Desmame gentil quando devo começar

Estou escrevendo esse texto hoje para mim também, as dicas que darei aqui, são baseadas em pesquisas e conversas com amigos sobre como fazer o desmame gentil.

Esse tem sido um desafio grande na maternidade. A amamentação sempre foi um prazer, sempre estive muito ligada a ela. Defini que minha filha mamaria até os 2 anos de idade por conta de todos os benefícios da amamentação. Fui persistente até aqui, enfrento as noites e as pausas ao longo do dia. Paro para amamentar na rua, na igreja, no supermercado e em todos os lugares, pois sempre entendi a prioridade da amamentação.

Sobre o início da amamentação

No início da amamentação algumas mamães relatam os prazeres e as dificuldades dessa fase. Assim que o bebê nasce temos toda aquela preocupação para entender o momento, entender como se faz para amamentar e também compreender a fase nova que estamos vivendo, contudo por conta do puerpério, que também é um momento delicadíssimo na vida da mãe, principalmente para as mães de primeira viagem, como eu.

Então todo esse momento inicial nos exige fortalecimento físico e psicológico. Nem sempre é fácil, mas o amor supera e a gente consegue passar por esse momento.

Por quanto tempo devo amamentar meu bebê

O leite materno nutre, ajuda no desenvolvimento e crescimento, além de fortalecer o sistema imunológico do bebê. É importantíssimo nos primeiros 6 meses de vida do bebê e é de grande importância até os 2 anos de idade.

Os benefícios de amamentar até os 2 anos

Nutre seu bebê, previne doenças, ajuda no sistema nervoso, reduz cólicas, previne alergias e também a obesidade infantil. Um dos principais benefícios de amamentar até os dois anos, é que também evita doenças na vida adulta, pois o bebê adquire anticorpos que ficam durante toda a vida.

Quando é indicado fazer o desmame

O desmame não tem indicação de quando deve acontecer, o recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é que o bebê mame exclusivamente no peito até os 6 meses e que dure até dois anos ou mais. Mas é importante frisar que isso não é uma regra, e sim uma recomendação!

Por aqui, chegamos aos 2 anos, mais precisamente daqui a 1 mês ela fará, tenho sentindo que chegou a hora. Já contei em alguns textos que a Joana não pegou mamadeira e nem chupeta, somente o peito.

Já tentamos também complementar com fórmula a noite, agora com leites para a fase dela, já tentamos na mamadeira com diferentes bicos e também com 3 copos diferentes. Usamos o copo 360º, usamos o copo de transição, usamos copinho de plástico infantil comum e nenhuma dessas opções funcionaram para a Joana aceitar o leite sem ser o materno.

Eu costumo brincar que estou sem “garra” para o desmame dela por conta de tudo que o peito oferece e também por ela não ter aceitado nenhuma alternativa externa para me ajudar nessa.

As cobranças chegam

Enquanto isso, as cobranças externas chegam de todos os lados. Essa menina não vai largar o peito? Você não acha que ela já está grande para continuar no peito? Você ainda tem leite suficiente? Entre outras falas, que quem já passou por isso vai me entender.

Meu marido, graças a Deus, nunca me cobrou, pelo contrário ele sempre me apoia, e agora chegamos e uma fase, que estamos de acordo que a hora do desmame chegou. A Joana usa o peito para seus consolos, para dormir e para “chupetar”, como chamam! As noites ainda são muito difíceis, ela acorda mais de 3 vezes para mamar.

Quando percebi que chegou o momento do desmame

E eu como já voltei ao trabalho presencial, tenho ficado bem cansada, além disso, quando chego em casa, após um dia cansativo de trabalho eu fico praticamente o restante da noite com ela no peito. É uma saudade, eu compreendo isso, mas sendo bem sincera, eu acho que esse momento chegou. Acho que toda mamãe também tem um limite e sinto que o meu chegou, falo isso com lágrimas nos olhos pois sempre amei amamentar. Tirando o puerpério, como citei anteriormente, todos os momentos foram incríveis.

A conexão, o olhar da minha filha, o carinho no peito e sim, vou morrer de saudades dessa fase. Quando conversei com a pediatra dela, ela disse que o desmame seria muito mais difícil para mim do que para ela, eu discordei um pouco na hora, mas chego à conclusão que de fato será uma fase difícil para mim.

Eu sempre tive certeza de que essa parte seria fácil pois acreditei que ela fosse largar sozinha, pois bem, isso não aconteceu e estou aqui buscado forças e a “garra”, que falei no início, para essa fase.

Como começar o desmame

Quando resolvi que estava na hora do desmame, recebi diversos conselhos dos mais variados. Existem aqueles mais trágicos como: Colocar pó de café no peito, colocar vinagre, fazer curativo e falar que está machucado, entre outros. Até colocar pimenta já fui indicada.

Mas eu penso no desmame gentil, aquele que pode ser conversado, pensado com carinho. Para que seja natural para as duas.

Pensando nisso tudo que falei, vamos falar agora sobre as alternativas que pretendo seguir e as que eu, particularmente, acho que vão funcionar para mim e para as mamães que estão lendo esse texto como forma de incentivo.

Brincadeiras e distração

Optar por distrair a criança é uma boa opção. Quando ela pedir para mamar, você pode conversar com ela perguntando se ela não prefere brincar. Aqui em casa, as vezes funciona. O mais difícil de negociar é quando eu chego do trabalho ou quando ela está com sono. Usando a brincadeira e a distração, eu já consegui diminuir as mamadas nos dias em que estou o dia todo com ela, como nos fins de semana, por exemplo.

Diminuir as mamadas

Sem forçar o bebê a sair do peito, você tenta aumentar os intervalos entre as mamadas e enquanto ele estiver mamando, você diminuir o tempo mamando. Importante é você fazer com que o bebê entenda que você não está tirando ele do peito por maldade e sim porque vocês brincar naquele momento ou fazer algo que ele goste. Os bebês podem associar que a mãe está “largando” ele e isso não é bom. Neste caso, é importante você assim que tirar o bebê do peito, distrair ele com alguma brincadeira ou algo que ele goste.

O papel de oferecer a refeição pode ser de outra pessoa

O bebê desde que nasceu, sempre associou a fome com a mãe, pois até aqui, quem o alimentou foi ela, logo, essa prática pode ser transferida para outra pessoa. Depois que começamos a introdução alimentar, o papai, por exemplo, pode ajudar a mamãe nessa missão, claro que se você não tiver essa ajuda em todas as refeições, tente pedir ajudar sempre que puder, assim aos poucos o bebê vai entendendo também.

Pare de oferecer o peito

Não oferecer é no sentido de que antes, o peito era oferecido em todos os momentos do seu filho. Quando chorava, quando dormia, quando estava irritado, com fome, para tudo o peito sempre foi a solução. Agora tente não oferecer o peito para todos os momentos, espere seu filho pedir e quando ele pedir tente outras alternativas, ofereça uma fruta, ou uma outra distração. É claro que tudo isso que estou falando nem sempre é fácil.

A Joana por exemplo, grita, berra, considero ela uma criança difícil de contornar nessas horas, muita das vezes e na maioria das vezes, eu acabando cedendo. Mas estou aprendendo enquanto escrevo e também refletindo sobre algumas atitudes que eu também posso mudar.

Não minta para seu filho, converse!

Não diga que seu peito está machucado, ou que ele mamar faz mal a mamãe, as crianças, mesmo que pequenas, entendem o que está sendo falado. O ideal é você conversar. Fale que está difícil naquele momento, converse que está cansada, mesmo que tudo isso pareça uma grande bobagem, saiba que seu filho entende!

O seu filho entende quando você fala que ele não pode fazer algo, seu filho entende quando você fala vamos brincar, entende quando você fala que vai passear. Então, o seu filho também entende as suas conversas sobre o desmame. Pense nisso!

Garanta sempre uma boa alimentação

Esse tópico é bem importante, pois é necessário que o seu filho esteja tendo uma boa alimentação, ele precisa estar nutrido, almoçando, jantando e tendo seus intervalos corretamente. Não adianta tirar o peito e o seu filho não estar se alimentando bem, neste caso, converse com um nutricionista infantil ou até mesmo o pediatra do seu filho.

Combine o lugar e horário

Aqui em casa eu comecei a fazer desta forma, pois chegamos em um momento que ela estava querendo mamar, colocar a mão no outro peito em todos os lugares. Como falei, a conversa sempre resolve e eles entendem, comecei a marcar horário e falar o lugar que ela vai mamar. Aqui eu costumo falar: “quando chegar em casa, no sofá a mamãe vai dar” super funciona!

 

Desmame noturno como fazer

Esse, sinceramente é o que mais me incomoda e acredito que a maioria das mamães. A Privação de sono é complicada!

O desmame noturno pode ser começado bem antes do desmame completo, pois a partir do momento que o seu bebê começa a jantar e se alimentar bem, não tem necessidade fisiológica de se alimentar a noite. O que acontece é que o bebê sente falta da mãe e do peito, por isso acorda muito.

Neste desmame, a ajuda do pai é fundamental. Assim que o bebê chorar pedindo o peito, o pai pode pegar e tentar fazer o bebê dormir novamente.

A mãe também pode oferecer colo e muito carinho. Vai ser difícil, mas o importante é não desistir e também não ceder.

Eu já tentei algumas vezes fazer isso com a Joana. Até hoje não consegui. Ela parece que não vai parar de chorar e confesso que o cansaço da noite me faz ceder muitas vezes.

O desmame não é fácil, mas é muito importante que ele seja de forma gentil e amigável para que você lembre dessa fase com carinho juntamente com o seu filho. Entenda o momento de parar e de continuar.

Você já conseguiu fazer o desmame do seu filho? Qual conselho você daria? Conta para a gente nos comentários.