Como se preparar para a chegada do bebê

A gravidez em si já exige muito do físico e psicológico da mamãe. Os processos de gestar e parir são desafiadores, e requerem estabilidade emocional e apoio.

A questão é que além dos desafios que estão sendo vividos atualmente, a grávida ainda se preocupa com o que virá após o parto, pois a pessoa que irá chegar requer cuidados especiais e não vem com manual de instruções.

A mulher e o puerpério

O tanto que a grávida ouve sobre o período do puerpério, que se da 42 dias após o parto, não  é brincadeira. As dicas são inúmeras para atravessar esse período, que por questões hormonais e alterações em rotina e exigência física não é fácil.

Mas existe uma forma de se preparar?

Existe uma fórmula mágica, e passar por isso sem grandes marcos em sua vida materna.

O puerpério envolve marcos como a chegada de um novo integrante para a casa, responsabilidades de mãe, restrição de sono, recuperação pós parto, mudanças na vida do casal, realidade do corpo pós parto, falta de tempo para si e outras coisas.

Nesse quesito, um dos mais importantes é “rede de apoio”. Ter e descer com quem contar  é indispensável nesses momento. Isso é o que vai trazer confiança para a mãezinha.

Siga nossas dicas:

  • Monte uma lista de familiares, amigos e profissionais, que você poderá contar nesse período
  • Elabore um plano de ação, de como deseja que as coisas funcionem com as tarefas de casa e auxílio com sua alimentação.
  • Solicite alguém responsável para ficar com filho (s) mais velho (s), se for o caso.

Preparando cuidados com o recém-nascido

 

 

Ele parede tão frágil, pequeno e indefeso. A impressão que temos é que ele pode quebrar a qualquer momento. Por mais que a gestante saiba que todos esses cuidados serão de responsabilidade dela, acredite que pode acontecer um susto ao perceber que os cuidados com esse pequeno ser dependem de suas ações e de seu direcionamento.

Um curso para gestantes ajuda muito na dinâmica do dia-a-dia.

Lembre de que

  • Banho de sol
  • Assepsia do coton umbilical
  • Cuidados com as unhas
  • Alimentação do bebê
  • Segurança do bebê
  • Consulta com pediatra
  • Vacinas

Sonecas e sono noturno

O sono é um dos maiores desafios da maternidade.

A restrição de sono afeta diretamente os lares, e principalmente as mamães recentes.

Esse é um fator que pode contribuir diretamente para a exaustão materna, o que pode confundir sentimentos e trazer auto-cobrança e frustrações para as mamães.

Nos cursos para gestantes geralmente abordoam esse tema, devido sua importância e necessidade.

Sabemos que não existe como fazer estoque de sono pra poder ser gasto no pós parto. Tampouco passar duas e duas sem dormir,  e não se sentir abalada.

Mas o que fazer?

A dica chave é:

Estude sobre o sono do bebê e filtre as informações que achar mais relevante.

Claro que isso não te garantirá que estará pronto para enfrentar a restrição de sono e para ensinar o seu bebê a como dormir melhor , mas garantimos que, dependendo das informações que acessará, ajudará a observar e entender melhor seu bebê e suas necessidades.

Enxoval funcional

Escolher o enxoval do bebê é um dos momentos mais fofos da gravidez, mas saiba que além de bonitinho, deve ser algo que proveitoso, que te ajude na correria do dia-a-dia, trazendo funcionalidade a sua rotina.

Por isso é muito importante, no momento de fazer sua lista de chá de bebê pensar nisso e ler bastante a conteúdos que se adaptem a sua realidade. Isso facilitará bastante a vida materna. As peças do quarto, passeio, roupas e utensílios devem ser seguros, mas também pensados em como você os utilizará com o bebê, sem desperdícios.

Nós da equipe Lá Vem Bebê temos um artigo todo especial sobre enxoval. Clique aqui!

Vacinas do bebê

Parece comum, não é mesmo?

Segue as datas do calendário que está na carteirinha de vacinação da criança e pronto.

Mas não é bem dessa forma. Existem pontos importantes a serem observados nas vacinas da criança, e que se tomados conhecimento antecipadamente, ajudam as mamães a agirem da forma com que realmente desejam.

Sobre as vacinas, você sabia que:

  • Existe peso mínimo para fazer a primeira vacina.
  • O esquema das vacinas dos sistemas público e particular tem diferença.
  • Existem vacinas que tendem a dar mais reações adversas nas crianças, do que outras.
  • Crianças alérgicas a ovo geralmente não precisam suspender vacinas
  • O primeiro ano de vida é o período com maior quantidade de vacinas a serem tomadas na vida de um ser humano.

É importante saber também que existem artifícios que prometem amenizar os desconfortos da vacinação, como compressas pré-prontas e concentradores de doses.

Ah! Lembre-se também de sempre pedir indicação de antitérmico, em caso de febre alta, e tenha sempre termômetro em casa.

A vida de casal após o parto

Marido e mulher agora são papai e mamãe,. Mas como não deixar abalar o relacionamento conjugal?

Com os desafios do pós parto, pode ser que o casal tenha mais episódios de estresse, e acabe se magoando. é comum também o marido se sentir excluído do momento, vendo o vínculo e dedicação da mamãe para com seu bebê. Isso pode impactar no relacionamento, e quando a fase mais conturbada passar eles já não se reconheçam mais.

Por isso, orientamos bons diálogos durante a gravidez, deixando claro o que esperam um do outro após a chegada do bebê.

Durante a gravidez, se houver liberação de seu médico obstetra, façam uma viagem. Aproveitem o momento a sós.

Deixe muito bem claro que seu companheiro tem espaço em sua vida. um amor que difere do que você virá a sentir por seu filho, e que ele faz parte do momento que está por chegar.

Procure incluir em suas consultas, organize atividades de responsabilidade dele quando o bebê chegar e outras estratégias de inclusão que combinem com o estilo da família de vocês.

A introdução Alimentar

Mas como assim? Como estudar alimentos para alguém que nem nasceu ainda?

Sim! Parece clichê, mas passa rápido. Em breve seu pequeno vai estar iniciando as papinhas e você deverá entender o que e quando ofertar.

Claro que não tem como saber coisas mais específicas, como as preferências, mas podemos ter uma base sobre como vamos preferir ofertar inicialmente os alimentos, quais e porque devemos recitar certos tipos de alimentos para crianças menores de tal idade e ficar consciente dos riscos que podem vir a afetar a saúde do bebê.

Mas saber benefícios dos nutrientes, texturas e tempo certo para oferecer vai te fazer junto com seu pediatra, chegar a um ponto de partida para que essa fase seja o mais leve possível.

Cuidados pessoais da mamãe

Não é novidade para ninguém que a maioria das mulheres são atingidas em algum momento pela baixo autoestima na gravidez e/ou pós parto.

Sabemos que a autoestima elevada ajuda muito na saúde mental, e pode impactar diretamente no relacionamento amoroso. Após o nascimento do bebê a mulher acaba se dedicando mais ao seu pacotinho, e assumindo o papel de mãe, esquecendo de si como mulher e esposa. Pode ser até difícil se olhar no espelho, e aceitar que o corpo ainda não voltou como era antes, já que a maioria das mulheres tem a expectativa de voltar a usar suas roupas  logo logo.

Para que isso fique mais ameno, vamos te sugerir que converse com sua rede de apoio, quando mesmo com o tempo corrido, você tire um tempinho para si. Isso inclui um banho mais demorado, uma batom, passar protetor solar, e outras pequenas coisas. Pode até parecer pouca coisa, mas essas ações significam muito na vida das mamães.

Lembre de conversar com seu obstetra sobre uma vitamina pós parto, haja vista que há ima queda de hormônios e algumas alterações são percebidas nitidamente, principalmente na aparência da pele, e saúde do cabelo.

Curta sua gravidez

Parece óbvio, mas não é bem assim. A mulher quando está grávida busca se preocupar com tudo, e por vezes, com tantos compromissos, acaba esquecendo de curtir o momento.

Esse é seu momento. O que acontece agora faz parte de sua história e da sua trajetória com seu filho. Aproveite cada etapa, desde sua consulta pré-Natal até seu ensaio fotográfico.

Seja a grávida mais feliz que puder ser!

A Lá Vem Bebê está aqui

Entendemos que independente da fase e do momento, a maternidade exige muito da mulher. O que percebemos é que a cada processo enfrentado, novas necessidades vão acontecendo. é como se existisse uma dependência física e emocional da  nova mamãe, e nós entendemos que a cada vez mais você precisa de apoio e ombro amigo.

Essa é a nossa missão, e por mais desafiadora que seja a maternidade, ela deve ser curtida a cada momento, e você sabe que terá com quem contar.

Ao escolhermos e redigirmos cada conteúdo, colocamos a frente nosso comprometimento com a credibilidade de cada conteúdo, de cada informação.

Nós estamos aqui para te apoiar.

Continue nos acompanhando em nossos canais de comunicação.

Nos acompanhe no facebook 

Nos siga no instagram 

Acompanhe nosso blog