Exames na gravidez, quais preciso fazer?

A gravidez é uma fase que exige muita atenção e cuidado. Ela muda a rotina de uma casa, assim como a chegada do bebê posteriormente.

Na gravidez existem diversos exames que precisam ser feitos para acompanhar o desenvolvimento, crescimento e todas as formações do bebê, e também para acompanhar como a mamãe está nesse período.

Alguns exames são mais específicos, quando há necessidade de investigar mais a fundo alguma intercorrência ou suspeitas, outros são obrigatórios ou não para todas as mamães. Tudo vai depender do que o seu médico avaliar e sentir necessidade.

Vamos listar nesse post os exames que precisamos fazer, os principais e aqueles que normalmente os obstetras pedem à todas mamães.

Exames no primeiro Trimestre

O primeiro exame a ser pedido pelo médico no ato da primeira consulta é o exame de sangue, para verificar os seguintes casos:

Identificação do grupo sanguíneo e do fator RH: esse exame verifica se há incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto. Pois se a mãe tiver o fator negativo e o bebê positivo, e isso for diagnosticado logo no início, poderá ser tratado com uma aplicação de imunoglobulina específica para evitar que os anticorpos do corpo da mãe ataquem o sangue do feto.

Hemograma completo

Exame importante para diagnóstico de anemia, um exame que todos conhecem, normalmente já está na rotina de todas as pessoas, gravidas ou não.  Ele verifica quantidades e aspectos morfológicos do nosso sangue.

Glicemia em jejum

Um exame muito importante porque ele identifica se existe alguma tendência de diabete gestacional. Ele verifica a concentração de glicose no sangue.

A grávida também fará exame de sangue para pesquisar sobre as doenças toxoplasmose, HIV (Aids), sífilis, rubéola e hepatite B. O positivo para essas doenças precisa ser tratado com certa cautela por conta dos riscos à saúde do bebê.

Além dos exames de sangue, no primeiro trimestre, também é pedido exame de urina para verificar se há infecção urinária.

A primeira ultrassonografia

No primeiro trimestre é pedido também a primeira ultrassonografia para confirmar a idade gestacional, a DPP (Data prevista para o parto), detecta a gravidez gemelar, ou seja, se a mulher está gravida de gêmeos. Além disso, a ultra pode confirmar se a gravidez está sendo de fato desenvolvida no útero, descartando assim a possibilidade de gravidez ectópica que é quando o embrião está sendo desenvolvido fora do útero, como nas trompas, ovário, colo do útero, cavidade abdominal ou cérvix, por exemplo.

A ultra de primeiro trimestre pode ser usada para prognóstico de doenças cromossômicas, como a Síndrome de Down ou malformações do bebê.

O exame Papanicolau, mais conhecido como preventivo de câncer, também é pedido. Esse exame já é comum entre as mulheres e ele detecta câncer de colo de útero.

Exames no segundo trimestre

Neste caso, como as mulheres já passaram da fase inicial da gestação, estão mais bem-dispostas, vivendo a famosa lua de mel da gravidez, e os exames também são mais tranquilos e menos intensos.

Alguns médicos vão pedir para a gestante repetir alguns exames e outros são específicos desta fase. Veja a lista abaixo:

Medição de pressão arterial

Esse exame a grávida fará em todas as consultas do seu pré-natal. É de extrema importância medir a pressão por conta dos riscos da pré-eclâmpsia, que acontece quando a mulher está com pressão alta.

A pressão da mulher grávida diminui no início da gravidez, porém ela pode aumentar ao longo da gestação, por isso é importante estar sempre acompanhando.

Altura do útero

A altura do útero, ou altura uterina, mede o tamanho do útero, que pega desde o osso da púbis (Sínfise púbica) até o topo do útero, e depois de 20 semanas ele acompanha as semanas da gestação e coincide com número delas.

Ultrassonografia morfológica

Outro exame muito importante, e digamos que talvez seja o mais importante do segundo trimestre, é a ultrassonografia morfológica, que é um exame que precisa ser feito entre a 18ª e a 24ª semana da gestação.

A ultra permite visualizar todo o bebê. Avalia o coração, rins, bexiga, estômago, mede todos os órgãos e verifica também o líquido amniótico.

O Objetivo dessa ultra é detectar possíveis malformações e anomalias genéticas, além de saber se todos os órgãos estão crescendo e se desenvolvendo corretamente.

Na morfológica pode ser identificado também possíveis problemas no coração do bebê. Caso isso aconteça, o médico poderá pedir novos exames para acompanhamento.

Descobrindo o sexo do bebê

Nesse exame, descobrimos o sexo do bebê para acabar com toda ansiedade dos papais e da família. Desta forma já pode preparar o chá revelação e fazer todas as brincadeiras para revelar o sexo do bebê. Quem tem vontade de fazer a ultrassonografia 3D, esse é o momento, pois o bebê está praticamente todo formado, já tem as mãos, pés, além de todos os órgãos.

Outros exames no segundo trimestre são

Glicose

É o famoso exame do liquido doce para verificar a glicose. Esse exame é indicado na 24ª semana com objetivo de diagnosticar a diabete gestacional, ele é chamado de TOTG. O sangue é coletado antes e depois de tomar o Dextrosol (líquido doce) e após isso novas coletas são feitas até completar 2h de ingestão do líquido, as análises são colocadas em um gráfico para que veja a quantidade de glicose no sangue em cada etapa.

Toxoplasmose

Esse exame é feito para ver se a mãe possui a imunidade contra a doença. A toxoplasmose pode ser passada para o bebê e se o tratamento não for feito logo, corre o risco de o bebê nascer prematuro.

Fibronectina fetal

É um exame que tem o objetivo de verificar as possibilidades do parto prematuro, normalmente é feito entre a 22ª e a 36ª semana. Ele é feito através de coleta da secreção vaginal e do colo do útero.

E no final da gestação? Quais exames fazer?

O terceiro trimestre é o trimestre da ansiedade e expectativas. O bebê já está todo formado. Só falta amadurecer o pulmão e ganhar peso para o seu nascimento.

Nesta fase, a gestante continua fazendo ultrassonografia, que é um exame feito em todas as etapas da gravidez. Além de ser alegria da nova mamãe poder ver o seu bebê através dela, a ultra também ajuda em muitos aspectos que foram citados anteriormente neste post.

Bactéria streptococcus B

O exame para detectar a bactéria streptococcus B é feito entre a 35ª e a 37ª semana de gestação. Essa bactéria pode ser encontrada no trato reprodutivo, não causa nenhum dano a saúde da mulher.

Se a bactéria entrar em contato com o bebê pode provocar diversas infecções, por isso esse exame, que é popularmente chamado de exame do cotonete, é importante ser feito.

Caso o teste para essa bactéria dê positivo, a mulher precisará fazer uso de antibióticos para que a bactéria não seja passada para o bebê no parto.

Perfil Biofísico

É um exame que avalia o bem-estar fetal, neste exame são observados os movimentos fetais, respiratórios, volume do líquido amniótico e também a frequência cardíaca.

Caso haja alguma intercorrência mostrada nesse exame, o médico poderá solicitar um parto antecipado.

Cardiotocografia

Esse exame monitora os batimentos cardíacos do bebê, normalmente dura 30 minutos, feito através de um sensor colocado na barriga da mãe.

E por fim, vamos falar de um teste que o médico pode solicitar ou não, que é o teste de estresse durante a contração. Nesse teste o médico induz uma contração para verificar o funcionamento da placenta que precisa manter o fluxo de sangue que mantém o ritmo cardíaco do bebê. Se a Placenta não reagir de forma satisfatória, os batimentos do bebê diminuem e podem não aguentar o estresse do trabalho de parto, por isso, o médico solicita uma cesárea.

O médico que indica os exames

Hoje falamos neste post sobre os principais exames do período gestacional. Os exames podem ser solicitados antes ou depois do prazo que colocamos aqui. Outros  exames podem nem serem feitos, isso dependerá da evolução da gravidez e da forma que o médico recomendar para cada situação.

Algumas grávidas precisam ser monitoradas constantemente por causa de doenças como pré-eclâmpsia ou diabete gestacional, além de bactérias e outras intercorrências que podem acontecer ao longo da gravidez.

A nova mamãe precisar estar sempre atualizada com o seu obstetra para que com isso, a gravidez seja concluída com todo sucesso e amor que o novo bebê merece.

E você conhecia todos esses exames? Existe algum exame que você não fez dessa lista? Comente aqui para a gente saber e quem sabe a gente não fale sobre eles em um outro post.