Crise de tosse nas crianças

Você já se preocupou por seu filho estar tossindo muito? O seu filho tem crise de tosse com frequência?

As crises de tosse podem vir por vários motivos, e hoje vamos conversar mais sobre isso, o que pode ser, se é normal, o que pode ser feito para melhorar e quando é preciso procurar o pediatra.

 

A tosse

Em primeiro lugar, você sabe por que nós tossimos? O corpo humano é perfeito, e a tosse é um mecanismo dele. O catarro que produzimos diante de uma agressão à árvore respiratória precisa ser jogado pra fora, e é por isso que tossimos. Além disso, outras partículas ou objetos podem gerar uma crise de tosse por estar obstruindo as vias aéreas.

Você já reparou que a tosse piora à noite? Isso se dá porque quando deitamos a secreção do trato respiratório pinga lá atrás da garganta, o que causa a tosse.

Quando devo me preocupar com uma crise de tosse

Sempre que a tosse vier acompanhada de um outro sintoma, é preciso monitorar. Eventualmente uma ida ao pediatra ou pronto socorro serão necessários. Uma febre que já dura alguns dias, falta de ar, crise de tosse com sangue, dor no peito, cansaço, isso tudo são sintomas para investigar.

Por outro lado, saiba que a tosse costuma ser o último sintoma a sumir depois de um resfriado, por exemplo. Ela pode ficar por, em média, 15 dias depois dos sintomas.

Ainda que o nariz não esteja mais escorrendo, ainda tem uma secreção que pinga lá na garganta, causando uma crise de tosse. Isso acontece até o corpo criar anticorpos contra o vírus.

Nas crianças todo esse processo é mais devagar em comparação com os adultos. Tenha paciência que logo vai melhorar!

 

Algumas doenças que podem causar uma crise de tosse

As principais causas da tosse são gripes e resfriados, ou seja, na maioria das vezes a tosse é causada por um vírus.

  • Resfriado

O resfriado é uma infecção viral, contudo existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado. Os vírus penetram no corpo pela boca, olhos e nariz.
Para tratar o resfriado é preciso ter muita calma e paciência. Não é raro que as crianças tenham infecções respiratórias em um ano, na verdade elas podem ter até 12!

No texto sobre a imunidade das crianças conversamos que eles ainda têm um sistema imaturo, por isso é tão comum a contaminação de vírus e bactérias!

Em primeiro lugar, faça bastante lavagem nasal. Bem como faça inalação com soro fisiológico e dê bastante líquido para a criança. Contudo observe o que é pode na idade da criança: água, amamentação, fórmula, suco, chá.
A automedicação não deve ser feita. Procure pelo pediatra.

  • Gripe

Em semelhança ao resfriado, a gripe também é viral, na maioria das vezes pelo vírus influenza. Diferente do resfriado, a gripe tem um começo súbito e sintomas mais generalizados, como crise de tosse, febre, dor muscular, calafrio, dor de garganta, mal estar e perde de apetite.

A gripe tem uma duração média de uma ou duas semanas, e as crianças são um grupo de risco, logo devem estar vacinadas para evitar a doença e suas complicações.

Na gripe as crianças costumam ficar mais abatidas e sem ânimo. A diferença no comportamento logo é perceptível, bem como a dificuldade para se alimentar devido à congestão nasal.

  • Bronquiolite

    Bem como o resfriado e a gripe, a bronquiolite também é uma infecção viral. Ela costuma acontecer principalmente em crianças com menos de dois anos.

    Neste caso os bronquíolos (estrutura que distribui o ar para dentro dos pulmões) são acometidos. Nesse sentido, outros sintomas sentidos são dificuldade para respirar, chiado, uma respiração mais rápida, além de recusar mamadas e, em caso mais graves, sonolência, gemência, pausas respiratórias e cianose.

    A medicação será prescrita pelo pediatra.

 

O que fazer para aliviar uma crise de tosse

Muitas coisas são comuns de serem feitas pelos mais antigos, mas nem tudo está certo.

Em primeiro lugar, lembre-se que a tosse não é o problema em si, mas que na verdade ela está tentando expulsar o problema.

Crianças menores de dois anos não devem comer mel por ser extremamente doce. Para crianças abaixo de um ano ainda existe o risco de bolutismo. Contudo crianças entre um e dois anos podem usar o mel como remédio.

Lavagem nasal é super eficaz para desobstrução nasal, prevenção de doenças respiratórias e tratamento de infecções virais. Muitas crianças rejeitam a lavagem, porém uma boa conversa explicando a necessidade ajuda muito. Para fazer a lavagem, sente a criança e incline um pouco ela para a frente. A quantidade de soro para usar depende da idade da criança, e ele deve estar em temperatura ambiente:

  • Recém-nascidos: 1ml
  • 1 a 5 anos: entre 3 e 5ml
  • Maiores de 5 anos: acima de 5ml, podendo repetir o processo se for preciso.

A nebulização com soro fisiológico também é ideal para ajudar a fluidificar as secreções.

Uso de xarope para crise de tosse

Como falamos, gripes e resfriados, o que mais costuma causar crises de tosse, são doenças virais. Entretanto os xaropes costumam  ter substâncias diferentes, como expectorantes, corticoides e antialérgicos, e essas substâncias não tem comprovação científica que melhora a tosse de causa viral. Além disso  essas substâncias podem ter efeitos colaterais importantes, principalmente em crianças abaixo de 2 anos de idade.

 

Outras preocupações

Muitas vezes a cor do catarro preocupa os pais. Um catarro mais verde não quer dizer gravidade, mas sim que precisa lavar mais.

 

Em suma, nossas crianças fazem parte de um grupo de risco das doenças que causam crise de tosse, como a gripe. Um dos motivos é o sistema imunológico imaturo que elas têm.

Quando a criança já frequenta a creche, o contato com outras crianças é grande, por isso tantas vezes elas se contaminam. A porta de entrada do vírus é a boca, olhos e nariz, justamente onde nossas crianças estão sempre coçando.

A lavagem nasal é uma coisa que deve ser sempre feita, estando a criança resfriada ou não. Ela é ótima e tem diversos benefícios. No caso da gripe, tenha sempre a vacina em dia. Esteja atenta às campanhas do governo!

Bem como falamos, a tosse costuma ser o último sintoma a sair, podendo durar até 15 dias, por isso a paciência é muito importante! E quando a criança estiver mais pra baixo, acolher é sempre importante! Dê o carinho e a atenção que ela precisa.

 

E por ai na sua casa, como tem sido quando a criança fica doente? Vocês tem algum costume que passa de geração? E sobre a lavagem nasal, vocês já fazem com frequência? A criança aceita bem? Conte tudo para a gente nos comentários!