Como recuperar o peso depois da gravidez

As mulheres naturalmente tem uma preocupação com sua saúde e estética do corpo. Quando se engravida essa preocupação se aguça. E após o parto, começam as medidas para recuperar o peso depois da gravidez.

O peso depois da gravidez e o puerpério

A mulher no pós parto tem inúmeras coisas para se preocupar, pois tem alguém que precisa de sua atenção e cuidados.

O puerpério é um período conturbado e que muitas vezes as mulheres acabam tirando o foco de seu autocuidado, e muitas vezes acabam se culpando por isso.

O corpo certamente é algo que influencia diretamente na autoestima das mais novas mamães do pedaço, e isso pode até influenciar em sua relação com o papai e com o bebê.

O peso e a maternidade

Ser mãe exige muito das mulheres. A maternidade acaba exigindo dedicação, sacrifício e renúncias. Isso acaba envolvendo uma certa autos sabotagem no cuidado próprio e isso pode indicar números a mais na balança.

Perder peso depois da gravidez e o planejamento

Ganho de peso durante a gravidez

Tenha a certeza que a maioria das coisas que desejamos alcançar exigem um certo planejamento para sair como o que foi desejado. Não ter um rumo a seguir, e o passo a passo pode fazer muitas mamães se perderem pelo caminho, e acabar gerando desânimo e frustração.

Perder peso depois da gravidez e a procrastinação

Chá de fraldas: envie o convite online
o

Procrastinar é o mesmo que adiar o que se tem para fazer. Deixar para depois pode deixar o processo para perder peso com mais dor e mais medo de não dar certo.

Certamente você já mencionou ou já ouviu alguém falar : “segunda eu começo” “mês que vem eu inicio” “depois eu vejo” “quando melhorar eu faço”.

Essas são algumas frases de sabotagem  e que ajudam a gente a aumentar ainda mais a dificuldade em perder peso, pois no caminho entre procrastinar e de fato começar o ponteiro da balança pode subir ainda mais, tornando ainda mais complicado chegar até o peso que você quer.

Também não se deve começar de qualquer jeito, por isso a importância de planejar como perder o peso, como falamos no tópico mais acima.

O maior incentivo para perder peso após a gravidez

Claro que o maior incentivador para perder peso deve ser você.

Você tem que achar que é possível Perder os quilinhos a mais após a gravidez e acreditar firmemente nisso.

Mas é lógico que ter o que ajude pode facilitar mais o processo com seu planejamento e organização.

Procure pensar em porque quer realmente quer perder peso, o  que te proporcionaria voltar a seu manequim de antes da gravidez, ou quem sabe até uns números a menos.

Ter uma razão e imaginar sua chegada até lá vai incentivar vencer os desafios do dia a dia e não desistir de chegar até lá.

A rede de apoio ajuda a perder peso após a gravidez

Imagine que você está remando, atravessando um rio, e a correnteza está bem forte. Difícil não é mesmo? Cansa, cansa muito!

Agora imagine você atravessando esse mesmo rio, com a mesma intensidade de correnteza e com mais braços te ajudando. Certamente isso facilita a travessia até onde se quer chegar.

Declare a sua rede de apoio sua vontade, seu percurso e onde se quer chegar. Fale sobre como isso é importante para você. Coloque seus planos e anseios claros para que eles entendam, e se possível, mostre como eles podem te auxiliar.

Temem juntos, enfrentem juntos e comemorem quando chegarem ao outro lado do rio.

Veja algumas formas deles te ajudarem:

  • Ficando com seu bebê para você praticar atividades físicas
  • Fazendo comidas saudáveis e congelando, para facilitar sua rotina.
  • Ajudando no planejamento de o que se fazer  e as etapas
  • Te incentivando a continuar quando tudo parecer muito difícil.
  • Aplaudindo cada mínima conquista.
  • Outras coisas

Como perder peso após a gravidez e a alimentação

E quem nunca ouviu a frase “nós somos o que comemos”. Isso é a mais pura verdade, pois de nada adianta exercícios físicos de alta intensidade e uma alimentação desregrada.

Chegou a hora de procurar alternativas mais saudáveis para te ajudar no processo de emagrecimento após a gravidez.

É ideal que se esteja auxiliada por um profissional da nutrição, para que sua alimentação seja voltada para perda calórica e não prejudique sua amamentação e disposição para cuidar do seu bebê.

Durante a conversa com o profissional você deve falar sobre o que prefere comer e Aline tia que não gosta e não pretende incluir em sua alimentação.

Isso facilitará na hora de montar um plano alimentar assertivo e que você terá mais facilidade em seguir.

Se você estiver amamentando, lembre de pedir alternativas para aquelas noites em que no momento de alimentar seu bebê acaba batendo aquela fome. Isso facilitará para que você não saia atacando a geladeira e sabotando seu plano.

Perder peso após a gravidez e a atividade física

 

No momento de exaustão física e psicológica realmente não é fácil abrir mão do pouco tempo que se tem para descansar e ir praticar atividade física.

Mas ter um acompanhamento de um profissional racional pode facilitar seu dia a dia.

Caso não se tenha condições de contratar um profissional nesse momento, vale pegar vídeos em mídias sociais para fazer exercícios em casa mesmo, naquele tempinho escasso, mas totalmente necessário para eliminar os quilinhos que ganhou durante a gestação.

Perder peso depois da gravidez e a água

Saiba que devemos ter a água como uma de nossas principais aliadas.

Ingerir pelo menos oito copos de água por dia provoca um Efeito Termogênico, que significa produzir mais energia e acelerar o metabolismo.

Sabemos que durante a correria, pode ser que você acabe esquecendo de tomar água, mas saiba que hoje existem vários aplicativos para o celular  que podem ajudar a lembrar. Experimente baixar um para te auxiliar, mas caso não queira, um despertador básico no celular já ajuda bastante.

Perder peso depois da gravidez e o planejamento de suas compras

Pense que está em sua casa e bate aquela vontade de comer aquela barra de chocolate ou sua “besteira” favorita. Você vai a geladeira e a encontra lá, prontinha para ser devorada.

Certamente com ela te esperando lá no lugar de sempre você poderá prolongar ainda mais seu processo. Caso você achasse uma fruta ou outro elemento do seu plano alimentar, isso seria bem menos possível.

Você tem mais chance de não acertar, quando você tem com o que se sabotar.

Em seu planejamento de compras sempre inclua opções saudáveis e evite ter o que te sabotaria nesse processo.

Como driblar os desafios e perder peso após a gravidez

Zé Dassilva

Sabemos que a maternidade exige muito, muito mesmo!  A maternidade pode até exigir inconscientemente que você se afaste em querer melhorar, e somente se dedicar a seu bebê.

Lembre que um dos primeiros obstáculos a ser vencidos pode ser sua mente.

Já parou para pensar que uma das maiores atitudes quando as pessoas estão ansiosas e com problemas é descontar na comida?

Pode até parecer estranho, mas elas podem inconscientemente pensar que estão colocando para dentro do corpo o que está faltando do lado de fora.

Então, um dos primeiros passos é organizar minimamente sua mente, e pode ter certeza que palavras de positividades já ajudam muito.

Vamos citar alguns exemplos :

– Troque:

  • “vou tentar” por “vou fazer”
  • “Ruim” por “ponto a melhorar”
  • “Dificuldade” por “desafio”
  • “Errado” por “para melhorar”
  • “Fracasso” por “aprendizado”
  • Outros…

Tenha certeza que isso já vai ajudar bastante sua mente a entender que é hora da mudança.

Se parabenize por cada conquista ao perder peso depois da gravidez

Saiba que só de se permitir começar você já é vitoriosa, por isso saiba reconhecer cada passo dado.

Fica bem legal fazer um quadro onde você possa se dar brindes, como estrelinhas toda vez que superar desafios.

Deixa te darmos exemplos:

  • No momento em que  você fechar ciclos que estabeleceu de dias de atividades físicas. Ex: 3 dias, 7 dias, 1 mês…
  • Quando você conseguir ficar um período que acha difícil comendo saudável.
  • Naquele instante bater o desânimo extremo e mesmo assim escolher continuar, e não desistir.
  • Assim que você conseguir perder números na balança. medidas no seu corpo e vestir uma roupa que já não cabia mais (claaaaarooo).
  • Todas as vezes que se julgar merecedora, pois só você sabe o que enfrenta para completar o processo.

Permita-se recomeçar e seguir em frente

Vamos lá! Pense que você iniciou seu processo de emagrecimento há 9 dias e você não deixou de cumprir com o planejado, mas no décimo dia você se permitiu andar fora da linha e saiu da rota do seu plano.

Muitas mãezinhas acabam tendo o desejo de desistir, por imaginar que estão fracassando e não são capazes de continuar e nem merecedoras de chegar até onde planejou.

Saiba que esse é um engano, e prejudica a autoestima das mamães.

Seguindo o exemplo, você conseguiu em nove dias e apenas em um as coisas não saíram como tinha previsto. Pense! Você tem saldo e merece seguir em frente.

Se recomponha e siga o processo, mas sempre em forma de levar como aprendizado, observando o que deveria ter sido feito para que isso não tivesse acontecido e que medidas tomará para evitar outras vezes.

A Lá Vem Bebê está com você

O que muitas mulheres pedem é que as coisas voltem logo a ser como antes, como eram antes da gravidez, mas saiba que isso é impossível. As mulheres que se tornam mães devem saber que muita coisa mudou, é aquela mulher já não existe. Isso se dá também a estética do corpo. Não estamos querendo dizer que nunca mais será recuperada. Muito pelo contrário! Conquistar ou resgatar sua autoestima será muito mais prazeroso é gratificante, pois em meio a tantas descobertas e desafios você lembrou e se determinou em cuidar de si.

Não importa se esse processo foi rápido ou com recaídas. O que importa é que ele aconteceu.

Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos dispostos em seguir com você, em te apoiar e assegurar que você é importante para muitos, inclusive para gente.

Nossos conteúdos são pensados e desenvolvidos pensando em você e no momento em que se está vivendo.

Para acompanhar nossos conteúdos:

Nos acompanhe no blog

Vamos ser amigos no facebook

Nos siga no instagram

Até a próxima!

Um grande abraço.

Equipe Lá Vem Bebê