passando por uma crise no casamento. O filme coloca em pauta diversas perspectivas da maternidade que passa por diferentes fases.

O que esperar quando você está esperando

Baseado em um livro de muito sucesso, o filme conta uma série de informações importantes na gestação, e mostra a história de 5 casais prestes a terem filhos. Relata as dificuldades e descobertas desta fase com bastante humor e diversão.

Ligeiramente grávidos

Esse filme aborda uma situação que encontramos em diversos casais, a gravidez não planejada. A vida muda repentinamente, principalmente porque eles se conheceram em uma boate e engravidaram na primeira noite. Ela resolve dar uma chance para ele após descoberta da gravidez e tira boas risadas do público com as poucas e boas que vivem.

Assista, sorria e se decida sobre seu parto

Neste post citamos filmes e documentários que agregam valor ou que ajudam a gente nas decisões mais complicadas nessa fase em que estamos vivendo. Os documentários com profissionais e mamães que relatam seus partos são de extrema importância para agregar conhecimento sobre o assunto. Muitas mamães têm dúvidas sobre o tipo de parto e também como acontece cada um deles.

Em diversos momentos a maternidade nos deixa estressadas e ansiosas. Nesses dias, coloque aquela comédia para você morrer de rir junto com o seu companheiro. Aproveite esse momento principalmente porque depois que o bebê nasce a vida fica diferente e esses momentos a dois nos primeiros dias se torna muito mais difíceis de acontecer. Por isso, se jogue nas comédias e seja feliz!

E você está vivendo qual fase? A de escolher o parto ou a de chorar de rir com as comédias?