Cuidados com o bebê prematuro

Olá mamães, vamos falar hoje os cuidados com o bebê prematuro? Sabemos que o bebê prematuro requer muitos cuidados especiais e é sobre esses cuidados especiais que vamos falar.

Cuidar de um bebê recém-nascido é sempre um desafio para todas as mamães, independente de ser de primeira viagem ou não, contudo o bebê recém-nascido prematuro tem suas particularidades.

Vamos conversar nesse post o que pode causar o parto prematuro, além disso como podemos evitar o parto prematuro, quais as características e cuidados que devemos ter após o nascimento do bebê prematuro.

Os bebês são considerados prematuros quando nascem com 37 semanas ou menos de gestação. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) eles possuem mais chances de adoecer, por isso necessitam de cuidados especiais, principalmente nos primeiros meses de vida.

Classificação dos bebês prematuros

A gestação acontece e varia entre 37 e 42 semanas. O bebê prematuro é, como falamos, aquele que nasce antes de 37 semanas, mas existem diferença e são definidas como: prematuro moderado, muito prematuro e extremamente prematuro.

  • Extremamente prematuro: menos de 28 semanas de gestação;
  • Muito prematuro: 28 a 32 semanas de gestação;
  • Prematuro moderado a tardio: 32 a 37 semanas de gestação.

Na maioria das vezes os bebês prematuros necessitam de uma internação após o nascimento para que possa receber suporte necessário e também para ganhar peso. A sobrevida dos bebês prematuros aumentou muito nos últimos tempos devido a tecnologia avançada prestada nas UTIN (Unidades de Terapia Intensiva Neonatais).

Bebê Prematuro

Quais as causas do bebê nascer prematuro?

O Parto prematuro ocorre com mais frequência em mulheres com mais 35 anos ou menores do que 16 anos, assim como as grávidas de gêmeos também. As mulheres que já tiveram parto antecipado anteriormente ou que estão perdendo sangue no terceiro trimestre, também estão no grupo de possíveis chances de partos prematuros.

Outros casos e situações que ocasionam o trabalho de parto prematuramente são:

  • Ruptura prematura da bolsa amniótica;
  • Enfraquecimento do colo uterino;
  • Infecção pela bactéria Streptococcus;
  • Descolamento da placenta;
  • Pré-eclampsia;
  • Anemia;
  • Doenças como tuberculose, sífilis, infecção renal;
  • Gravidez de gêmeos;
  • Realização de fertilização in vitro;
  • Malformação fetal;
  • Esforço físico intenso;
  • Uso de drogas ilícitas e bebidas alcoólicas;
  • Presença de mioma no útero.

Vale a pena incluir que algumas plantas e alimentos possuem substâncias que estimulam as contrações uterinas e por isso devem ser evitados durante toda a gravidez.

Bebê prematuro: características

Os bebês prematuros possuem menos de 2,5 kg. Contudo quanto menor for a idade gestacional, menor será o peso do bebê. Além disso, este recém-nascido chega com pouca gordura corporal, pele fina e lisa (de forma que pode ser possível visualizar as veias), pouco cabelo, orelhas molinhas e a planta dos pés fina.  Eles também podem ter a cabeça proporcionalmente maior que o corpo.

Os reflexos são lentos e fazem eles se mexerem pouco e da mesma forma ficam na maior parte do tempo de olhos fechados.

Os papais não precisam se preocupar com as características citadas pois ao longo do tempo ele vai ganhar peso, crescer e se desenvolver normalmente. É muito importante que o bebê seja sempre acompanhado por um profissional pediatra.

Características de Bebê prematuro

Temperatura

as temperaturas abaixo de 36,5º são chamadas de hipertemia e essa condição nos bebês prematuros é bem recorrente por isso a incubadora tem a responsabilidade de aquecer o bebê. Existe um método que é quando este aquecimento é feito corpo a corpo com os pais, o chamado método canguru, mas este só pode ser feito quando o bebê estiver estável.

Respiração

A substância chamada surfactante não é produzida de forma adequada pelos pulmões e por isso não fazem oxigenação corretamente, sendo assim, o bebê necessita de aparelhos que o ajudem a respirar. Eles também tomam remédios que auxiliam no fortalecimento e amadurecimento dos pulmões.

Alimentação

Os bebês prematuros possuem dificuldades em respirar com a sucção assim como a deglutição e por isso, no período em que estão internados eles recebe o alimento (leite da mãe) atraves de uma sonda gástrica.

Complicações de bebês prematuros após o nascimento

Qualquer bebê prematuro pode ter intercorrências e complicações, mas o que nascem com menos de 32 semanas ou com peso inferior a 1,5kg estão mais vulneráveis as complicações como:

Hemorragia 

Essa hemorragia é o rompimento dos vasos do cérebro, como são muito finos podem causar hemorragias, no entanto elas são absorvidas e não deixam sequelas. Algumas maiores necessitam de acompanhamento especializado.

Retinopatia da prematuridade

É o crescimento  dos vasos sanguíneos que chegam à retina. Podem aumentar sem sequelas, mas em alguns casos é necessário tratamento e cirurgia e em quadros muito graves, pode causar cegueira.

Quanto tempo um bebê prematuro fica internado

A internação se faz necessária pois o bebê que nasce antes do tempo necessita de cuidados especiais e as equipes da UTI neonatal estão aptas para atender as demandas deste bebê.

Normalmente os bebês recebem alta quando atingem os 2 kilos, quando não tem mais nenhuma outra condição que o faça ficar por mais tempo no hospital. Alguns bebês variam de 3 a 4 meses internados.

Cuidados com um bebê prematuro em casa

Cuidados com bebê prematuro

A tão sonhada alta hospitalar chegou!  O seu bebê está pronto para viver a nova rotina com sua família em casa. Nessa hora sempre fica a pergunta: e agora? Existem cuidados especiais com esse bebê ou é rotina normal?

A resposta é: sim, o bebê prematuro exige alguns cuidados mesmo tendo recebido alta do hospital. Todo bebê quando chega em casa necessita de cuidados especiais, de carinho, de amor de afeto e muita dedicação, porém os prematuros precisam de cuidados extras.

Os profissionais da saúde quando os pais ainda estão no hospital deixam dicas e conselhos valiosos para os papais, então neste caso, peguem o máximo de informações e tirem o máximo de dúvidas que tiverem neste período. Aproveite cada minuto ao lado do médico para que ele explique para você todos os cuidados necessários.

Pergunte tudo que você precisar. Até como se dá banho, como troca a fralda, ou qualquer coisa que você tenha dúvida, mesmo que você ache isso tudo uma grande bobeira ou perda de tempo, o médico está ali justamente para te ajudar com suas dúvidas e questões.

Alguns cuidados são necessários como:

Amamentação

entenda o tempo do seu filho, esses bebês podem ser mais calmos e com isso parecer que estão saciados, ou também serem mais lentos na hora de mamar.

Quando você sabe o tempo do seu filho e entende essa rotina, tudo isso flui naturalmente e você começa a perceber esses pequenos detalhes na vida do seu filho.

Sinais

Reconhecer os sinais de alerta que mostram que algo não está bem com o seu bebê é muito importante. engasgos com leite, se o bebê fica roxinho ou muito pálido, se fica muito ofegantes durante a mamada, se fica molinho ou se reage pouco a estímulos.

Vitaminas e medicamentos

Os prematuros, como falamos requer cuidados especiais e normalmente saem do hospital com vitaminas. Alguns medicamentos também são prescritos, neste caso, se atente aos horários e dias para que o se bebê não fique sem estes complementos importantes para a sua saúde.

Vacinas

As vacinas são de extrema importância. Como o seu sistema imunológico é imaturo, as vacinas ajudam a proteger ainda mais o seu bebê e evitam infecções graves. Os bebês prematuros tem direito a vacinas específicas.

Ambientes e contatos

Esteja sempre em ambientes sem aglomerações. Esses bebês, assim como qualquer recém-nascido, são muito sensíveis e vulneráveis. Evite lugares públicos. Evite receber muitas visitas

Acompanhamento médico

Visite regularmente o pediatra, se informe sempre sobre a necessidade de outros profissionais. Alguns bebês precisam ser acompanhados por especialistas como: oftalmologista, neuropediatra e fisioterapeuta, por exemplo.

E você, mamãe? Tem ou teve um bebê prematuro em casa? Compartilhe conosco a sua experiência. Essa troca de informações é muito boa para todas as mamães.