Febre na gravidez – O que fazer

Huuum! O sistema imunológico da mulher é bastante afetado durante a gravidez.

Bateu a sensação de temperatura alta, começa a sensação de dor no corpo e mal estar . Quando o termômetro é utilizado, a febre na gestação é confirmada.

Vamos lá! Infelizmente esse episódio pode acontecer durante a gestação. O importante agora é saber reconhecer os sinais e sintomas que possivelmente estão acompanhando a febre.

Febre na gestação

Durante a gestação os sinais de alteração no corpo acabam nos deixando mais tensos e em alerta.

Gestantes com febre ficam ainda mais receosas porque os medicamentos que podem ser tomados são mínimos, e ainda assim fica o receio de prejudicar o bebê.

A febre é um método de defesa do corpo humano, e acontece quando há contato com vírus e bactérias. Isso aponta que as coisas não estão em perfeito estado no corpo humano. A temperatura do corpo é considerada normal quando está entre 36 e 37ºC. Portanto é considerado febre quando está acima de 37,5ºC.

Quando a gestante com febre deve procurar auxílio

É importante saber o que está causando a febre, mas é necessário alerta total se a origem não tiver motivo aparente.

Temperatura acima de 39°C, sem justificativa plausível é sinal de urgência. A gestante deve procurar um pronto socorro para fazer a investigação, e assim fazer a medicação adequada.

Temperaturas acima de 39°C acompanhada de mal estar, desmaio, diarreia, vômito e sensação de desmaio também são sinais de que a grávida deve procurar um pronto socorro instantaneamente.

Grávidas com febre e recursos naturais

Assim que notar temperatura subindo a grávida deve usar o termômetro para saber a temperatura correta. Se o termômetro marcar acima de 37.8 °C  alguns recursos naturais e não invasivos podem ser usados para ajudar a baixar a temperatura.

Veja alguns deles:

  • Tomar banho com água em temperatura ambiente. 
  • Tomar bebidas quentes, como sopas e chás.
  • Fazer compressa fria e colocar na cabeça, nuca, axilas e pescoço 
  • Beba bastante água para se manter hidratada. 
  • Usar roupas leves para diminuir a temperatura corporal.

Possíveis causas da febre na gravidez 

Depois de procurar controlar a febre, devemos investigar o que está causando. Acredite que até chegarmos a unidade de pronto atendimento, algumas causas já podem ser levantadas e levadas em consideração. Algumas intercorrências acontecem durante a gravidez com um pouco mais de recorrência, como infecção urinária, pneumonia e infecção intestinal.

Logo ao chegar ao pronto socorro, certamente o médico solicitará um exame de urina rotina e exames de sangue, como o hemograma.

Possíveis causas da febre na gravidez

A febre pode ter várias causas.

Que para ter certeza é necessário que se faça exames mais específicos.

Vamos deixar as mais frequentes causas de febre durante a gravidez.

  • Infecção urinária. 
  • Pneumonias 
  • Apendicite
  • Dor de dentes 
  • Viroses em geral 
  • Toxoplasmose 
  • Citomegalovírus 

A febre na gestação afeta o bebê

A febre em si, baseada na alta temperatura não afeta o bebê, mas sim pelo o que causa a febre, que geralmente está indicando infecção, podendo até mesmo levar ao parto prematuro.

Desta forma, ao perceber febre faça contato com seu médico obstetra ou procure atendimento médico em uma unidade de pronto atendimento.

Quando a febre  durante a gravidez no primeiro trimestre é quando o sintoma é mais preocupante, já que nesse momento está sendo feita a maturação do sistema nervoso central e formadas as estruturas ósseas. A grávida não deve se automedicar

Diferença entre febre e hipertemia

Vamos explicar a diferença das duas condições, para que não haja confusão e tratamento inadequado.

A hipertermia acontece quando se tem um defeito na resposta do corpo ao calor, e isso também pode elevar a temperatura corporal. Na maioria das vezes ela é causada por fenômenos externos, como até mesmo a grávida estar em algum lugar quente.

. A hipertermia tem diferença da febre na questão de que nela a forma de ajuste da temperatura do corpo permanece sem alteração, ao contrário do que ocorre na febre

Prevenindo a febre na gravidez

As vezes nós pegamos buscando formas de prevenir os incômodos. E a febre O que fazer?

Já falamos aqui que a febre está diretamente ligada com o sistema imunológico do ser humano. Então, não há como prevenir diretamente, mas manter o sistema de defesa fortalecido.

Muitos obstetras fazem indicação do uso de ácido fólico, com um polivitamínico, e isso ajuda no aumento da imunidade da gestante. Além disso, é super indicado fazer a imunização com a vacina da gripe, e assim diminuir a recorrência de viroses, e consequentemente os episódios de febre alta.

A automedicação não deve ser praticada de forma alguma por gestantes, estando ou não com febre. Sendo assim, se não for usando os métodos naturais que citamos anteriormente nesse conteúdo, jamais use medicamentos sem orientação médica.

É interessante você deixar algo já conversado com seu obstetra, mas mesmo assim, não deve se automedicar.

Febre na gravidez e a rede de apoio

A maioria das gravidinhas tem um período saudável da gestação, mas isso não isenta a gestante de ter febre e outros sintomas.

Em caso de temperaturas acima de 37,5°C você pode acionar sua rede de apoio e solicitar ajuda com métodos terapêuticos naturais para o controle de temperatura.

Conte com a Lá Vem Bebê

Cantar para o bebê

Nós, da equipe Lá Vem Bebê sabemos que no decorrer da gravidez muitas intercorrências podem acontecer por conta das alterações hormonais no corpo da gestante.

Por isso, estamos disponibilizando esse conteúdo para te ajudar em momentos que podem ser de aflição e incertezas.

Você pode contar com a gente. Estamos aqui por você.

Nos siga no Instagram

Nos acompanhe no Facebook 

Acesse diariamente nosso blog