Dia da concepção, como calcular? E um pouco sobre período fértil

Se você está tentando engravidar ou já está grávida, a palavra concepção deve ser familiar para você. Mas você sabe o que significa “concepção”? Como saber meus dias mais férteis para favorecer a concepção? Se você já está grávida, a curiosidade pra saber qual foi o dia da concepção é enorme, não? Quer saber como calcular o dia da concepção? Continue lendo e descubra!

O que é “concepção”?

Em conversas com médicos e outras mamães, você já deve ter ouvido a palavras “concepção“. Apesar de ser uma palavra comum, ela é uma palavra meio difício, não? Então vamos tentar explicar de forma simples o que é este processo. Comecemos pelo que diz o dicionário sobre a palavra.

O Dicionário Onlne de Português define concepção da seguinte maneira:

“Ação de gerar ou de ser gerado, através da junção de um espermatozoide com um óvulo; fecundação.”

Ou seja, concepção é quando o espermatozoide (gameta masculino) se encontra com o óvulo (gameta feminino). A célula formada com a junção do óvulo com o espermatozoide vai se dividindo, dividindo, dividindo… E assim o bebê vai ser formando.

Um pouco sobre os picos de hormônios e a ovulação

Como vimos, a concepção acontece quando o óvulo e o espermatozoide se encontram. Diferentemente dos homens, as mulheres não têm os seus gametas disponíveis o tempo todo. É necessário que o óvulo esteja disponível para “se encontrar” com gameta masculino. A ovulação é quando o corpo feminino libera um óvulo do ovário e ele se instala na tuba uterina. Para que a ovulação ocorra, alguns hormônios são necessário em grande quantidade. O primeiro pico hormonal é o do estrogênio, ele faz com que o hormônio luteinizante (LH) também aumente. A ovulação normalmente ocorre após 24 a 36 horas do pico do homônio luteinizante.

Como calcular o meu dia mais fértil? E qual a importância dele para a concepção?

O período fértil tem tudo a ver com a ovulação, já que para estarmos férteis (ou seja, num momento mais propício para engravidar) precisamos que nosso óvulo esteja “disponível”. Se você está tentando engravidar, saber quando é a sua janela fértil acontece é extremamente útil, pois consegue escolher o melhor dia para tentar engravidar. Mas como saber os dias que eu sou mais fértil? Como nosso corpo não é uma máquina (previsível e sem irregularidades), é muito difícil calcular o dia da ovulação e a janela fértil com exatidão, mas existem formas de se alcançar ma estimativa.

Como calcular a janela fértil?

A ovulação acontece bem no meio do seu ciclo mentrual, por isso, você precisa saber quantos dias o seu ciclo costuma ter para conseguir calcular a sua janela fértil. Sabendo a média de dias que o seu ciclo tem (lembrando que o seu ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e acaba com o início do próximo ciclo), divida o valor por dois. Dividindo por dois, você saberá onde está o meio do seu ciclo. A sua janela fértil é entre os 3 dias antecedentes e os 3 dias posteriores desse dia do meio.

Tipos de testes de ovulação de farmácia

Existem vários tipos de teste de ovulação de farmácia. Esses testes analisam os níveis dos hormônios presentes na sua saliva ou urina. Alguns vêm com uma pipeta para você pingar uma gota da urina, mas existem os teste em que você simplesmente mergulha o teste no líquido. Os teste analógicos tendem a mudar de cor para apresentar o resultado enquanto os teste digitais mostram na sua “telinha” o resultado.

Testes caseiros para saber se está no período fértil

Apesar de todos estes testes de farmácia, que têm uma taxa de confiabilidade bem alta, existe a possibilidade de observar alguns sinais que o seu corpo apresenta e reconhecer se está ou não na sua janela fértil. Segundo a doutora Sheila Sedicias, basta observar os muco vaginal, se ele estiver transparente, pegajoso e fluido (como uma clara de ovo) você está no seu período fértil.

Como calcular o dia da concepção?

Calcular o dia da concepção com exatidão é tão difícil como calcular o dia da ovulação com exatidão. Existem formas de se ter uma estimativa, mas acertar com certeza é muito difícil. Por isso os médicos costumam adotar um intervalo de dias possíveis para a concepção. Abaixo temos 2 formas possíveis de estimar a possível data de concepção.

Cálculo baseado no primeiro dia da última menstruação/ possível dia da ovulação

Este cálculo se baseia nos dias da sua última menstruação. De forma simples, você calcula, mais ou menos, o dia que você deve ter ovulado (a explicação de como calcular isto está alguns parágrafos acima). As datas possíveis da concepção estará no intervalo entre o dia da ovulação e cinco dias posteriores. Exemplo: Se a data proável para a sua ovulação é dia 16, o intervalo de dias possíveis para a concepção é do dia 16 ao 21.

Cálculo baseado no exame de ultrassonografia

Com exame de ultrassonografia conseguimos saber como está o crescimento do nosso bebê. Por isso, de acordo com o tamanho que ele está nos exames, é possível estimar a semana gestacional que o bebê está. Sabendo a semana gestacional, basta regredir esta quantidade de semanas e você chegará na provável semana em que a concepção ocorreu.

Cálculo baseado na data estimada para o parto.

Este cálculo é útil para as mamães que não se lembram do dia da última menstruação. Os médicos estimam a data do parto para 40 semanas depois do último dia da menstruação da mulher. Logo, basta regredir 40 semanas da data prevista e fazer o mesmo procedimento que mostramos no primeiro tipo de cálculo.

Aplicativos úteis

Apesar de todas estas formas de se entender a janela fértil, entender e acompanhar o nosso ciclo menstrual ainda é bem difícil. Por isso existem alguns aplicativos especiais que nos ajudam nisso. Aqui está uma pequena listinha dos aplicativos deste gênero mais famosos:

  • Clue: Na página inicial do aplicativo, você encontra uma flecha em formato de círculo simbolizando o seu ciclo com alguns simbolos infomativos. Eles simbolizam a TPM, a menstruação e a janela fértil. Além deste “gráfico” você também pode acompanhar os sintomas e fases do ciclo por um calendário.
  • Maia: Este também um dos mais usados para este fim. Na página inicial deste aplicativo, você encontrará as informações para o dia, desde previsão de sintomas, como em qual parte do ciclo você se encontra. Um diferencial deste aplicativo é que você todos os dias ele disponibiliza dicas para a fase que você está, seja como lidar com a TPM, seja para te ajudar a reparar em alguns sintomas. Além é claro de poder acompanhar o ciclo por um calendário.

Gostou deste texto? Compartilhe com a sua amiga que está tentando engravidar! Ou então, aquela amiga que quer aprender a calcular o dia da concpção!