Desejos na gravidez, mitos e verdades

Nesse post você vai ler sobre:

  • Porque gestantes apresentam desejos durante a gravidez
  • Mitos e verdades sobre o assunto

Por vezes inusitados, os desejos durante a gravidez podem ser um fator recorrente para você ou não. E eles não significam que está maluca ou que não pode desenvolver vontade de algo que você detestava. Pode sim! E isso tem explicação.

Veja também:

1. Os hormônios

Uma das principais causas de mudanças de paladar e olfato durante a gestação é a oscilação dos níveis hormonais. Por vezes, alimentos e cheiros que você amava antes de engravidar irão te enjoar, e outros que você não suportava você vai amar. Tudo isso irá acabar após o parto e a seus hábitos retornaram normalmente.

2. O psicológico

Mas será mesmo que o “maridão” precisa sair correndo no meio da noite para satisfazer os desejos da esposa grávida? Estudos comprovam que muitas vezes as mulheres sentem esses desejos repentinos e esperam que sejam atendidos imediatamente em sinal de acolhimento – mesmo que inconscientemente.

Portanto, não vá achando que se ela quer comer melão no meio da noite e você não comprar, seu filho nascerá com a cara da fruta! rsrs Isso é mito! Mas conversar com ela e dar carinho e atenção irão ajudar significativamente.

3. Sinais do corpo

Alguns médicos acreditam que os desejos da gravidez podem significar insuficiência de nutrientes. Por exemplo, mulheres vegetarianas que têm vontade de comer carne durante a gestação. Isso pode ser um sinal de falta de ferro no organismo. Realize os exames de sangue com frequência e converse com seu médico. Caso seja necessário, ele poderá receitar vitaminas para suprir esses déficits.

Outra explicação bem plausível para os desejos é que no início da gravidez é muito comum sentir enjoo, e alguns alimentos ajudam a amenizar os sintomas, como é o caso das frutas cítricas, bebidas e alimentos gelados – como sorvete, bebidas com gás e carboidratos.

No caso dos carboidratos, isso acontece porque os enjoos geralmente são mais fortes quando a gestante está de estômago vazio. Quando ela ingere carboidrato, ele tem rápida absorção, suprindo esse problema, e o alimento não fica muito tempo no organismo, o que poderia dificultar a digestão.

Já quando o assunto são as frutas cítricas, elas amenizam o mal estar pois contém altas concentrações de vitamina B.

Dica: já comece a pensar no chá de bebê, lista de presentes e enxoval.

Deixe um comentário