Como relaxar durante a gravidez – Dicas preciosas

Durante a gravidez a mulher tem cargas e alterações de hormônios. Gestar um bebê é um momento mágico e de conexão entre mãe e filho, mas também pode gerar estresses e tensões, por conta da responsabilidade com uma nova vida.

Sendo assim, falaremos aqui de como isso impacta na saúde da gravidez, pois afeta a  autoestima.  Veja algumas alternativas acessíveis para relaxar, e com isso curtir ainda mais a gestação.

A gestação e as formas de relaxar

Gerar um filho traz novas perspectivas de vida e até um sentido a mais para correr atrás dos objetivos., pois saber que um ser depende da gente, enfim se tornará o amor de nossas vidas nos ajuda a querer sempre melhorar.

Antes de mais nada, isso tem seus pontos positivos, mas ainda sim pode causar uma enorme tensão, pois devido às responsabilidades com educação, financeiro, tempo e outros pontos que acercam as mamães .

Por esse motivo estamos aqui para falarmos mais abertamente sobre isso, já que muitas mamães podem se retrair e não expor suas angústias com medo de ser apontada ou julgada por não estar sabendo lidar, mas saiba que isso é absolutamente normal, e mais comum do que se imagina.

Diminua o ritmo para relaxar durante a gravidez

Um dos primeiros passos para relaxar é diminuir o ritmo e intensidade dos pensamentos acerca de assuntos relacionados a gravidez, pois é claro que a gestante pesquisa estudar e pesquisar bastante sobre o que está em torno da vida do seu bebê.

Da mesma forma, filtrar o que está sendo consumido faz uma grande diferença na saúde mental da mamãe, e bem como na tranquilidade do bebê, pois os estudos apontam que a situação mental da sua mulher gestante influência no bebê que ainda está no forninho.

Isso influencia diretamente no sono da mamãe, o que é um fator importante nesse momento de desenvolvimento do bebê.

Faça programas de casal e relaxe na gravidez 

.

Para as mamães que estão com seu companheiro, que tal um programinha de casal?

Passar algumas horas sem falar sobre pré Natal, exames, parto e medos pode ajudar muito na intimidade do casal, pois acaba criando maior ligação e cumplicidade entre o casal.

Nesse momento o foco acaba sendo o bebê e os preparativos para sua chegada, o que pode resultar em um certo afastamento entre o casal e que pouco se enxerguem como marido e mulher, sendo apenas vistos como papai e mamãe.

Leia mais sobre intimidade do casal na gravidez 

Dicas de programa a dois para relaxar na gravidez

  • Vejam um filme juntinhos: Estabeleçam um tempo para um filminho a dois, cercados de aperitivos saudáveis e guloseimas preferidas do casal.
  • Logo, um jantar  a dois: Jantar em um lugar legal, com a comida que o casal aprecia pode fornecer momentos incríveis,
  • Da mesma forma, esse encontro especial também pode ser na sua casa, de acordo com uma música agradável e ambiente especial.

Um chá com as amigas e relaxe na gravidez

Talvez na gravidez a mamãe possa se sentir meio excluída e abandonada por seu grupo de amigas e isso pode influenciar na mãe não se sentir relaxada durante a gravidez.

Por outro lado, saiba que na maioria das vezes é a própria mãezinha que acaba se distanciando das amizades por conta principalmente dos assuntos principais já não serem tão compatíveis assim.

Fato é que relembrar momentos com as amigas, falar sobre moda, atualidades, enfim outros assuntos aleatórios pode trazer uma boa tarde de risadas.

Quando falamos um chá, nos referimos a um encontro singelo, com um lanche gostoso, boas companhias e muitos assuntos aleatórios para distrair.

Tente marcar em um lugar que seja “a cara” de vocês.

Faça uma viagem e prepre-se para relaxar na gravidez

Seja frio ou calor, uma boa viagem costuma revigorar e trazer vitalidade para as grávidas.

Com um local a sua escolha, com ou sem companhias específicas, isso porque uma viagem serve para relaxar e amenizar o estresse, trazendo ânimo para curtir a gravidez e superar seus desafios.

Com liberação do seu médico obstetra a grávida pode realizar viagens de diversos meios de transporte e para lugares que ofereçam segurança para ela e seu bebê, de acordo com o que se faça com bom senso, afim de pensar na segurança.

Do mesmo modo, a escolha deve ficar por conta dela, com um roteiro montado e destinado a seu estilo de viagem.

Lembrando que é sempre bom evitar atividades de lazer que envolvam resistência física, altura e lugares que não tenham assistência médica, afim de evitar apuros em possíveis imprevistos.

Fora isso, é só curtir cada momento, sempre voltado para como é prazeroso tirar um momento pra si, mesmo estando gerando seu pacotinho em seu ventre.

Uma boa leitura e se faça relaxar na gravidez

Um bom livro pode proporcionar uma viagem do leitor sem sair de casa. Estamos falando de obras que lhe agradarão e trarão brilho nos olhos ao serem destrinçadas.

Claro que a categoria do livro vai de acordo com a gestante e seu estilo de vida. O que importa é a leitura ser relaxante e de prazer.

Lembrando que existem vários livros relacionados a maternidade e a criação de filhos nas prateleiras das livrarias físicas , ou ao alcance da gestante com um simples clique, mas casas de livros virtuais.

Como a terapia ajuda a relaxar na gravidez

E como saber quando devemos fazer terapia? A terapia deveria ser praticada por todos porque influencia tanto para melhoria do estado emocional, quanto até mesmo para sua manutenção.

Todos nós acabamos trazendo frustrações, medos, inseguranças e até mesmo sentimentos que não sabemos explicar ao certo o que é.

Na gravidez, essa mistura de sentimentos costuma ser bem maior, e por esse motivo, devemos estar bem atentas e buscar ajuda profissional assim que possível.

O que acontece na gravidez é bem participar para cada mulher, o fato é que existem desafios que podem e devem ser superados, do mesmo modo que as terapias nos ajudam a enfrentar isso de forma mais leve, é assim levar de forma mais leve.

Em síntese, sempre que for possível, busque um profissional especializado no período em que você está passando agora. Isso vai ajudar na aceitabilidade e constância do acompanhamento.

Faça uma atividade física e relaxe na gravidez

Realizar uma atividade física aumentando nível de endorfina e ajuda no aumento da autoestima. A grávida deve escolher uma atividade física de baixa intensidade, pois isso lhe trará motivação e prazer.

Essa atividade deve ser liberada pelo médico obstetra, pois ele levará em consideração a gravidez e seu prognóstico, ou seja, como está previsto que ocorra a gravidez daqui para frente .

As atividades mais feitas pela gestante para relaxar na gravidez

  • Natação
  • Hidroginástica
  • Ioga
  • Pilates
  • Caminhada

Escolha uma que se adeque com seu estilo de vida e que lhe trará satisfação.

Relaxe na gravidez com massagem

Pense que maravilha uma massagem relaxante pelo corpo todo para diminuir aquelas dorzinhas e inchaços provocados pela gravidez. Só de imaginar já vamos ficando menos acelerados e sentindo mais prazer.

As drenagens são maravilhosas e até mesmo indicadas por muitos profissionais, pois ajudam naqueles momentos mais chatinhos e que trazem incômodo na gestação.

Busque um bom profissional e permita-se viver esse momento só para você.

A Lá Vem Bebê está com vocês

.

Já pensou levar uma gravidez da forma mais relaxada possível?

Sabemos que o período da gestação é de grandes desafios e isso pode acabar diminuindo os momentos prazerosos, que são únicos.

Nosso intuito é ajudar com nossos conteúdos a melhorar a conexão entre você e seu bebê.

Que seu coração fique em paz!

Nossa equipe prepara os conteúdos voltados a você, a cada etapa e cada necessidade.

Para se manter atualizada:

Um maravilhoso e apertado abraço,

Equipe Lá Vem Bebê