Oito dicas infalíveis para você arrasar em seu ensaio de gestante caseiro

As 40 semanas mais longas da vida passam num piscar de olhos. Pode parecer paradoxo, mamãe, mas quando o pequeno ou a pequena – ou mesmo os gêmeos, trigêmeos, por que não? – vierem ao mundo, você nos entenderá. Portanto, use e abuse das fotografias e crie um ensaio ensaio de gestante.

Seja com equipamentos profissionais ou mesmo com celulares, a fotógrafa Michelle Contrucci garante que, com um pouco de atenção, é possível eternizar a gravidez em registros fotográficos de encher os olhos e tirar o fôlego.

Um book profissional (com preços que variam de R$ 200 a R$ 2.500), claro, é sempre bem-vindo. No entanto, os ensaios caseiros – gratuitos! – podem garantir horas e horas de prazer e boas histórias em família num futuro próximo.

Em primeiro lugar, é importante escolher um lugar com boa iluminação, “preferencialmente natural”, aconselha Michelle. “A luz é o principal ponto da fotografia. Escolha o local mais iluminado da casa”, diz.

Ensaio de gestante
Ensaio de gestante: escolha o ambiente mais iluminado da casa

Ambiente escolhido, vale a pena dedicar alguns minutos para deixar tudo bem organizado. “É importante que o fundo da foto seja bonito, pois o que está atrás vai compor a imagem”, explica Michelle. “Sou a favor, por exemplo, de uma decoração minimalista, sem nenhum objeto que possa competir com a grávida. Um fundo branco, um cenário mais sereno”, completa.

Ensaio de gestante: ambiente clean para as fotos

Michelle indica o próprio quarto do bebê como uma opção para o cenário. “Ou mesmo outros lugares da casa que a mamãe tenha identificação.” Outra opção são os parques, diz a profissional.

Antes do ensaio, ainda, a mamãe precisa escolher o look. “Indico sempre roupas atemporais, tons leves. Assim, quando ela for olhar as imagens daqui a 20 anos, não corre o risco de se surpreender”, brinca Michelle. “É legal também variar na seleção das roupas. Para algumas fotos, a barriga pode ficar de fora. Em outras, ela pode colocar um vestido marcando a barriga.”

Book de grávida: barrigão ganha destaque
Ensaio de gestante: barrigão ganha destaque no look para o ensaio

Para as fotos, inclusive, vale de tudo, das câmeras compactas (aquelas cyber-shots de sucesso na década passada) às profissionais; das analógicas (há quem goste) aos celulares. “Os celulares de hoje em dia garantem fotos com ótima qualidade. Não é preciso investir em nada específico”, aponta Michelle.

“É interessante apostar em diferentes enquadramentos. Ora, fotos mostrando a barriga; ora, com a família toda. Se tiver outro filho, é sempre muito bonito chamá-lo para beijar ou dar um cheirinho na barriga. O mesmo vale para o pai. Deixe todos próximos, ombro com ombro, mostrando unidade”, sugere Michelle. “A foto em frente ao espelho, com o reflexo da mamãe, é uma outra opção sempre interessante.”

Ensaio de gestante: participação da família, inclusive a canina

Ir além da foto posada também é fundamental para um bom ensaio, indica a profissional. “Um tom descontraído, contar uma piada, conseguir fotografar uma risada espontânea. O resultado ficará lindo.”

Book de grávida: cliques espontâneos
Ensaio de gestante: cliques espontâneos

Você também vai gostar de ler:

Tecnicamente, Michelle prefere deixar o foco sempre nos olhos da mamãe (nas imagens com a cena aberta) ou no detalhe em primeiro plano (nas fotos de detalhes). “As lentes 50 milímetros são ótimas para retratos (para quem trabalha com equipamento semiprofissional).”

No mais, é só aproveitar o momento para curtir ainda mais o bebê, afinal, a família estará ali, reunida, para celebrar a vida.

Recapitulando, mamãe, em oito passos:

1 – Books não precisam de hora certa. É possível fazer vários ensaios ao longo da gestação, em casa mesmo. Para fazer um book profissional, a dica é agendar entre a 27ª e a 33ª semana, quando a barriga já está pontuda e a mamãe ainda está bem disposta.

2 – Escolha ambientes com iluminação natural, preferencialmente. Ensaios ao ar livre, em parques ou praias, por exemplo, também são ótimos. Pela manhã é o melhor horário, pelo clima mais agradável e a luz mais suave.

3 – Os locais que servirão como cenário devem estar bem organizados, com poucos itens de fundo. O universo do bebê, como pequenos brinquedos e o próprio berço, podem ajudar na composição.

4 – Opte por roupas serenas e atemporais. Realce a beleza naturalmente e evite acessórios de beleza muito chamativos. Quanto mais natural, melhor. É interessante, ainda, variar nas roupas durante o ensaio.

5 – Não se preocupe com o equipamento fotográfico. Os smartphones da atualidade garantem fotografias com boa qualidade. Na hora de definir o foco, os olhos da mamãe são o melhor ponto.

6 – Varie os enquadramentos. Valem as cenas posadas e as naturais. Valem também recortes da barriga com a mão do pai e o beijo do irmão, por exemplo.

Book de grávida: beijo do papai
Ensaio de gestante: carinho do papai

7 – Mostre a união e a felicidade da família, captando a espontaneidade de todos nas fotos. Para chegar a um bom resultado, mantenha o clima descontraído, contando histórias engraçadas da família, por exemplo.

Ensaio de gestante: união e felicidade da família

8 – E, por último, é possível reunir as fotos mais especiais e imprimi-las, devidamente personalizadas, por meio de serviços via web (como o Lá Vem Bebê). Aqui, reunimos alguns sites que oferecem a confecção de fotolivros e álbuns encadernados: Book.U, FotoRegistro, Criativa Álbuns e Digital Impressos.

Quer um ensaio profissional, mamãe? Nossa especialista pode ajudar:

Michelle Contrucci Fotografia

E-mail: michellecontrucci@hotmail.com
Instagram: @michellecontruccifotografia
Facebook: https://www.facebook.com/michellecontruccifotografia/
Site: www.michellecontrucci.com.br

Michelle Contrucci
Book de gestante: expert no assunto, Michelle Contrucci

Deixe um comentário