cuidados na gestação

Conheça os principais cuidados na gestação

O período de gestação para uma mulher significa uma fase única e cheia de surpresas e descobertas. O corpo da mãe é transformado em abrigo para gerar uma nova vida. Por conta desse principal motivo, é necessário que alguns cuidados na gestação sejam tomados, de modo a oferecer mais saúde e qualidade de vida à mulher que está à espera do seu baby. 

Fazer exercícios físicos de modo regular, ter uma alimentação saudável e equilibrada, buscar o auxílio de um profissional da saúde para acompanhar a gestação, cuidar da pele e ter um apoio psicológico são alguns dos principais cuidados na gestação que a mãe deve tomar.

Para ajudar as mamães nessa nova etapa de sua vida, separamos em tópicos algumas medidas que podem ser incluídas na rotina da futura mamãe. Boa leitura!

Fazer exercício físicos

É recomendável que a prática de exercícios físicos faça parte dos compromissos diários de uma grávida. Passeios, caminhadas, aulas de yoga, pilates, dança: qualquer tipo de movimento é válido. Logo nos cinco primeiros dias de exercícios, já é possível notar pequenas melhorias no organismo, como desinchaço, melhores noites de sono, controle da ansiedade, entre outros.

A seguir, confira os principais benefícios que a atividade física pode proporcionar para uma mãe grávida:

  • Melhorar a respiração;
  • Diminuir o inchaço;
  • Reduzir as dores nas costas;
  • Fortalecer a musculatura para o trabalho de parto;
  • Reduzir o risco de pré-eclâmpsia (pressão alta na gravidez);
  • Trazer a sensação de bem-estar e diminuição do estresse;
  • Ter melhores noites de sono;
  • Sentir-se mais disposta;
  • Desenvolver a musculatura usada durante o parto.

Restrições 

Atenção: é recomendável que mulheres grávidas, com histórico de sedentarismo, esperem o primeiro trimestre acabar para fazer exercícios físicos. 

Já aquelas que estão acostumadas, é aconselhável que continuem a se movimentando. É interessante que as mães respeitem os limites do seu próprio corpo, afinal, agora tem uma nova vida sendo gerada dentro dele.

Apoio de um educador físico

É importante ressaltar que, qualquer atividade que venha a ser feita, deve ser acompanhada por profissionais da área da educação física. Eles são as pessoas mais indicadas para passar as melhores orientações sobre exercícios específicos durante o período gestacional. 

É sempre bom conversar com o profissional para que ele possa fazer um treino especial para gestantes, conforme o objetivo desejado. Lembre-se que todo o cuidado é pouco para uma mãe grávida.

Prévia aprovação médica

Antes de qualquer atividade física que venha a ser feita, é essencial que o médico, que faz o acompanhamento da  sua gestação, tenha ciência dessa prática de atividade física e aprove.

Em alguns casos especiais, como o da gravidez de risco, existem algumas restrições. Portanto, é importante que o médico faça uma liberação prévia. 

Além disso, existem determinadas controvérsias que dizem respeito às gestantes não praticarem exercícios durante essa fase. 

A prática excessiva de exercícios físicos podem trazer algumas dificuldades para a mulher grávida, como: doenças relacionadas ao colo do útero, riscos de prematuridade, pré-eclâmpsia, sangramento uterino, inserção baixa da placenta, cardiopatia e gestação múltipla.

Ter uma alimentação saudável

Rica em nutrientes, cores e sabores. A alimentação equilibrada é o grande segredo para uma gestação sadia e para um bebê forte. Tudo o que a mãe come vai, diretamente, para o bebê. Apostar em comidas mais naturais, por meio de uma dieta rica em frutas, legumes e verduras é uma alternativa saudável que a mãe deve seguir.

Alguns nutrientes e vitaminas são essenciais para uma uma formação completa, tanto de órgãos, como também de partes do corpo, principalmente no primeiro trimestre. Por isso, é recomendável ficar atenta sobre qualquer tipo alimento que é ingerido.

Para saber mais a fundo sobre qual dieta seguir na gravidez, confira o post no nosso blog sobre alimentação adequada na gestação. O conteúdo está bem completo!

Buscar auxílio de um profissional

Logo após ter em mãos o teste positivo de gravidez, é essencial que a mãe busque um profissional da área para solicitar os primeiros exames e verificar como está a saúde se seu bebê. O médico especialista em acompanhamentos de gestante é o obstetra.

Em um primeiro momento, é importante dar esse passo, mesmo que seja com algum profissional que você não queria seguir com as consultas até o fim da gestação para avaliar a evolução do bebê.

Posteriormente, é possível fazer a troca de médico, realizar inúmeras consultas com obstetras diferentes, até achar o ideal para acompanhar a sua gestação.

Para fazer a escolha do seu médico, é fundamental que exista uma certa confiança depositada em seu trabalho, e que exista uma relação confortável entre o médico e o paciente. 

Cuidar da pele

Durante a gravidez, diversas mudanças físicas são perceptíveis no corpo da mãe. A barriga cresce, estreias aparecem, manchas surgem, o inchaço é frequente. Por conta dessas alterações, a mãe pode se sentir com uma baixa autoestima durante a gestação. Porém, há quem diga que a mulher fica ainda mais bela durante essa fase!

É importante ter em mente é um período de transformações e que, em breve, o corpo voltará ao seu estado natural. 

Ao longo dos nove meses de gravidez, é possível que a mãe, caso sinta a necessidade ou tenha vontade, tome alguns certos cuidados na gestação com a sua aparência. Para isso, existem produtos e cosméticos relacionados ao mundo da mulher gestante, que podem agir de forma positiva em relação às mudanças que estão acontecendo no corpo da mãe.

Apoio psicológico na gestação

Devidos às inúmeras alterações físicas e hormonais e emocionais que a mulher passa durante esse período, em alguns casos, é necessário que aconteça um acompanhamento com um psicólogo pré-natal.

Por essa fase estar relacionada à muitas novidades, a mãe pode, por vezes, precisar ajuda de um profissional, com um intuito de oferecer um direcionamento.

Vale ressaltar que também é importante o pai fazer parte das consultas e dos atendimentos nessa fase, para que, dessa forma, cada um compreenda os seus papéis e seus novos compromissos com o baby que está por vir.

Não se compare com outras mães

Outra forma de “cuidado” que é válido é: não se comparar com outras gestantes. Lembre-se que cada gestação é única. 

Não compare a sua gravidez com a de outras mulheres. Algum tipo de cuidado que pode ter sido eficaz para sua amiga, por exemplo, pode não surtir o mesmo efeito para você. Como também, da mesma forma o contrário pode acontecer: algo que deu certo para ela, pode dar certo para você. 

Por conta disso que, nessa fase, é muito importante as mulheres mães e futuras mães se unirem para compartilhar informações e, por consequência, ajudar outras mulheres que estão passando por isso ao mesmo tempo.

Isso é tudo!

De modo geral, durante a gestação, é importante que a mulher tome certos cuidados.

Os cuidados na gestação é uma forma da mulher grávida depositar em si mesma mais confiança, boa auto estima, saúde, preparação e segurança para se inserir no período encantador da maternidade. 

Devemos considerar que pequenas atitudes acrescentadas, de modo recorrente, no dia a dia de uma futura mamãe pode fazer toda a diferença durante o período gestacional. A fase é de grandes descobertas e mudanças, tanto físicas como emocionais. Por isso, é importante que a mãe esteja caminhando junto com suas mudanças e ajudando a si mesma a se desenvolver, tanto por dentro, como também por fora.

Esses cuidados, que podemos chamar de “novos hábitos”, devem ocorrer de modo recorrente para que, assim, tenham um efeito positivo em uma etapa que envolve muita emoção.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados na gestação, chegou a hora de aplicá-los em sua rotina! Cuidar de si mesma e de seu bebê é o melhor caminho em meio a uma fase repleta de emoções.

Se você é aquele tipo de mãe que gosta de estar por dentro sobre tudo o que acontece no universo da maternidade, não deixe de na nossa página do Facebook e do Instagram. Postamos conteúdos todos os dias. Esperamos você por lá!