Cuidados com os cabelos na gravidez

A autoestima da mamãe é muito importante no processo de uma gravidez saudável. Os cabelos de uma mulher importam muito nesse aspecto.

Nesse post falaremos sobre as mudanças encontradas nos fios do cabelo de cada mamãe durante a gravidez, como ajudar a melhorar e cuidar em cada fase desse período.

As mamães levam vantagens na saúde dos fios

Geralmente, ao engravidar as mamães pensam sobre os efeitos que a gestação lhe trará, como enjoos, dores nas costas, inchaço, estresse e entre outros. Esses fatores influenciam no bem-estar da mulher, e tendem a causar uma certa preocupação.

Pode ter certeza que apesar dos incômodos, esse é um período que traz vantagens naturais para a maioria das mulheres, especialmente pela saúde de seus cabelos, que são beneficiados pelos hormônios que aumentam nessa época, favorecendo o crescimento, fortalecimento e brilho dos fios.

Saiba que a gestação ajuda muito na saúde capilar da maioria das gestantes, e pode acreditar que estar com isso alinhado durante a gravidez eleva a autoestima e proporciona uma certa  harmonia psicológica. Esse período já é vantajoso para as grávidas, em relação a outras mulheres.

Cabelos alinhados e mamãe feliz

Diante os impactos físicos que podem trazer um certo incômodo para as mulheres, principalmente nos 03 primeiros meses de gravidez, é por causa da grande quantidade de hormônios recebidos pelo corpo e seus efeitos.

Ter um cabelo saudável, com brilho e aparência de salão é o sonho de toda mulher. Esse ato de bem estar traz alívio e aumenta a autoestima da maioria das mulheres, principalmente na gravidez, onde a maioria das mulheres passam por um processo de adaptação a aceitação de seu novo visual.

A boa notícia é que esses hormônios trazem também um poder de crescimento e enrijecimento dos fios, deixando-os mais volumosos e sedosos.

 Aproveitando os cabelos mais sedosos

Um dos elogios mais recebidos pelas gravidinhas é “Nossa! Como seu cabelo está bonito!”. Geralmente, o cabelo tende a ficar mais sedoso, e com aspecto mais rápido de parecer oleoso, por isso é importante que a grávida procure um shampoo adequado para esse momento e que prolongue mais a sensação de cabelos livres de óleo. Uma boa notícia para quem gosta e até tentava ter um cabelo mais comprido antes de engravidar, é que nas semanas que compõe a gravidez, os cabelos passam a ter um crescimento mais acelerado.

Esse é um período em que o crescimento rápido dos cabelos fica bem mais visível. Para quem não gosta de cabelos muito longos, saiba que provavelmente terá que aumentar a frequência das idas ao salão de beleza, para fazer mais cortes do que antes, para controlar o comprimento dos fios.

A grávida colorindo os cabelos

Colorir os cabelos durante a gestação é uma preocupação para as grávidas. Primeiro pelo receio de causar males ao seu bebê, e segundo pela possibilidade de ficar bastante tempo sem colorir, trazendo certos incômodos frente ao espelho.

Alguns produtos são permitidos, durante a gravidez, especialmente ao passar daquele período considerado mais crítico e preocupante, segundo os especialistas, que é quando boa parte das estruturas do bebê estão sendo formadas. Vamos entender alguns deles:

Existem produtos, mais conhecidos como “temporários”, que são liberados após as 12 semanas da gravidez. Esses produtos são bem conhecidos por cobrirem os fios branquinhos, trazendo bem menos agressividade ao couro cabeludo e diminuição no uso de elementos químicos em sua composição.

Esses produtos são feitos de moléculas grandes, que não tem penetração sistêmica, por isso são indicados após as 12 semanas, não causando malefícios a mamãe e o bebê.

Dica: Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de fazer o processo de coloração.

Porque algumas substancias são liberadas

Esses produtos, bastante utilizados por mulheres de todas as idades e classes sociais fazem parte da classe de produtos semipermanentes. Isso significa que tem em média de 04 a 06 semanas de ação.

Sei que pode parecer pouca coisa, mas estar bem arrumada e com procedimentos capilares em dia (aos olhos da mamãe) fazem muita diferença na autoestima.

Esses produtos semipermeáveis são permitidos durante a gravidez. Lembrando que esses procedimento precisam ter sempre a liberação do médico que acompanha a mamãe.

Esses produtos causam um certo alívio para as mamães que os usam, e a abstinência dele, pode causar uma baixa autoestima.

Alguns produtos não liberados

Chumbo, PDD e amônia são proibidos pela maioria dos médicos. Fique atenta sempre as embalagens, para saber sobre a composição do que pretende usar em seus cabelos, assim como consultar o que não trará prejuízos para a formação estrutural do seu bebê, enquanto está na barriga.

Sendo assim, produtos que contenham chumbo, PDD e amônia não são recomendados hein! Produtos que contêm esses componentes químicos  em sua formulação estão proibidos durante a gestação, podendo causar alterações morfológicas graves na morfologia do bebê.

Grávidas fazendo luzes durante a gestação

Bom, quanto a isso, não existe um consenso entre os médicos dermatologistas, mas uma grande parte desses profissionais liberam o uso após as 20 semanas da gestação, desde que sejam deixados, ao menos, dois dedos de distância da raiz, e só depois iniciar o comprimento das luzes, porque assim o produto não entrará em contato com o couro cabeludo

Claro que essa é uma medida que deve ser liberada por seu médico para ser feita. Tire suas dúvidas sobre cada etapa e cada procedimento que queira realizar.

Consumindo alimentos ricos em minerais

A alimentação, sem duvidas é um dos principais fatores que ajudam na saúde dos fios. Muita coisa inicia e depende dela para seu desenvolvimento. Obtenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, para auxiliar nos benefícios que o cabelo já obtém naturalmente na gestação.

Existem nutrientes que são de grande importância para os cabelos, e também ajudam no crescimento e desenvolvimento do bebê. Um dos principais alimentos são aqueles que tem em sua composição uma grande riqueza em ferro e zinco. Portanto, seu consumo deve ser aumentado, de acordo com orientação de seu nutricionista.

A suplementação desses nutrientes é algo que deve ser conversado com seu médico sobre a necessidade, antes do uso. Isso implica na necessidade e dosagem correta, tanto para a melhoria dos fios, quanto para a saúde do seu bebê.

Trate seu cabelo com carinho

A exposição excessiva ao sol pode ser extremamente prejudicial ao couro cabeludo. Isso acontece porque ele fica mais sensível durante a gravidez, por esse motivo, evite expor demasiadamente, sem necessidade.

É importante evitar modelagens que estimulem os folículos. Usar secador e chapinha em temperaturas mais baixas ajuda muito em um cabelo saudável.

Hidratando os cabelos

A intensidade do brilho e a força que os cabelos das grávidas adquirem durante esse período, não deve ser desculpas para não hidrata-los. O processo de cuidados devem continuar sendo feitos frequentemente.

A hidratação dos fios continua sendo importante para a saúde dos cabelos, mesmo com todos esses benefícios.

Dica: Adicione a sua máscara de hidratação 8 gotas de óleo de argan ou lavanda. Essa poderosa mistura deve ser passada, iniciando das pontas, livrando o couro cabeludo.

Alguns procedimentos são proibidos

A maioria dos médicos não orientam uso de produtos que tenham em sua composição formol e ácido glioxilico. Isso inclui procedimentos como alisamentos, botox, selagem, relaxamentos, entre outros.

Significa que, independente do nome do procedimento que irá fazer, o mais importante é observar sua composição. Lembre-se de pesquisar e consultar seu médico antes de qualquer coisa, para manter a segurança e saúde do seu bebê.

Como usar cabelos com raiz avolumada na gravidez

As mamães que usavam esse tipo de química nos cabelos antes da gravidez, costumam ficar incomodadas e criar estratégias para driblar os incômodos, como:

  • Uso de penteados: Esse é um ótimo período para testar novas habilidades em penteados, ficando com mais estilo e charme.
  • Uso de acessórios: Hoje em dia, há vários tipos de acessórios que auxiliam nesse período. Existem vários tipos de faixas, tiaras, lenços, presilhas, e outros. Experimente usar cada um desses, abusando de sua criatividade e bom gosto.
  • Uso de hidratações: Já falamos aqui que, quanto mais hidratados, melhor fica o aspecto dos cabelos. Isso ajuda muito também nos casos de uma raiz mais avolumada.
  • Uso de escovas modeladoras e chapinhas com moderação: Existem vários modelos de escovas modeladoras e chapinhas no mercado, usar vez ou outra, especialmente em ocasiões especiais, como em sua festa de chá de bebê, ajuda muito a diminuir incômodos causados pelo volume do cabelo durante a gravidez.

Transição capilar durante a gravidez

Transição capilar é quando a pessoa fica sem fazer determinado procedimento químico nos cabelos durante o período, e isso resulta em ele ter a oportunidade de crescer em seu formato natural.

Muitos cabeleireiros relatam que clientes acabam fazendo a chamada transição capilar durante esse período da gravidez.

Algumas mulheres já tinham essa vontade antes, mas por falta de coragem e paciência não faziam. Já outras, Não tinham vontade, mas durante o período da gravidez que ficaram distantes de químicas, experimentaram e gostaram do resultado. Legal, não é mesmo?

Aí está mais uma vantagem para esse período. O que antes poderia ser um incomodo, pode se transformar em um enorme benefício.

Lembre das vantagens

Sair do salão com cabelo reluzente é maravilhosamente incontestável. Essa é uma das vantagens da maioria das mulheres grávidas, mas sem sair de casa e de forma natural, somente pela influencia de aumento de alguns hormônios aumentados durante a gravidez .

Durante essas semanas que compõe a gestação, hormônios bem conhecidos, como estrogênio e a progesterona aumentam na circulação sanguínea e chegam até os folículos capilares, causando uma avalanche na aparência de benefícios no comportamento dos cabelos da maioria das grávidas, e geralmente a mulher tende a ficar com fios mais sadios e bonitos.

Fases no ciclo dos cabelos

Assim como a gravidez, os cabelos também passam por fases no decorrer de sua produção.

Há três fases no ciclo de vida do seu cabelo:

  • A fase de crescimento (fase anágena)
  • O fim do crescimento ativo do cabelo (fase catágena)
  • A fase final de descanso em que o cabelo morre e eventualmente cai (fase telógena).

A queda diária de cabelo é parte do ciclo natural de vida do cabelo — é normal perder cerca de 50 a 150 fios do couro cabeludo por dia.

A explicação para toda essa saúde dos fios é que o ciclo de desenvolvimento do cabelo também sofre modificações ao longo da gravidez. “Os fios ficam a maior parte do tempo na fase de crescimento, chamada anágena”. Isso significa que eles crescem, e não se desprendem do couro cabeludo.

Conte com a gente

Independente de qual seja sua escolha, conte sempre conosco. A Lá Vem Bebê está aqui para te auxiliar e trazer alternativas que te beneficiem durante toda a sua gravidez e períodos após o parto.

Tem mais conteúdos como estes em nossas redes rociais. Nos siga no instagram e Facebook.

Vai dar tudo certo!

Equipe Lá Vem Bebê